Conheça 2 formas especiais de fidelizar seu cliente

Quando falamos em ações de fidelização, geralmente pensamos em cartões de fidelidade ou programas de pontos, o que são ótimas formas de fidelizar seus clientes, mas que exigem maior estrutura de gestão, investimentos elevados e tempo de maturidade. Existem outras formas de alcançar a fidelidade dos seus clientes, que são mais simples e diretas e também trazem ótimos resultados, sendo compatíveis com negócios de qualquer tamanho e segmento. Listamos abaixo duas formas eficientes de fidelizar seus clientes:

Prévia de Lançamentos
Sempre que um produto novo é lançado ou um novo serviço é informado ao mercado, várias pessoas já puderam comprá-lo previamente ou experimentá-lo antes dos demais. Criar uma lista de clientes mais frequentes, oferecendo a oportunidade de comprar antes os itens de uma nova coleção, de um produto recém-lançado, conhecendo todos os detalhes previamente e podendo iniciar seu uso antes mesmo das campanhas de lançamento é uma ótima forma de fidelizar esses clientes.

Horários Especiais
Todos nós temos situações onde gostaríamos de poder contar com lojas que abrissem conforme nossa própria conveniência, seja na véspera de uma viagem em que precisamos comprar algum item que faltou da nossa lista, no dia de um casamento onde percebemos que nossa roupa não está caindo bem ou varias outras situações  Assim, abrir suas instalações em horários especiais para seus clientes, tanto nessas datas específicas como para atender demandas pessoais, como domingos ou horário noturno, é uma ótima forma de fidelizar. Tenha um canal de fácil acesso aos seus clientes, pode ser para todos ou um canal VIP para uma lista específica, de forma que eles possam entrar em contato com você e solicitar esta facilidade.

Estas duas formas de fidelizar não demandam grandes investimentos nem necessitam gestão complexa, sendo uma ótima forma de alcançar a fidelidade dos seus clientes mais assíduos e certamente farão com que se tornem ainda mais satisfeitos com seus produtos e serviços.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

6 comments

  1. Ótimas dicas Fabio!

    Sobre a questão do lançamento de procutos ou serviços antes para clientes achei muito legal. Afinal, quem não gosta de ser lembrado por sua marca preferida?

    Beijos!

    Priscila Stuani

    • Oi Priscila,
      realmente, desenvover ações especiais para clientes diferenciados é uma ótima estratégia de fidelização e não exige grandes investimentos!
      Bj,
      Fabio

  2. Fábio,

    muito bem lembrado, porém não gosto desta segunda opção: pensando como funcionário, as pessoas vão aos lugares em horários não comerciais pois sabem que terão pessoas para servi-las. Pensando como empregador: criar duas equipes que trabalhem 6 horas por dia e mais alguns funcionários intermediários darão ao meu cliente, a possibilidade de comprar, tranquilamente, produtos e saírem satisfeitos.

    Já a primeira opção é dada aos clientes clientes formadores de opinião, que estão à frente dos demais na era do consumo. É uma excelente estratégia de marketing direcionarem a estes a possibilidade ter algo enquanto os outros esperarão semanas para fazer parte do grupo.

    Bom post. Abraço.

    • Salve Heron,

      Realmente a primeira opção é uma forma clássica que o alto luxo sempre usou para criar mais valor e fidelizar seus clientes preferenciais. E esta estratégia pode ser adotada para qualquer segmento do mercado, com as devidas mudanças cabíveis.

      A segunda opção pode não ser ideal para todos os segmentos, mas certamente ter a possibilidade de atender seus clientes preferenciais em horários especiais, com hora marcada ou não, cria valor para a marca e seus produtos, além de fidelizar o seu cliente.

      Certamente que, em certos negócios, este tipo de ação envolve custos, o objetivo com o artigo foi apresentar sugestões de fidelização diferentes dos habituais e cada vez menos eficazes programas de pontos ou cartões de fidelidade.

      Forte abraço,

      Fabio

  3. Salve Heron,

    Realmente a primeira opção é uma forma clássica que o alto luxo sempre usou para criar mais valor e fidelizar seus clientes preferenciais. E esta estratégia pode ser adotada para qualquer segmento do mercado, com as devidas mudanças cabíveis.

    A segunda opção pode não ser ideal para todos os segmentos, mas certamente ter a possibilidade de atender seus clientes preferenciais em horários especiais, com hora marcada ou não, cria valor para a marca e seus produtos, além de fidelizar o seu cliente. Certamente que, em certos negócios, este tipo de ação envolve custos, o objetivo com o artigo foi apresentar sugestões de fidelização diferentes dos habituais e cada vez menos eficazes programas de pontos ou cartões de fidelidade.

    Forte abraço,

    Fabio

  4. Acredito que estão chovendo no molhado.
    Tudo isso de bom atendimento, pós venda etc… são simplesmente obrigações das empresas (vendedores)
    Antes de filosofar é importante se colocar no lugar de um consumidor (que todos somos)
    Somente assim se percebe os absurdos cometidos contra o Bem mais valioso de qualquer negócio, o CLIENTE.
    Muito prazer, eu sou um consumidor e:
    Sou Homem, Pai, Marido, Filho, penso, sinto e tenho uma grande experiência como consumidor e como tal, não tenho um bom motivo que me faça comprar aqui ou ali, apenas compro em um locar por estar “P” da vida com outro, como nas operadoras de celular. Eu não gosto da Claro, mas por estar desapontado com as demais hoje sou usuário da Claro (não cliente)
    Obrigado.