Conceitos de Marketing – Visões de Consagração

Os conceitos acadêmicos são fundamentais em processos de formatação empresarial. Afinal, sem conceitos o que for surgindo tem muito a gastar e sem retorno. Não se pode mudar conceitos acadêmicos, eles são ajustados, adequados aos novos momentos, mas nunca mudados. É assim e sempre será, se for possível mudar é porque não foi devidamente desenhado e estudado.

Quero nesta colocação inicial chamar a atenção a alguns conceitos muito bem escritos e pesquisados antes de serem colocados na literatura. Especificamente, a obra de Al Ries e Jack Trout “As 22 Consagradas Leis do Marketing”, de 1993. Isso mesmo, aparentemente antiga, mas atual.

A relevância de trazer esse tema é ampla, pois quero trazer apenas 3 dos 22 conceitos, sabendo que muitos profissionais de marketing, no afã de se mostrarem modernos e úteis, relevam conceitos consagrados a segundo ou terceiro plano e erram por isso.

Estes conceitos são tão atuais, nenhum deles foi contestado e nem mudado, apenas estão sendo esquecidos.

Prometa apenas aquilo que pode fornecer e forneça mais do que prometeu e dentro dos padrões de qualidade exigidos pelos consumidores, eis o segredo do sucesso.

A isso eu chamo de teorema, pois esta frase é a construção a cerca do relacionamento com vias de fidelização.

Os 3 conceitos que trago são: A Lei da Liderança, Lei da Perspectiva, Lei da Exclusividade.

A Lei da Liderança pode ser dura de engolir, quando a ideia do Empreendedor é ser o melhor. Nem sempre o melhor é o primeiro, e nem sempre quem quer ser o primeiro consegue, mas, se seguir esta Lei e criar uma nova categoria para si, com certeza o sucesso vai chegar, claro, respeitando algumas variáveis.

Tome como ponto de partida a certeza de que todos nós, os seres humanos, gostamos de um líder, e isso se aplica também na compra de produtos, gostamos de comprar produtos que não são vistos ou não conseguem aparecer como tal, ou gostamos de comprar produtos líderes?

A Lei da Perspectiva deixa uma lição importante, não queira resultados rápidos em marketing, e isso deixa frustrado aquele que assim o quer, nada em marketing é tão rápido quanto deveria, mas nunca é lento quanto deve ser, tudo acontece na perspectiva dos processos de aceitação social por parte do cliente e do consumidor. Por outro lado, esta Lei aponta um positivismo interessante – Os resultados das ações de marketing são sempre duradouras, estão fixadas na mente do consumidor.

A Lei da Exclusividade deixa claro que nenhum de nós conseguimos manter nas nossas lembranças dois produtos com a mesma mensagem. Aquela palavra mágica que representa o posicionamento é sempre de um único produto, não conseguiremos lembrar de dois produtos na mesma palavra. E se você parar para pensar agora, vai se lembrar de uma categoria e um produto, mas logo depois pode pensar em outro, mas aí, este segundo já perdeu a exclusividade, já é apenas o segundo… Entendeu? Claro que, quando um concorrente surge e consegue ocupar este espaço na mente do cliente, a Empresa deverá providenciar outra palavra, e assim, vai valer a Lei da Liderança, pois a Lei da Perspectiva está ameaçada.

Para concluir, por enquanto, se usarmos estas 3 Leis, seguindo a linha da interdisciplinaridade e interdependência, teremos muito mais chance de manter nossa marca, produto ou empresa, no Top Of Mind.

O nobre Peter Drucker, um dos maiores teóricos e filósofos da administração, expõe essa questão da seguinte maneira:

“Pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de venda, mas o objetivo do Marketing é tornar a venda superior. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível. Marketing é a arte de tornar a venda supérflua”.

E nunca descuide da concorrência, se você quer ser líder, sempre haverá pelo menos mais 3 desejando seu lugar.

Escreva para nós, leia as outras colunas, comente, dê a sua sugestão de tema para pesquisarmos. Estou aguardando os seus comentários > professorfreire@academiadavenda.com.br

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.