Curso InBox: Buscar ID promove imersão em marketing

Nos dias 12 e 13 de dezembro, a Buscar ID, uma das agências digitais de maior destaque em Minas Gerais, realizou em sua sede, em Belo Horizonte, a 1ª edição do InBox – Inteligência Digital 2015. O curso completo de marketing digital foi oferecido gratuitamente para 15 pessoas e ministrado pela equipe de profissionais da agência.

Na abertura do curso, o fundador da Buscar ID, Rodrigo Nascimento, explicou aos participantes a dimensão do que seriam os 2 dias do InBox, enfatizando que a proposta do evento era compartilhar conhecimentos sobre o marketing digital. “Queremos trocar experiências, provocar discussão e a interação entre os presentes de forma colaborativa”, destacou.

O curso com duração de 16 horas foi estruturado utilizando o ciclo de vida do consumidor, criado pela Buscar ID e utilizado pelos profissionais da agência para orientar as ações estratégicas de interação do público-alvo com a empresa, de acordo com as etapas do ciclo de compra do consumidor. Com base nessa metodologia os profissionais da agência, compartilharam seus conhecimentos, dificuldades e desafios encontrados no desenvolvimento de ações de planejamento, SEO, conteúdo para web, mídia online, design para web, CRO (Conversion Rate Optimization), e-mail marketing, tecnologia da informação e web analytics, temas amplamente abordados no evento pelos alunos que participaram do InBox e pelos professores da Buscar ID.

Dentre as principais discussões e questionamentos levantados ao longo de todo o curso estava a necessidade de se repensar o relacionamento entre o cliente e a empresa, apontada por Felipe Varanda, Planner da agência, como principal elemento a ser transformado nesta nova configuração de mercado gerada pelo Marketing Pós-Digital. “Não é mais viável para os negócios, que empresas ainda adotem estratégias e pensamentos do século XVIII buscando atender clientes do século XXI. Querer vender a qualquer custo, não é uma alternativa viável atualmente. Todos querem vender, mas é preciso se questionar antes de tudo: como está o relacionamento da empresa com o cliente e o que tem sido feito para melhorar essa relação?”, questionou.

Rodrigo Nascimento em sua exposição sobre e-mail marketing também reforçou a ideia de que as empresas não devem ter como objetivo único convencer o cliente a comprar algum produto ou serviço, e citou esse como um dos principais erros nas ações de divulgação de e-mail marketing. “Empresas que direcionam todas as suas ações de marketing buscando foco apenas em vendas serão eliminadas pelo próprio mercado. É preciso fazer a venda de forma indireta. Primeiro trabalhe o relacionamento, prime pela qualidade e certamente conquistará vendas”, definiu.

O especialista em Mídia, André Pierazoli, além de falar sobre as ferramentas, frisou que a mídia online deve ser planejada com muita atenção, foco, metas e objetivos claros a respeito do que se pretende e quantas pessoas se deseja alcançar com essa ação. “Ter um olhar atento é o que vai determinar o sucesso ou o fracasso de qualquer ação, independente, do tipo de mídia utilizada”, esclareceu. Ele ressaltou ainda que cabe ao profissional de mídia saber transformar dados em informações relevantes para obtenção de resultados. “Métricas são dados que refletem comportamentos, por isso nunca mensure ou tome decisões por achismos, porque é um efeito dominó”, alertou.

Além do aprendizado conquistado a partir dos conteúdos propostos, o InBox contribuiu para apresentar um panorama geral sobre o mercado de trabalho e o perfil dos profissionais que atuam (ou pretendem atuar) com o marketing digital. Todos os professores foram enfáticos ao dizer que esse é um mercado em expansão e requer profissionais que estejam dispostos a abandonar a zona de conforto e serem inovadores, proativos, ágeis e dispostos a se atualizarem sempre. “O mercado de marketing digital está ‘bombando’ e pode ser uma oportunidade viável para os profissionais que desejam atuar nessa área. É preciso fazer experimentações, testar, inovar e ser um grande conhecedor desse universo digital. Os profissionais têm que buscar conhecimento e ter foco para conquistar o crescimento pessoal e profissional”, destacou o fundador da Buscar ID.

