Depois de um ano afastada das atividades do Implantando Marketing devido a outros trabalhos, estou feliz de voltar a escrever para o blog. Nesse tempo, minhas funções profissionais mudaram: antes eu trabalhava em uma agência de publicidade e hoje estou no setor de Comunicação e Marketing de uma faculdade.
O atendimento, que era feito a vários clientes, agora é focado em uma única empresa, o que aprofunda nossos conhecimentos sobre um ramo específico (no meu caso, educação) e também amplia a atuação nas áreas de comunicação e marketing.
Na agência de publicidade, o trabalho é mais ligado ao lançamento de campanhas de vendas para apresentação de um produto ou serviço ao mercado, com o objetivo de atrair clientes para a empresa. O processo de venda em si fica por conta do cliente, que deverá saber como trabalhar o cliente até concluir a venda. Ou seja, o trabalho desenvolvido pela agência de publicidade tem como resultado colocar o cliente em contato com a empresa. Mas, a responsabilidade da venda cabe à empresa, que deverá ter uma equipe de atendimento bem preparada, um produto ou serviço de qualidade e um preço competitivo.
Cabe à agência também agregar valor à marca do cliente através de campanhas institucionais. Essas campanhas irão contribuir para atrair clientes nas campanhas de vendas e também para a conversão no processo de venda final.
Quando você está trabalhando dentro de uma empresa, como é o meu caso agora, você fica responsável por todo o processo de vendas, não só pela captação de clientes, mas também pela conversão. Nesse caso, tem uma agência que apóia o desenvolvimento das campanhas, mas cabe à você e sua equipe garantirem as vendas. Acho esse trabalho mais amplo, mais instigante e desafiador.
Além disso, em uma empresa, o setor de Comunicação e Marketing também é responsável pelas campanhas internas, pela comunicação com a mídia, pela organização de eventos e por todos os outros processos relacionados à área.
Quem também já teve a experiência de trabalhar em agência e em empresa? Perceberam a mesma diferença? Ou preferem focar no processo criativo das agências de publicidade?
Júlio César Ramos
Sempre trabalhei em departamentos de marketing e já tive a oportunidade de estar do outro lado, em agência. Acho que cada um tem seu glamour, mas quando se está em agência, o volume de coisas é bem mais gratificante. Os departamentos de marketing em empresas, são sempre quadrados, com regras bem estabelecidadas e verbas bem destinadas. Em uma agência, com várias contas boas, a chance de fazer muito mais coisas, de aparecer mais é muito maior. Na empresa você é apenas mais um colaborador, já na agência você é o criativo, ou o cara do atendimento ou da mídia, assim pode se destacar mais se não for um profissional medíocre.
Vanessa Alkmim
Parabéns pelo texto, Ju!
Nunca tive a oportunidade de trabalhar em agências, apenas em empresas, então na prática não conheço essas diferenças.
Realmente ficar responsável também por vendas é um grande desafio, mas deve ser bem estimulante.
Seja bem-vinda de volta ao blog! :)
Continue arrasando, como você sempre arrasou!
Bjos!
Eliane Lages
Ótimo post, Ju!
Realmente há uma grande diferença entre trabalhar a comunicação e o marketing dentro da empresa e por meio de agências. No momento, fiz o caminho contrário ao seu. Sai do departamento de marketing de uma empresa e estou em uma agência de comunicação. Estou adorando o trabalho. Acho que em agência o trabalho é mais dinâmico e o profissional tem a oportunidade de obter conhecimento de diversos ramos, já que diariamente lidamos com clientes de diferentes áreas.
De toda forma, seja na empresa ou em agência, temos que desenvolver o trabalho da melhor forma possível e acho que todos os profissionais de comunicação e marketing deveriam passar pelas duas experiências! Elas são extremamente enriquecedoras!
Abraços, Eliane Lages.
Antonio Freie
Poder ler você de novo vai ser inspirador para as minas produções. E como sempre brilhando na escrita.
Priscila Stuani
Ju!!
Fiquei feliz em saber que tenha voltado, ainda mais com muita experiência para trocar com a gente!
Ainda não tive a oportunidade de trabalhar numa agência, por isso acho bacana os textos daqui, claro que uma coisa é na teoria e outra na prática, mas assim já dá para ter uma ideia ;)
Priscila