Faaala Comunicadores!!!
Como estão suas experiências “comunicativas”? Só um lembrete: pratique, pratique, e pratique as dicas que estou compartilhando com você, blz?! Vamos à dica!
Com dizia Fernando pessoa, realmente “falar” é ter consideração pelo outro. Sei que a frase desse grande autor tem várias interpretações, mas, peço licença, Comunicador, para me ater a nosso foco: Comunicação.
Não posso começar essa dica, sem reforçar que a “fala” é uma ferramenta que compõe o processo de comunicação, e não é o objeto exclusivo da interação humana. Sabendo disso (até porque você já leu as outras dicas), vamos analisar o que a frese, que está como base, quis dizer.
Imagine, Comunicador, que você ficou sabendo que iria dar uma palestra, aula, gerir uma reunião de última hora, e irá precisar se utilizar dessa ferramenta sensacional que é a FALA para isto. Obvio que você não irá sair loucamente para executar o que esta sendo demandado para você, no mínimo precisará parar para se organizar para tal.
Normalmente, começamos a preparação pelo conteúdo que precisaremos apresentar (não está errado), depois pensamos em quais recursos vamos utilizar para a apresentação (sala, datashow, caixa de som, microfone, notebook…), após isto, vamos nos preocupar com a nossa fala (muitas vezes nem isso, vai de improviso mesmo). GRANDE ERRO COMUNICADOR!!!
Todo orador deve por como prioridade a verbalização de sua informação.
Outro exemplo: imagine que você passa por todo processo que citei acima, e quando chega no momento de começar seu publico é estrangeiro, e você não tem o domínio do idioma necessário. DESASTRE!!!
Você deve estar se perguntando agora, e como faço para trabalhar a fala certa para minha audiência? Acredito também que a resposta você também já tem: Conhecendo seu público.
Anota aí:
Sempre se antecipe se informando qual o perfil de seu público (estudantes, executivos).
Como eles esperam que a informação seja passada.
Não se utilize de muitos termos técnicos.
Se necessário utilizar jargões, explique-os (mas não se empolgue).
Roteirize sua fala, mas não decore, se dê a oportunidade de editar a fala de acordo com o desenrolar de sua verbalização.
Fale o necessário (oradores que falam muito passam a imagem que estão enrolando).
*Não se esqueça de utilizar do tom de voz adequado.
Te espero na próxima dica, até a próxima Comunicador. Pratique!!!