Construir um CRM demanda tempo, organização e habitualidade na forma de organizar as informações, o que representa um grande desafio para advogados autônomos e escritórios que estão em expansão. Nossa rotina diária não nos permite ter “tempo” para gerenciar tais informações, porém, para que seu crescimento seja construído com uma base sólida e de forma ordenada, você certamente precisará organizar e construir seu CRM.
Darei neste post dicas práticas para você trabalhar com essas informações de forma organizada.
1 – Mude sua forma de trabalhar
Organize uma lista de clientes numa planilha e a ordene de acordo com o tipo de contato.
Todo cliente que faz contato com você é um possível cliente, e por isso, precisa estar dentro da sua planilha, por isso, você precisa estar atento a cada telefonema ou mensagem e registrá-los para que futuramente você possa falar novamente com este cliente.
2- Classifique seu cliente
Discrimine todo contato que foi feito, se o cliente é um Prospect (futuro cliente), um cliente atual ou cliente inativo (já utilizou seus serviços no passado). Isso lhe dará condições de gerenciar seus contatos de acordo com sua prioridade.
3 – Colete informações
A partir do momento que a lista estiver pronta, você precisará coletar dados, como data de aniversário, e-mail, dados importantes sobre o perfil de seu cliente e alimentar sua planilha.
4 – Faça contato
Um bom gerente de clientes precisa manter um relacionamento ativo com cada prospect, cliente ativo ou inativo, isso se dá através de e-mail, mensagem de felicitação no dia do aniversário ou outro motivo, que faça você ser lembrado perante seu cliente.
Espero que essas dicas tenham ajudado a pensar em como construir seu CRM!
Até a próxima semana!