Como ter sucesso com SAC 3.0 nas redes sociais?

Já é de conhecimento de todos que as redes sociais se tornaram verdadeiros canais de atendimento ao cliente. Hoje, se você tem uma reclamação a respeito de um produto ou serviço de uma empresa, a primeira atitude é expor a sua insatisfação nas redes sociais, ao invés de pegar um telefone, ligar e esperar por um bom tempo para que, talvez, o seu problema seja resolvido.

Nas redes sociais a dinâmica é bem diferente. Você posta uma reclamação marcando o perfil da empresa e poucos minutos depois você já tem um aporte inicial. Para o consumidor isso é excelente, pois ele obtém uma resposta rápida e, em consequência, uma solução para o seu problema.

Diante deste cenário que só cresce, a sua empresa deve estar preparada para conduzir um atendimento nas redes sociais. Mas, afinal, como ter sucesso com SAC 3.0 nas redes sociais?

como-ter-sucesso-com-sac-3

As redes sociais permitem uma conversa bem próxima com o seu cliente. Com isso, existe a necessidade de alinhamento no padrão de atendimento.

Lembre-se: quando o seu cliente busca uma rede social para obter uma resposta sobre seus questionamentos, ele quer um atendimento rápido e eficiente!

Para ter sucesso, siga estas dicas:

UTILIZE FERRAMENTAS DE MONITORAMENTO

utilize-ferramentas

A parte do monitoramento é imprescindível. Através do monitoramento você saberá o que os seguidores da sua empresa/marca estão falando nas redes sociais. Além de mapear as solicitações, reclamações e até elogios por parte dos consumidores. Assim fica fácil a interação.

Indico aqui algumas ferramentas de monitoramento em redes sociais:

* Hootsuite

* Google Alerts

* Social Mention

* TweetDeck

É só cadastrar as palavras-chave e começar a monitorar!

SE ATENTE PARA O: FACEBOOK E TWITTER

facebook-twitter

As duas redes sociais mais utilizadas pelos consumidores para este tipo de ação são o Facebook e o Twitter. Se sua empresa possui um perfil em uma das duas opções (ou nas duas), se cadastre o quanto antes em algumas das ferramentas acima e se atente para as menções.

TENHA UM TIME DE ATENDIMENTO MUITO BEM TREINADO

tenha-um-time-de-atendimento

De nada adianta montar uma mega estrutura de atendimento se não tiver um atendente bem treinado e disposto a resolver problemas. Foque em profissionais proativos, não robóticos, interessados e motivados.

Ninguém gosta de resolver problemas, mas sempre gostamos quando um cliente sai satisfeito, não é mesmo?! Este deve ser o foco do profissional de atendimento.

Qualifique o seu time e os deixe preparados e conscientes para desempenhar um papel brilhante dentro das redes sociais e com foco em resolução de problemas e geração de relacionamento com o cliente.

Vejamos alguns exemplos de sucesso em SAC 3.0 nas redes sociais para se inspirar:

NETFLIX: Esse é um dos cases mais famosos.

netflix

PONTO FRIO: Atendimento feito pelo Twitter.

ponto-frio

PREFEITURA DE CURITIBA: Como sempre, a fanpage da prefeitura de Curitiba dando bons exemplos.

prefs-de-curitiba

COCA-COLA: Veja que legal a interação feita com o fã.

coca cola

NETFLIX & PONTO FRIO: Veja como a interação entre as duas marcas gerou engajamento.

netflix-e-pontofrio

Viu como as redes sociais são verdadeiros canais de atendimento ao cliente e que podem protagonizar grandes cases de sucesso, transformando uma reclamação em algo positivo?

Lembre-se dos tópicos acima e os aplique, assim a sua estratégia de SAC 3.0 nas redes sociais será um sucesso! Espero encontrar um grande case de sucesso sobre sua empresa por aí!

Compartilhe e comente com os amigos, grande abraço!

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply