O ambiente digital é uma excelente forma de amplificar outras iniciativas de construção de marca. Ele engaja através de programas digitais, permite um conteúdo rico e profundo, ajuda a definir alvos, conquista confiança (desde que o objetivo de venda fique menos evidente), apoia, aumenta, dá credibilidade e comunica uma oferta, além de facilitar e estimular ações de compra.
Essa construção de marcas através de ambientes digitais é o que podemos chamar de WikiBrands, termo cunhado pelos estudiosos e especialistas em mídias sociais, Sean Moffitt e Mike Dover. Eles acreditam no poder das conexões de marcas e participação dos clientes para criar valor. É a reinvenção das empresas em um mercado totalmente orientado e dominado pelos clientes.
Mas para que tudo isso ocorra, é preciso criar uma plataforma digital flexível, coesa, coerente e principalmente, alinhada com o posicionamento da marca, criando assim, estratégias de Social Branding naturais e fidedignas.
Mas afinal, o que é o Social Branding?
Em um breve resumo podemos definir como: “Plataformas digitais aonde as marcas se socializam e adaptam aos mais diversos canais de mídias sociais, expondo seus conteúdos e conversando com o seu público.”
A construção da sua WikiBrand pode ter um papel central ou ter esforços de marketing secundários. O mais importante é o apoio e sinergia entre os mais diversos canais e modalidades, o que chamamos de cross-channel.
Alguns aspectos para a extensão da construção de marcas fortes no digital são fundamentais. Elenco aqui 5 diretrizes:
1- Pense em conteúdo. Conteúdo (bom) é Rei:
Mídias digitais se alimentam de conteúdo, sendo o próprio público os que mais alimentam a rede. Crie o seu branded content e aproveite também da geração e fontes de ideias.
2- Produza plataformas de diversas modalidades:
A sinergia entre as mais diversas plataformas tem um impacto total muito mais assertivo e abrangente.
3- Seja estrategista, não tático:
Amplie a proposição de valor através de programas de construção de marcas, não pense em curto prazo.
4- Teste:
O digital é uma excelente plataforma para a experimentação. Explore as ideias e alcance mercados/nichos antes inexplorados.
5- Escute:
O mundo digital não é controlado pelas marcas, qualquer um pode dar inicio a uma conversa, falar abertamente sobre sua marca/produto. Aproveite e colete informações úteis para o seu conteúdo.
O sucesso da construção de marcas no digital envolve participar ativamente das comunidades online, através da comunicação integrada entre as diversas plataformas.
Use o poder da cocriação e colaboração a seu favor. A comunidade online está subindo pelo elevador, enquanto as marcas sobem pela escada. Nade a favor da correnteza.
Uma marca é aquilo que seus clientes falam dela. Pense nisto e construa a sua WikiBrand.
Um grande abraço!