Comunicação Integrada: Um meio por todos e todos os meios com um objetivo central

“A união faz a força”. “Ninguém faz sucesso sozinho”. “Juntos somos mais fortes”. “O povo unido jamais será vencido”. Muitos ditos populares enfatizam a importância da união; no entanto, será que isso realmente ocorre no ambiente empresarial, mais especificamente na área de comunicação? Em outras palavras, sua empresa costuma utilizar o site, as mídias sociais, o material impresso, os vídeos, etc de forma integrada, com informações que se completam em cada meio?

Os desafios para implantar essa rotina são muitos, mas a experiência é vantajosa para os públicos, que obtém conteúdos relevantes adequados para o perfil de cada meio, e também para a empresa, que aumenta o engajamento de clientes, colaboradores, parceiros, entre outros.

Abaixo, compartilho algumas dicas que podem ajudar você nesse processo:

1-Conheça o seu público – Isso é básico para qualquer ação de comunicação; o conteúdo a ser compartilhado nos meios depende dos hábitos, gostos e perfis do usuário em cada situação; você costuma fazer pesquisas de satisfação periódicas com os clientes? Como monitora os comentários recebidos no site e nas mídias sociais? Estabeleça parâmetros para isso.

2-Escolha os meios para atuar e a equipe que trabalhará neles – Com base no seu público, defina de que forma a sua marca estará presente nos materiais impressos, online, na mídia, entre outras opções. Para isso, alguns itens precisam ser levados em conta: cobertura do meio, freqüência, orçamento e sinergia do canal com o público. Uma dica, independente do meio, é desenvolver conteúdos que sejam bem entendidos e não bem explicados, ou seja, que sejam simples e efetivos, além de convidarem os públicos a interagirem com eles.

3-Conheça o contexto – Uma boa forma de realizar uma comunicação integrada é conhecer e associar o conteúdo aos acontecimentos, eventos e datas comemorativas, tanto as conhecidas quanto as desconhecidas da maioria do público – você sabia por exemplo que existe um dia do telefone?

4- Elabore um cronograma integrado – Após definir as datas comemorativas e eventos que você vai divulgar, elenque os desdobramentos do conteúdo com base na especificidade de cada meio.

5- Avalie o retorno obtido em cada meio, seja ele financeiro ou emocional (lembrança da marca).

E então, vamos lá?

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Eliane Lages

    Realizar a comunicação integrada das diversas ferramentas e veículos de comunicação é realmente um grande desafio para os profissionais de comunicação e marketing hoje em dia. Mas, acho que seu post ajudará muitos a encontrar o melhor caminho para resolver esse problema.

    Abraços, Eliane Lages.