Comportamento nas redes sociais: o que você ainda precisa aprender!

Será que apenas eu tenho curiosidade em saber se o mundo digital, aquele que as pessoas postam nas redes sociais, realmente existe?! Já tive que responder muitas perguntas sobre o comportamento das pessoas nas redes sociais, em palestras e entrevistas pelo Brasil a fora, e por isto, abaixo segue alguns questionamentos mais comuns.

No geral, a vida digital é muito diferente da vida real?

Bom, o exagero nas redes sócias é algo cultural, não só no Brasil, também acontece em alguns países. O brasileiro tem uma característica bem singular, somos exagerados “desde quando nascemos”. Mas, também podemos justificar nosso comportamento no mundo digital, tendo como referência a tão conhecida pirâmide de Maslow, nos quesitos necessidade social e de estima. Costumamos postar coisas que levante nossa autoestima, isso mesmo, “nossa”! Cultivamos o hábito de nos autoafirmarmos, compartilhar algo só reforça para nós mesmos, que somos aquilo ou estamos naquele estado de espírito. Fazer com que as pessoas acreditem e interajam, curtindo, comentando, compartilhando nossas postagens nos dá um “bem estar social”, mesmo que a postagem seja algo que envolva revolta, tristeza, além da tradicional felicidade “extrema”.

O que é “bem e mal-estar social” online?

Bem e mal estar social nas redes, é nada mais nada menos que um estado psicológico que se encontra as pessoas que entendem as redes sociais como uma replica da sociedade, ou seja, estar inserido em um grupo, e ser notado por ele causa um bem estar social. As pessoas estão o tempo todo buscando um destaque nas redes, o chamado status social, e pra isso fazem as coisas mais “interessantes” que se possa imaginar.

Como gerar audiência de uma maneira saudável?

Primeiro, descubra o que as pessoas que te seguem gostam de acompanhar, ou seja, o que elas mais se engajam (o que mais curtem, comentam, compartilham). Claro que este conteúdo tem que combinar com a sua personalidade, até porque, se você compartilha conteúdos que não fazem parte de seus traços típicos, ela vai passar a ser, ou seja, as pessoas vão começar a te reconhecer pelos conteúdos que você divulga nas redes.

Aí vão algumas dicas:

  • Não compartilhe coisas que você não acredita;
  • Cuidado para não criar um personagem (diferente de você);
  • Se tiver comentários, responda!
  • Não se exponha demais (tudo tem limites);
  • Não presa postar tudo que acontece na sua vida (por favor);
  • Evite as correntes (fique tranquilo a praga não pega);
  • Cuidado com as postagens de coisas ruins, negativas (gente não é legal);
  • Evite polêmicas (nunca acaba bem, só vai desgastar sua imagem);
  • Lembrando: não precisa apelar!!!

Não esqueça de deixar seu comentário sobre o assunto, ok?

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply