Criatividade acima de tudo, Marketing acima de todos

Marketing e Criatividade

No mundo da estratégia a Criatividade está sempre acima de todos que é desenvolvido em um planejamento e o Marketing está acima de tudo devido as suas estruturas de processos e gestão.

Analisando a história do mundo comercial é fácil perceber a importância da Criatividade em todos os aspectos, seja criando novos produtos e serviços ou novas tecnologias e processos.

A criatividade sempre foi o elemento principal do sucesso, como se andassem lado a lado sempre. A criatividade impulsiona o sucesso em medida e proporção, porém todos sabem que é fácil subir ao topo o difícil é se manter nele, para isso existe o marketing.

Criatividade acima de tudo!

Quando escrevi a matéria “O fator publicidade” em 2015 eu já lembrava que foi a publicidade que criou o marketing e não o inverso, e naquela época o mercado já sentia a necessidade de conteúdo qualificado.

“O marketing não “criou” a publicidade, não devemos esquecer que o “fator publicidade” é a chave da história, hoje o mercado sente a falta de criação de qualidade, de conteúdos qualificados”

A criatividade está acima de tudo, pois independente do que for planejado pelo marketing e seus dados analíticos se existir uma chama criativa tudo se transforma. De nada vale planejar utilizando apenas números e informações, se não existir um olhar criativo mesmo a melhor campanha do mundo pode estar destinada ao fracasso.

Com criatividade é possível se criar qualquer tipo de tecnologia, metodologia, processo, planejamento, e ou somente uma forma diferente de dar Bom Dia todo dia.

A criatividade é responsável por diferentes tipos de sucesso, seja um filme, um vídeo, um texto, um estudo analítico ou qualquer situação onde se cria uma “Nova Experiência”, algo que o consumidor entenda como fundamental para determinar sua decisão de utilizar e ou avaliar um produto ou serviço.

Quando George Lucas apresentou sua série “Star Wars” foi considerado um louco pelos produtores de cinema na época, quando Einsten apresentou suas teorias foi considerado um maluco, quando titio Zuck criou o facebook foi considera um “Nerd” que necessitava de relacionar.

A vida é feita do despertar criativo das pessoas, mantenha pessoas criativas em sua equipe e desenvolva oportunidades para que elas possam contribuir no planejamento estratégico.

Obviamente todos sabem que somente a criatividade não é suficiente para trazer o sucesso, é necessário muito planejamento e gestão que possam dar suporte ao processo criativo. Nem sempre as ideias de sucesso são criativas, mas ao atingir seu objetivo nos dão uma falsa sensação de dever cumprido, mas sempre devemos nos perguntar:

“Será que a campanha poderia ser melhor e trazer mais resultados se fosse mais criativa? Até que ponto eu consegui criar uma experiência personalizada no meu consumidor?”

A criatividade não é suficiente para o sucesso de uma empresa, produto ou serviço. Para ter sucesso é necessário muito planejamento e gestão estratégica que possam dar suporte ao processo criativo e transformar contatos efetivos com os clientes em resultados comerciais.

Saiba sobre os 3 fatores fundamentais para uma Comunicação de Qualidade.

Marketing acima de todos!

Chegou a hora de falar dele, o Marketing. O Pai e a Mãe da Gestão Estratégica, aquele que cuida, alimenta, cria e mantém pulsante a saúde das empresas.

O marketing está acima de tudo que existe sobre gestão empresarial, seja de uma megamultinacional ou sua pequena startup de brigadeiro que você vende na rua como trabalhadora autônoma.

Quando escrevi a matéria “O efeito não criativo” no blog do Projeto Implantando Marketing, em meados de 2015 já alertava detalhes importantes sobre a gestão baseada apenas em dados analíticos:

“O mercado digital expandiu em milhões de vezes nossa capacidade de gerir e analisar métricas, mas elas não podem e não devem, ser o objetivo final”

O marketing está acima de todos os conceitos empresariais existentes hoje no universo conhecido(hehehe).

Não existe nenhum tipo de comércio mundial sem o marketing, por um único e simples motivo, dentro do marketing existe o “Fator Comunicação” , o único composto realmente trabalhável do mix de marketing. Ou seja, o fato de você sair de casa você já está fazendo marketing, pois um dos conceitos do marketing é você expressar a sociedade ao seu redor a sua forma de se comunicar, seja por uma foto, uma fala, uma ação ou simplesmente dar Bom Dia ao seu vizinho(marketing de relacionamento).

O marketing está acima de todos, sejam eles seres humanos ou animais, sim os animais também fazem marketing, quantos “Pet Celebridades” você conhece hoje. Não existem fronteiras que param o conceito de marketing, o que existe são universos digitais e tecnológicos que o marketing ainda não alcançou.

Os conceitos de marketing atravessaram todas as barreiras impostas pela sociedade e literalmente tomaram o papel da publicidade como conceito principal de comunicação empresarial, conforme escrevi em minha matéria “O Fator Publicidade”:

“a palavra “marketing” se banalizou, se tornou algo que todo brasileiro sabe um pouco, e assumiu o papel da publicidade como forma principal de comunicação”.

Hoje as empresas devem entender que os conceitos de marketing devem ser utilizados em todos os ramos empresariais, independente do tamanho de sua empresa.

Cada vez mais o mercado vai ser saturado de informações de baixa qualidade e conteúdo questionável. Aplicativos que vão se tornar obsoletos por não ter funcionalidade. Tecnologias que vão ser criadas e também vão desaparecer. Ideias e serviços que vão nascer, ter sua vida útil e desaparecer.

A única forma das empresas continuarem se desenvolvendo e construindo sua história no mercado é entender que:

A Criatividade está Acima de Tudo e o Marketing Acima de Todos!

O papel dos profissionais ligados a comunicação, seja ela desenvolvida por marketeiros, publicitários ou qualquer outro termo técnico que você quiser inventar, deve estar diretamente relacionado ao potencial criativo do projeto e sua capacidade de gerir uma gestão estratégica baseada em dados.

Os conceitos do marketing devem ser utilizados de todas as formas e maneiras possíveis, mas devem obrigatoriamente conter uma dose criativa em sua essência para conseguir se destacar num mercado saturado de informações.

Por isso utilizei um slogan famoso recente, que nada tem a ver com a matéria, para dizer:

Criatividade acima de tudo! Marketing acima de todos!

Rodolfo Jr – Pensar Estratégia
11-943052030
“Pensar estratégia é…aproveitar oportunidades!”

www.youtube.com/c/pensarestrategia

Twitter:@PensarE
https://www.facebook.com/pensarestrategia https://br.linkedin.com/in/rodolfo-garcia-49805328 https://instagram.com/rodolfodanielsjr/ https://prezi.com/user/ylb83ol9ognj/

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.