Comunicar é ter consideração pelo outro. Como assim?

Faaala Comunicadores!!!

Como estão suas experiências “comunicativas”? Só um lembrete: pratique, pratique, e pratique as dicas que estou compartilhando com você, blz?! Vamos à dica!

Com dizia Fernando pessoa, realmente “falar” é ter consideração pelo outro. Sei que a frase desse grande autor tem várias interpretações, mas, peço licença, Comunicador, para me ater a nosso foco: Comunicação.

Não posso começar essa dica, sem reforçar que a “fala” é uma ferramenta que compõe o processo de comunicação, e não é o objeto exclusivo da interação humana. Sabendo disso (até porque você já leu as outras dicas), vamos analisar o que a frese, que está como base, quis dizer.

Imagine, Comunicador, que você ficou sabendo que iria dar uma palestra, aula, gerir uma reunião de última hora, e irá precisar se utilizar dessa ferramenta sensacional que é a FALA para isto. Obvio que você não irá sair loucamente para executar o que esta sendo demandado para você, no mínimo precisará parar para se organizar para tal.

Normalmente, começamos a preparação pelo conteúdo que precisaremos apresentar (não está errado), depois pensamos em quais recursos vamos utilizar para a apresentação (sala, datashow, caixa de som, microfone, notebook…), após isto, vamos nos preocupar com a nossa fala (muitas vezes nem isso, vai de improviso mesmo). GRANDE ERRO COMUNICADOR!!!

Todo orador deve por como prioridade a verbalização de sua informação.

Outro exemplo: imagine que você passa por todo processo que citei acima, e quando chega no momento de começar seu publico é estrangeiro, e você não tem o domínio do idioma necessário. DESASTRE!!!

Você deve estar se perguntando agora, e como faço para trabalhar a fala certa para minha audiência? Acredito também que a resposta você também já tem: Conhecendo seu público.

Anota aí:

Sempre se antecipe se informando qual o perfil de seu público (estudantes, executivos).

Como eles esperam que a informação seja passada.

Não se utilize de muitos termos técnicos.

Se necessário utilizar jargões, explique-os (mas não se empolgue).

Roteirize sua fala, mas não decore, se dê a oportunidade de editar a fala de acordo com o desenrolar de sua verbalização.

Fale o necessário (oradores que falam muito passam a imagem que estão enrolando).

*Não se esqueça de utilizar do tom de voz adequado.

Te espero na próxima dica, até a próxima Comunicador. Pratique!!!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.