O Gerente de SEO, Felipe Silva, exemplificou a situação do mercado ao contar para os alunos, que mesmo após formado precisou sair da zona de conforto em busca de conhecimento. “Foi na prática que entendi as aplicações das principais ferramentas de SEO”, disse. Em sua apresentação sobre o tema, o especialista revelou que de modo geral melhorar o posicionamento de qualquer site no Google se assemelha a um jogo de xadrez: “com boas estratégias e paciência você trabalha com as peças certas e alcança bons resultados”, afirmou.

Ainda que com ações distintas na busca por resultados para os clientes atendidos pela Buscar ID, os painéis sobre Design, Conteúdo Web e Tecnologia da Informação, apresentados respectivamente por Gabriel Silveira (Diretor de Criação), Isabella Magalhães (Estrategista de Conteúdo) e Igor Daniel (Gestor de TI) deixaram claro aos participantes do InBox, a importância de se trabalhar (em todas as etapas) com planejamento, orientado para resultados, pensando cada vez mais no modo com que o trabalho vai impactar o cliente e realizá-lo de forma colaborativa.

No painel onde se abordou que o “futuro já está entre nós”, Rodrigo Nascimento, apresentou um panorama no qual o uso da tecnologia se fará (e já faz) cada vez mais presente na vida das pessoas, de forma a oferecer serviços e produtos cada vez mais personalizados. Ele destacou também a necessidade de se compreender as mudanças que estão acontecendo no mercado de marketing pós-digital e no mundo, de modo que os profissionais possam antecipar soluções para os anseios de um novo público consumidor.

Na mesa redonda, realizada no encerramento do evento, os profissionais da Buscar ID realizaram um bate-papo coletivo e receberam um feedback dos participantes sobre a experiência de imersão em “2 dias de puro marketing”, vividos durante a realização do InBox. “O curso foi sensacional, foram dois dias de imersão total em marketing digital, trocas de ideias, conhecimento e experiências. Os temas abordados foram sem dúvida, muito bem escolhidos e aplicados. Além de serem temas super atuais, são indispensáveis para o dia a dia de qualquer agência ou profissional da área. O que me chamou a atenção também, foram os participantes, a Buscar ID conseguiu reunir uma galera com realidades e cenários completamente diferentes, mas com um mesmo objetivo. Isso resultou em discussões que agregaram ainda mais conhecimento ao evento”, declarou José Luis Tenório, Sócio-Fundador da Agência Snoop e participante do InBox.

Luana Teixeira de Souza Cruz, jornalista e mestre em estudo de linguagens enfatizou que seu maior aprendizado a partir da experiência do InBox foi pensar o marketing digital, além das ferramentas e de modelos preestabelecidos. “Esses modelos que dominaram a comunicação, o mercado de trabalho, o comportamento do consumidor e relações interpessoais não se aplicam ao contexto de economia criativa e construção do conhecimento coletivo que estamos vivendo”, diz.

inbox-2015-buscar-ID-banner

AÇÃO DE NATAL: MARKETING PARA FAZER O BEM ACONTECER

A contrapartida proposta pela agência Buscar ID ao público para participação no curso gratuito foi apadrinhar uma criança realizando seu desejo de ter um brinquedo, roupa e/ou calçado neste Natal. De acordo com o Fundador da Buscar ID, as crianças apadrinhadas pelos alunos do InBox fazem parte de um projeto familiar de uma ex-funcionária da agência que realizam um Natal Solidário para as crianças do interior em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa mobilizou os participantes que se sentiram recompensados em colaborar com essa ação do bem. “Mais do que oferecer um curso ou aprendizado específico, foi oferecido a oportunidade de sermos mais solidários. Fiz questão de escolher com muito carinho. Fiquei muito feliz com a iniciativa”, destacou a Relações Públicas e Analista de métricas digitais/Marketing de performance, Camila Jardim.

O público presente além de ganhar conhecimento teve a oportunidade de contribuir para tornar o Natal de muitas crianças realmente feliz neste ano. É o marketing gerando conhecimento e transformando realidades.

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.