Consumidores comandam interações com as marcas

Há alguns anos, vemos uma transformação digital acontecendo no mundo e que influi muito no mercado. Ainda que a área de TI lidere este processo, outras áreas também dividem o comando, como o Marketing. A experiência do cliente está no centro desta transformação. Mas será que as experiências oferecidas pelas empresas são mesmo boas e satisfazem os consumidores?

Vivemos hoje a chamada “Era do cliente”, na qual o desenvolvimento digital e a satisfação das pessoas (de todas as idades) devem ser priorizadas pelas empresas, independentemente do segmento em que atuam. Até porque são os clientes que comandam as interações com as marcas e escolhem a forma que querem consumir um produto ou serviço. E lembre-se: quanto maior a satisfação do cliente, maior a rentabilidade do negócio.

Para o CEO da Microsoft, Satya Nadella, “os clientes são mais influentes do que nunca” e, segundo o Gartner, “a empresa digital consiste na criação de novos designs de negócios, mesclando os mundos digital e físico”. Logo, as estratégias pull e push devem merecer maior atenção e investimento.

Inovação

Quando se fala em novos investimentos, pode soar um pouco estranho se pararmos para pensar no cenário atual do Brasil: crise política, recessão econômica e inflação de dois dígitos. Mas, todos ainda precisam vender e há quem queira comprar e, por isso, a necessidade de se manter os investimentos.

O segredo pode estar em inovar, investindo em estratégias diferenciadas e que sejam de baixo custo. Marketing Digital? Com certeza!

O Marketing Digital pode não ser tão barato como muitos pensam, mas possui um grande potencial de comunicação e é mais acessível do que a mídia convencional. Costuma ainda ser o passo inicial para a transformação digital das empresas.

Apostar também no Cross Channel é indicado para apoiar o relacionamento com o cliente e promover um produto ou serviço. É algo que, se bem pensado e executado, pode ser a garantia de sucesso e maior lucro. Mas nunca deixe de ouvir seus clientes, através desses multicanais. Pois, ainda que não pareça, é também uma estratégia de venda e eles estão no comando.

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.