Conte histórias, mas seja verdadeiro!

Storytelling

As pessoas não compartilham apenas ideias e informações, elas contam e gostam de histórias. Mas, antes de contar uma bela história, ela precisa ser autêntica e verdadeira.

Histórias são uma forma fantástica de entretenimento. Narrativas com fatos envolventes fazem com que as pessoas as recontem inúmeras vezes, devido ao valor da mensagem.

Há algumas semanas atrás, duas marcas queridinhas pelos consumidores brasileiros, Diletto e Do Bem, foram notificadas pelo CONAR – órgão responsável pela autorregulamentação da publicidade brasileira, acusadas de mentirem sobre as histórias contadas das marcas, criadas por elas próprias, o chamado Storytelling.

A empresa Do Bem se defendeu, e teve o processo arquivado pelo CONAR. Já a Diletto, admitiu que a historinha do nonno Vittorio Scabin, cuja receita artesanal dos sorvetes teria sido inventada pelo avô de um dos sócios fundadores da empresa, não passa de uma fantasia publicitária.

Essa técnica de storytelling, de criar ou divulgar histórias envolvendo empresas ou produtos é antiga, mas com o boom das mídias sociais, vem ganhando força e investimento publicitário. As narrativas criam tons humanizados para as marcas, envolvem e comovem, gerando valores para os consumidores e engajamento.

Mas, como disse anteriormente, o princípio básico de um storytelling é ser verdadeiro. Tentar ludibriar o consumidor pode jogar por terra todo um trabalho de branding construído durante décadas.

As pessoas contam histórias pelos mesmos motivos que compartilham o boca a boca, e não admitem serem enganadas. Contar histórias é inerente ao ser humano, algumas narrativas têm a ver com moeda social, influenciando o modo como os outros nos veem.

As histórias, portanto, oferecem uma forma prática e relevante de se falar sobre produtos, marcas e ideias. Prenda a atenção e atraia os consumidores, envolva-os com uma boa storytelling. Mas, por favor, não me venham com histórias da carochinha, estamos combinados? O Velho Noel também agradece. Grande abraço.

 

 

 

 

 

 

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply