Que tal dar uma olhada no seu marketing pessoal hoje? Você anda cuidando bem da sua imagem?
Se ainda não parou para dar aquela “espiada geral”, vou deixar aqui algumas dicas de como cuidar do seu marketing pessoal de forma criativa.
Você é sua melhor marca! Todo profissional de sucesso cria uma marca pessoal no ambiente que o cerca, sendo essa a sua principal ferramenta para se posicionar diante dos inúmeros desafios que a vida lhe oferece todos os dias.
A trajetória pessoal sempre será um patrimônio a ser administrado com competência e muita dedicação.
Marketing pessoal é um diferencial profissional. É o que faz você ser diferente e percebido pelos outros. Nunca se esqueça disso.
Tudo o que fazemos ou dizemos está sendo observado pelas pessoas. Cuidado com o que diz e com o que escreve, principalmente nas redes sociais.
Segundo Dulce Magalhães, “Marketing Pessoal não é divulgar uma melhor imagem de nós mesmos, mas nos tornarmos pessoas melhores”.
O marketing pessoal é a ferramenta indispensável para concretização do nosso projeto de vida. Para Daniel Godri, “o tamanho do nosso sucesso está diretamente relacionado com a nossa imagem pessoal. Independentemente de nossa idade, cargo ocupado ou função desempenhada”.
Cuidados com a aparência, asseio e organização pessoal devem ser diários. Lembre-se disso.
Não basta APARECER, tem que SER.
Invista na sua saúde.
Invista no seu visual (qual é o seu estilo?).
Invista no seu conteúdo.
Valorize você mesmo (todos os dias!).
Planeje sua vida.
Seja sempre verdadeiro.
Assuma suas qualidades.
Disponha-se a criar relacionamentos duradouros.
Aprenda a falar em público.
Alimente-se de pessoas criativas e de atitudes vencedoras.
Seja paciente (exercite diariamente).
E acima de tudo, seja humilde.
Não tem porque continuar fazendo algo que vai te levar para um caminho diferente daquele que você quer. Sua atitude pessoal precisa ser espelho dos seus sonhos, se a intenção for torná-los reais.
Então, invista em você, invista naquilo que você tem de mais valioso: a sua marca pessoal.
Você vai longe.
Priscila Stuani
Ale!
Adorei!!!
Depois que eu fiz o processo de coaching comecei a me programar, planejar mais, e em pouco tempo já colhi alguns frutos…
No que se refere a gestual, acredito que seja fundamental estar em sintonia, em especial no mundo corporativo, porque sim: a primeira impressão é a que fica (penso eu), imprevistos acontecem, mas precisamos estar prontos para o improvável! :)
Radical, ou não, penso assim e as suas dicas confirmaram muitas coisas que eu penso, não que eu pratique todas 100%, mas é um exercício que seguramente vale a pena fazer!
Abraços!!!
Alessandra Alkmim
Ei Pri! Q bom q gostou! Quando cuidamos da gente, principalmente da nossa imagem, tudo conspira a favor. É só matermos tudo em sintonia para que o sucesso chegue mais rápido. Beijão pra vc!!!
Z. Mahar
Com relação a as primeiras impressões, interessante o abaixo:
Você cai na Armadilha da “a Primeira Impressão é a que Fica?”
http://www.abtd.com.br – Data da Publicação: 02/02/2012
Por ALBERTO RUGGIERO
Você já deve ter ouvido ou dito essa frase: “A primeira impressão é a que fica”.
Realmente a primeira impressão que causamos em uma pessoa ou que percebemos de uma pessoa pode ser marcante. Porém, será que a primeira impressão é a verdadeira?
Já ouvi muitos relatos de pessoas que num primeiro momento não simpatizaram com alguém a após algum tempo mudaram completamente de opinião e, após conhecerem-na, efetivamente perceberam que haviam realizado um julgamento precipitado.
Se pararmos para pensar, em quanto tempo é formada a primeira impressão de alguém? Quase que instantaneamente, em segundos. E nesses segundos, decidimos se tal pessoa é interessante, chata, fechada, simpática, triste, nervosa, feliz…mas será realmente possível definir tudo isso em frações de segundos?
Essa primeira impressão pode ser formada por interpretações, influências de outras pessoas ou por alguma situação pontual, e o perigo é tornarmos esse momento uma verdade absoluta, tornar essa primeira impressão que pode ser superficial, um rótulo forte, estereotipado e inflexível.
Uma coisa é fato. A primeira impressão é forte e ela realmente fica, e se você não tiver a oportunidade e o desejo de novos encontros, essa primeira impressão realmente ficará marcada. Pesquisas mostram que precisamos de oito a dez novos encontros para mudar a opinião sobre nossas primeiras impressões.
Se você se conscientizar disso pode evitar essa armadilha da percepção e diminuir o efeito dela em suas interações diárias. Mesmo porque quantas injustiças cometemos ao rotular colegas de trabalho, pares, subordinados e chefes sem que ao menos tenhamos a real noção dos fatos? E, a partir do momento que começo a rotular os outros, me fecho para ver algo diferente do que a minha mente ficou programada para ver em relação a determinada pessoa. Pense nisso!!!
Alessandra Alkmim
Ei Z. Mahar! Obrigada por postar um comentário em meu post. Quando vc diz: “uma coisa é fato. A primeira impressão é forte e ela realmente fica, e se você não tiver a oportunidade e o desejo de novos encontros, essa primeira impressão realmente ficará marcada”, entendo que devemos ter um cuidado com nossa postura, com a nossa marca pessoal quando cruzamos com pessoas, seja na vida profissional ou pessoal. Todo cuidado é pouco, e esse cuidado deve ser monitorado sim, pois de encontros como esse podem nascer grandes parcerias, oportunidades de emprego, etc. Mas não devemos nos escravizar demais com essa preocupação. No caso de pre-julgamentos também concordo que devemos ficar atentos com a forma como vemos as pessoas que acabamos de conhecer. Julgar o outro abre precedentes para que sejamos julgados também. Valeu!
João Augusto
Alessandra Alkmim depois de ler suas dicas fiquei feliz por notar que estou fazendo bem meu marketing pessoal.
Alessandra Alkmim
Que bom João! Fico feliz q tenha gostado! Sucesso pra vc! Abraços!!!
Amanda Sú
Amei o Post Alessandra!
Acredito que o Marketing Pessoal é um canal que nós mesmos criamos para diversas oportunidades! Devemos estar sempre atentos a esse cuidado que infelizmente muitas pessoas não dão a importância devida! ;)
Parabéns!!!
Alessandra Alkmim
Ei Amanda!!! Que bom que gostou do texto! É isso aí: o marketing pessoal é mesmo um canal para muitas e muitas oportunidades. Devemos ficar atentos às nossas atitudes pessoais para que possamos crescer enquanto pessoa e enquanto profissional! Nós somos responsáveis pela nossa marca pessoal, então vamos cuidar dela com toda a dedicação do mundo! Beijos.
Flávia Rodrigues
Marketing pessoal realmente faz toda a diferença!
Tenho trabalhado constantemente no meu e vejo a diferença que tem feito em minha vida, tanto profissional como pessoal.
Parabéns pelo texto!
Alessandra Alkmim
Ei Flávia! Obrigada pelo parabéns! Eu também percebo o quanto é importante cuidar da nossa marca pessoal. Todo esse cuidado nos dá uma única certeza: a de que cresceremos excelentes profissionais! Sucesso pra vc! Beijos!