Criatividade: da ideia à ação

Você se considera uma pessoa criativa? Procura inovar no seu dia-a-dia? Caso você tenha respondido não a essas perguntas tenho uma boa notícia: a criatividade é uma característica de todos os seres humanos! Sim, é isso mesmo… Somos seres racionais com habilidades de se adaptar às situações e isso exige que sejamos criativos. O que pode nos impedir de ter boas ideias no momento em que precisamos sao bloqueios, sejam eles emocionais (ex: vergonha, medo), ambientais (estar em um ambiente diferente do que estamos acostumados, como uma reunião em um cliente por exemplo) ou perceptivos (achar que os outros vão nos julgar de uma forma negativa a partir do que iremos sugerir), entre outros. Quer minimizar esses bloqueios? Alguns fatores podem ajudar você:

– Auto-conhecimento – Entender qual é o seu bloqueio e porque ele ocorre é o primeiro passo para o processo de melhoria;

– A união – Somos pessoas diferentes entre si e juntos podemos trocar experiências e, através de visões de mundo distintas, criar ideias mais efetivas.

– O repertório – Conhece a frase que diz: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”? Para desenvolver ideias é importante conhecer um pouco sobre tudo, ter sede por conhecimento, anotar pontos interessantes observados no dia-a-dia.

Bom, a partir dessa base, chegou a hora de criar. O primeiro  ponto a ser entendido é que a criatividade nao é uma ideia, mas sim um processo, que comprende a fase de preparação ( que eu elenquei acima), a fase de estruturação das ideias e a fase de realização. Para ajudar você nas etapas desse processo, proponho a seguinte analogia: se todos os seres humanos são criativos, que tal utilizarmos elementos do nosso corpo para representar os conceitos desse universo? Acompanhe:

– Coloque a cabeca pra funcionar –  Para desenvolver algo diferente, uma boa dica É utilizar o seu repertório para relacionar universos aparentemente distintos e observar algo em comum entre eles, como eu fiz no texto por exemplo ao relacionar corpo humano e criatividade. Para te ajudar nessa etapa proponho o seguinte: determine claramente qual é a sua necessidade, qual é o seu publico e quais são as palavras chave ligadas a esses universos. Feito isso, busque musicas, imagens, citações, vídeos e outros conteúdos ligados a esse universo, sempre anotando tudo. Você vai se surpreeender com a quantidade de analogias que encontrará.

– Deixe seu coracao falar –  A chave para ter uma ideia que fixe na mente das pessoas é envolvê-las atraves da emoção. Por isso, busque ideias que provoquem  sensações positivas no seu público e que criem empatia com ele. Você já reparou como as frases de reflexão fazem sucesso no facebook? Isso ocorre porque elas evocam lembranças e emoções em todos nós.

– Mãos à obra – Depois de estruturar a sua ideia, é importante que voce trabalhe para que outras pessoas a conheçam. Isso envolve pensar tanto nos canais que você utilizará para divulgá-la quanto nas parcerias que você pode fazer para que ela amadureca e se expanda. Lembre-se do que eu disse no inicio do texto: a união faz a forca!

-” Pernas pra que te quero” pra realizar – Depois de montar toda a estrutura, chegou a hora de implantar sua ideia! Para te apoiar no dia-a-dia, elenque em um papel o seu plano de ação, ou seja, a sua lista de tarefas discriminando claramente o que será feito, quem fará, como fará e quando fará. Conforme as tarefas forem feitas, anote o status para verificar a evolução.

E ai, pronto pra começar? Boas ideias e bom negócios!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comments

  1. Ueliton

    Criatividade é um assunto que muito se fala, mas ainda não havia encontrado um artigo tão completo como esse! Está de parabéns Tainah, ótimas observações… vamos incentivar a galera a por a mão na massa agora!

  2. Tainah

    Ueliton, fico feliz que tenha gostado! Colocar a mão na massa é mesmo fundamental para dar forma às ideias! Abraço