Meu texto de hoje é uma conversa, um relato e uma troca de experiência.
Assim como vários outros integrantes do Implantando Marketing, também tive a oportunidade (e a honra) de implantar o setor de comunicação e marketing em uma empresa. O que é um desafio incrível para qualquer profissional.
Bom, após o desafio aceito, chega a hora de trabalhar muito e nos dedicar ainda mais. E o que me surpreendeu (e ainda surpreende) foi descobrir que a parte do trabalho que envolve conhecimento técnico é a mais fácil dessa jornada. Difícil mesmo é aprender, quase que na marra, a ser um bom gestor de pessoas e processos. Sim, a liderança foi a parte mais difícil pra mim.
Liderar uma equipe é um trabalho árduo que você só aprende no dia a dia. Livros, artigos, trocas de experiência ajudam muito, mas é na prática que as coisas acontecem.
Esse artigo é sobre isso! É sobre a prática da liderança. É sobre as lições aprendidas (até agora, pois ainda tenho coisas demais para aprender) por uma líder novata.
Lição 1: Coloque sua equipe em primeiro lugar
Observe, ouça, envolva, ensine e oriente sua equipe. Esteja atento a cada um, conheça seus desejos, medos e objetivos. Entregue o trabalho, mas não se esqueça desenvolver as pessoas para que elas sejam o melhor que possam ser!
Lição 2: Tenha um propósito
Eu nunca trabalhei por trabalhar, faço sempre o melhor que posso. Tenho um propósito, um combustível, uma paixão e quero transmitir isso para minha equipe.
Também não “distribuo” tarefas, eu acompanho, faço junto. Busco sempre estar ao lado de cada um. Não quero construir uma equipe morna, mas sim uma equipe vencedora, que se compromete, aceita qualquer desafio e é capaz de alcançar qualquer objetivo.
Lição 3: Seja humilde e positivo
As pessoas valorizam a humildade sobre a arrogância e o positivo sobre o negativo. Por isso, seja humilde e positivo! Ninguém nunca saberá tudo sobre tudo, na verdade ainda não sabemos nada e estamos sempre em busca do conhecimento.
Jesus Cristo, em sua imensidão, é considerado por muitos (e por mim) o maior líder da história. E o que ele foi acima de tudo? Humilde e positivo. Então, como podemos não ser? Inspire-se nesse Grande Homem para que assim você possa ser digno de inspirar as pessoas ao seu redor.
Enfim, quem sou eu para dar conselhos, ainda não cheguei nessa fase, mas quis deixar aqui algumas lições que já aprendi nessa incrível, maravilhosa e estimulante experiência.
Liderar uma equipe é uma grande responsabilidade. Você, quando se torna líder, se torna responsável pelo desenvolvimento de cada pessoa que trabalha com você. E, por mais que a gente estude sobre isso, tem coisas que só a prática, a paixão, o respeito e o comprometimento irão nos ensinar.
Espero que tenham gostado do meu relato! Quem também quiser contribuir com a sua experiência é só deixar seu comentário abaixo.
Abraços e até a próxima!
Tati
Bom dia Van!
Passou um filme na minha cabeça ao ler seu texto! Acompanhar seu crescimento tão de perto tem sido uma linda experiência e uma constatação de que este Projeto forma mesmo as pessoas! parabéns pela sua dedicação e trajetória e vamos juntas RUMO AO MELHOR QUE PODEMOS SER!
Bju,
Tati
Vanessa Alkmim
Obrigada, Tati!
Quando estava escrevendo também vi um filme passar pela minha cabeça.
Tanta coisa aconteceu para que eu chegasse até aqui e ainda temos tantooo pela frente.
Vc é uma inspiração para todos nós e é muito bom poder contar com você!
#Tamojunto, RUMO AO MELHOR QUE PODEMOS SER! SEMPRE!
Bjos!
Ana Paula
Vanessa,
Que linda experiência vc nos trouxe. Realmente são ensinamentos que posso praticar no dia a dia. As responsabilidades de um líder são grandes, pois o nosso insumo são as pessoas .
Parabéns pelo texto
Vanessa Alkmim
Oi Ana! Obrigada!
Nossas responsabilidades são enormes, mas as recompensas também são, não é? :)
Bjos!
Daniel
Mto bom o relato.
Realmente, ser líder faz com que a parte técnica se torne o menor dos “problemas”.
É difícil ser um bom líder, um bom gestor. Mas o tamanho do desafio é proporcional ao tamanho da recompensa.
Não cheguei lá ainda, mas sei que valerá a pena!
Vanessa Alkmim
Isso mesmo, Daniel!
Com certeza o desafio é proporcional ao tamanho da recompensa. Você verá quando chegar lá! :)
E quando chegar, não se esqueça de dividir conosco suas experiências, ok?
Obrigada pelo comentário!
Abraços,
Vanessa Alkmim
Heron Xavier
Vanessa, parabéns pelo artigo e por esta conquista!
