“Meu pai sempre dizia: não levante a sua voz, melhore os seus argumentos.” Desmond Tutu

Faaala Comunicador!!! Parabém por estar acompanhando as dicas. Mas, como está sua prática? Com toda certeza, você deve conhecer alguém que só entende essa frase assim: LEVANTAR A VOZ É UM BOM ARGUMENTO. Não é Comunicador?

Pois é, gritar parece ser uma “ferramenta” adotada por muita gente. Pratique um exercício agora: enumere o número de pessoas que você se relaciona que só fala gritando. Diferencie os perfis, tem gente que possui um certo volume na voz, outros que gritam mesmo.

Acredito que você, comunicador, não teve dificuldades para por no papel pelo menos cinco nomes.

Por que isso acontece? Por que a maioria das pessoas preferem se comunicar assim de maneira tão “agressiva”?

Bom, um dos pontos a se verificar e bastante natural dos seres humanos é mostrar autoridade sobre o outro. Isto vem desde os tempos das cavernas onde os defendíamos nosso território e a hierarquia era clara em cada caverna.

Gritar nos faz parecer mais poderosos, violentos, ameaçadores, chama a atenção pra si, entre outras consequências “animais”.

Outra coisa que o grito faz é confundir o ouvinte, porque ele normalmente está acompanhado de uma velocidade maior da fala. Pra quê isso Julio? Você deve estar se perguntando. E eu respondo: Para gerar algo chamado, CONFUSÃO MENTAL. Que é, nada mais, nada menos, que um atordoamento provocado na sua mente, sendo assim, o ouvinte é condicionado a O B E D E C E R a ordem, ou fatalmente, PARTIR PRA CIMA!

Pense comigo Comunicador, normalmente as pessoas costumam gritar quando seus argumentos não são fortes o suficiente para convencer, não é?

Tenho plena certeza que a maioria das pessoas que você pensou quando solicitei são pessoas que tentam impor autoridade através da agressividade que o grito primitivo trás.

Anota aí: 

Melhorar os argumentos é o grande segredo para economizar a garganta (risos). Pessoas que sabem do que e porque estão falando são ouvidas sem provocar estresse no ambiente.

“Contra  fatos não ha argumentos ”. As pessoas são orientados a ouvir boas explicações (BOAS). Com um bom argumento, você adquire o respeito e não transmite medo a seus ouvintes.

Comunicador, se prepare para a próxima dica, mas antes de passar pra ela, pratique esta, ok?!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.