Construção de CRM: Dicas práticas para facilitar seu dia a dia

Construir um CRM demanda tempo, organização e habitualidade na forma de organizar as informações, o que representa um grande desafio para advogados autônomos e escritórios que estão em expansão. Nossa rotina diária não nos permite ter “tempo” para gerenciar tais informações, porém, para que seu crescimento seja construído com uma base sólida e de forma ordenada, você certamente precisará organizar e construir seu CRM.

Darei neste post dicas práticas para você trabalhar com essas informações de forma organizada.

1 – Mude sua forma de trabalhar

Organize uma lista de clientes numa planilha e a ordene de acordo com o tipo de contato.

Todo cliente que faz contato com você é um possível cliente, e por isso, precisa estar dentro da sua planilha, por isso, você precisa estar atento a cada telefonema ou mensagem e registrá-los para que futuramente você possa falar novamente com este cliente.

2- Classifique seu cliente

Discrimine todo contato que foi feito, se o cliente é um Prospect (futuro cliente), um cliente atual ou cliente inativo (já utilizou seus serviços no passado). Isso lhe dará condições de gerenciar seus contatos de acordo com sua prioridade.

3 – Colete informações

A partir do momento que a lista estiver pronta, você precisará coletar dados, como data de aniversário, e-mail, dados importantes sobre o perfil de seu cliente e alimentar sua planilha.

4 – Faça contato

Um bom gerente de clientes precisa manter um relacionamento ativo com cada prospect, cliente ativo ou inativo, isso se dá através de e-mail, mensagem de felicitação no dia do aniversário ou outro motivo, que faça você ser lembrado perante seu cliente.

Espero que essas dicas tenham ajudado a pensar em como construir seu CRM!

Até a próxima semana!

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.