Cada vez mais a internet nos surpreende com ofertas de produtos e serviços. E para aqueles que sabem usar a criatividade a seu favor, é possível conquistar uma legião de seguidores e clientes.
Nesta entrevista com a Relações Públicas Camilla Resende Martins, 29 anos, proprietária da Cupfit, que comercializa bolos, doces e cupcakes sem glúten, lactose e diets, ela nos conta a história de sucesso do seu negócio nas redes sociais.
Implantando Marketing: Para você, o que é empreendedorismo?
Camilla: Empreendedorismo é agir. Pensar em um novo negócio e fazê-lo acontecer. Conseguir gerir, inovar, coordenar e realizar os projetos. Um bom empreendedor tem que ser comunicativo, criativo, organizado e o principal: saber escutar as outras pessoas.
Implantando Marketing: Qual a melhor forma do jovem, que tem o sonho de empreender, começar? Ele deve apostar na sua ideia ou ter uma experiência prévia no mercado de trabalho?
Camilla: Acredito que a melhor forma do jovem empreender é apostar na ideia, mas com um olhar no mercado de trabalho. Não adianta ter uma ideia boa sem saber se o mercado de trabalho vai aceitar o novo “produto/empresa”.
Implantando Marketing: Conte-me um pouco da sua história, sobre quando começou a empreender seu próprio negócio.
Camilla: Comecei a empreender com a Cupfit depois que descobri a minha intolerância ao glúten. Vi a necessidade de produzir e prestar mais atenção na minha alimentação com essa restrição. Comecei a pesquisar o mercado e, ao mesmo tempo, já estudando e aprendendo novas receitas para começar a vender.
Implantando Marketing: Quando você começou, precisou usar a sua criatividade? Como foi?
Camilla: A criatividade tem que estar no meu negócio a todo momento. Desde a criação até hoje. Sem a criatividade não conseguiria atingir o público que tenho hoje. Preciso sempre criar novas receitas, novas embalagens, novos cursos usando sempre a criatividade para atrair mais o público para os meus produtos.
Implantando Marketing: Quais os diferenciais do seu negócio?
Camilla: Posso falar que é a personalização de cada pedido. Acredito que cada cliente e pedido merece um olhar personalizado. Gosto que os meus clientes saibam que tudo que a Cupfit produz, é entregue com muito carinho, profissionalismo e atenção. Gosto de atender cada cliente, gosto de conversar, saber detalhes de tudo. Não quero apenas vender, quero conhecer e ter uma relação com cada cliente. E hoje posso falar que tenho vários clientes fiéis a minha marca.
Implantando Marketing: De onde vem sua inspiração? De onde você tira as suas ideias? Você costuma viajar pelo mundo para se inspirar no que existe de mais inovador em alimentação saudável?
Camilla: Minhas inspirações vêm de muitas pesquisas na internet, conversando com amigos, viajando, participando de feiras… Gosto de me atualizar sempre, então não tem uma frequência. Gosto de sempre ter um novo diferencial para atender meus clientes.
Implantando Marketing: Você trabalha com a criatividade? Como você a usa no seu dia a dia?
Camilla: Sim. A criatividade sempre está com a Cupfit, desde o pedido até a entrega do produto. Gosto de usar a criatividade ao embrulhar os doces, fazer um lacinho diferente até realizar uma entrega mais personalizada. Acredito que a criatividade é uma forma de me diferenciar dos demais concorrentes e mostrar para os meus clientes e prospects que a Cupfit tem todo um cuidado com a entrega do produto final. Não estou querendo apenas vender, mas sim manter um relacionamento com todos os clientes.
Implantando Marketing: Inovação ainda é um termo muito distante do cotidiano de milhões de pequenos empresários. Como é possível inovar sem recorrer a grandes parcerias? Qual a sua recomendação ao pequeno empresário?
Camilla: Hoje a Cupfit conta com um bom e velho marketing: boca a boca. Sendo assim, ainda não precisei recorrer a grandes parcerias ou grandes inovações. Utilizo apenas as redes sociais e as indicações de clientes. A minha sugestão para os novos empresários é abusar das redes sociais. Hoje todos estão quase 24 horas conectados e conseguem achar seu produto/empresa com muita facilidade.
Implantando Marketing: Para finalizar, você se considera uma empreendedora criativa? Por quê?
Camilla: Sim, me considero uma empreendedora criativa. Não gosto de pensar dentro de uma caixinha. Gosto de pensar o além de uma simples entrega. Gosto de agregar valor para todos os meus clientes e futuros clientes. Gosto de inovar com produtos, embalagens, cursos, receitas….Hoje o sucesso da Cupfit pode se dar pelo simples fato de que eu não penso em quantidade de pedidos, mas sim qualidade agregado a criatividade.