Comunicação na liderança: o que é ser líder?

líder

Steve Jobs acreditava que ser líder é: “preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz.”

Henry Ford dizia que: “Questionar quem deve ser o chefe é como discutir quem deve ser o saxofonista num quarteto: evidentemente, quem o sabe tocar.”

Eu amo Publicidade e Propaganda, por este motivo, acredito que a comunicação esteja na liderança.

No decorrer da minha caminhada, conheci profissionais extremamente qualificados, que mesmo sendo subordinados agiam como verdadeiros líderes de mercado.

Eles aprenderam muito cedo que para ser bem sucedido é preciso ter 5 caraterísticas essenciais de liderança, tais como:

–  Ouvir mais do que falar.

Um líder deve prestar atenção nos mínimos detalhes, ouvir conselhos e compartilhar os seus conhecimentos com a equipe.

Fazer acontecer.

Os líderes são especialistas em tomar decisões! Eles concentram o diálogo entre os membros da equipe para chegar a uma conclusão estratégica.

Ser o exemplo.

O líder deve pôr em prática a sua missão, visão e valores e servir de espelho para aqueles que querem aprender.

–  Cumprir tarefas dentro do prazo.

Um líder não fica no trabalho até mais tarde, ele cumpri suas obrigações e objetivos dentro do horário combinado e atingi suas metas sem ter que ser cobrado.

–   Resolver problemas

Um líder deve trazer soluções rápidas para os projetos das empresas. Ele tem que enfrentar o problema de frente e ir em busca de inovação.

O que um dia foi diferencial, hoje não é mais.  No entanto, encontrar profissionais com esse perfil é muito difícil.

Na comunicação, saber se posicionar é fundamental, mas não o essencial. O essencial é pensar como uma empresa e não como funcionário.

Nem sempre sua ideia vai ser aceita, mas na comunicação cada ideia faz a diferença para resolver o problema do cliente. Não desista de seus ideias, apenas pense no conjunto e siga em frente. Afinal, nenhuma agencia quer fechar as portas e perder para concorrência.

Enfim, ser líder não é ser chefe. Todos que lutam pelo crescimento da empresa podem tornar-se líderes.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comment

  1. Matheus
    meus parabéns pelo seu artigo está muito boa a abordagem e suas considerações.
    Abç