Sim, praticar a liderança é uma das conquistas mais gratificantes (com todas suas variáveis) que um bom profissional pode receber.
E comecei a me identificar a partir do momento em que escreveu: prática. Não ainda ser bam bam em teoria se nós somos feitos da prática!
Eu curto muito praticar, diariamente, o meu trabalho, ao qual sou apaixonado.
Grande abraço Vanessa!
Vanessa Alkmim
Oi Heron!
Concordo plenamente com você, a palavra de ordem é “prática”.
Por mais que estudemos (e é super importante estudar e nos preparar), é a prática que faz a diferença, não é?
De nada adianta o conhecimento adquirido se não o usarmos.
Muito obrigada pelo comentário! Fiquei feliz com a sua contribuição.
Abraços!
Ana Paula Batista
Vanessa! Os fruto são incríveis e não tem preço.
Vale a pena!
Vanessa Alkmim
Oi Ana! Obrigada pelo comentário!
É incrível como cada detalhe realizado faz a diferença. Colher os frutos do nosso trabalho realmente não tem preço para um profissional.
Abraços!
izabela reis
Vanesa também tive essa experiência de implantar o departamento de marketing em duas empresas e imagino com sao seus desafios e como é difícil o relacionamento com a equipe, principalmente nessa fase.. Mas acredite, voce foi escolhida pois ja demonstrou seu potencial de otima lider. Alem do mais a cada dia aprenderemos, amadurecemos e somos pessoas melhores! Parabéns. Abraços
Vanessa Alkmim
Ei Izabela!
Que legal ter a oportunidade de implantar o setor em duas empresas! Desafio dobrado, não é?
As dificuldades e os medos nos impulsionam para fazermos o melhor trabalho que podemos fazer. E o aprendizado é realmente enorme, a cada dia amadurecemos mais.
Muito obrigada! Adorei seu comentário e sua contribuição!
Abraços!
Geise Souza
Olá Vanessa. Obrigada por compartilhar sua experiência. Já tive a oportunidade de liderar uma equipe em uma empresa e no pouco tempo em que fiquei a frente dessa equipe pude perceber que quanto valorizar as pessoas, mais vc consegue influenciá-las e juntos alcaçarem os melhores resultados. E na minha opinião o grande desafio da liderança é desenvolver pessoas.
Vanessa Alkmim
Oi Geise! Muito obrigada pelo seu comentário!
Realmente, quando as pessoas são valorizadas elas ficam mais dispostas a trabalhar por um objetivo, então o alcance do resultado é bem mais fácil e prazeroso.
E concordo com vc, desenvolver pessoas é o grande desafio da liderança.
Abraços,
Vanessa
Juliana Nogueira Silva
Parabéns pelo texto, Vanessa. Através do relato de experiências assim percebemos que ninguém nasce pronto e que todos podemos ir mais longe. A vida é um aprendizado constante e só teoria não basta. É preciso aprender com pessoas.
Sucesso pra você.
Vanessa Alkmim
Oi Ju, obrigada!
Realmente ninguém nasce pronto, cada dia é um aprendizado diferente. Uma coisa nova!
E aprender com as pessoas é uma das melhores formas de conhecimento.
Tbm desejo mto sucesso pra vc!
Bjos!
Fabrícia Figueiró
Vanessa,
Parabéns pelo texto e por mais esta conquista!
Concordo que textos, palestras e trocas de experiências são importantes, mas sem dúvida, a prática é fundamental para o desenvolvimento desta habilidade, a de LIDERAR!
Vanessa Alkmim
Oi Fabrícia!!
Muito obrigada pelo seu comentário!
Precisamos da prática para exercitar o conhecimento, ainda mais nessa habilidade.
Não é fácil, mas as experiências adquiridas são muito recompensantes.
Obrigada!! Abraços! :)
Priscila Stuani
Querida Van,
Você é uma baita profissional e é muito bom poder acompanhar as suas conquistas.
Todas as lições são importantes, mas na minha opinião, a terceira (seja humilde e positivo) é a mais importante.
Se me permite, gostaria de acrescentar uma experiência minha, na verdade uma palavra: resiliência.
Quando você trabalha sozinho e os resultados dependem unicamente de você, parece que as coisas ficam mais sob controle, mas quando existem outras pessoas envolvidas, o negócio é bem diferente. E ser humilde para reconhecer erros e positivo para seguir a diante são importantíssimo para todos nós.
Beijos e um forte abraço,
Priscila
Vanessa Alkmim
Oi Pri!
Hoje que eu vi o seu comentário… rs.
Muito obrigada pelos elogios, mas a “baita profissional” aqui é você! :)
Resiliência também é um aspecto extremamente importante. Trabalhar e fazer a gestão de uma equipe não é fácil e se você não conseguir administrar bem, aquilo que sai do controle, então não terá sucesso.
Obrigada pela contribuição!!
Bjos!