Aluno tem que trabalhar na faculdade…só assim aprende alguma coisa de verdade…

Final de Semestre na vida de todo professor universitário, é um pouco chato… provas a serem aplicadas e corrigidas, alunos que reclamam por qualquer coisa que o tirem da zona de conforto, onde zona de conforto de aluno é igual a:

Assistir aula (sem ser até tarde, lógico) + decorar alguns conceitos + fazer uma prova ou avaliação de múltipla escolha.

Qualquer coisa fora disso, faz com que o professor muitas vezes seja visto como o “chato”, insuportável, etc, etc, etc…

Infelizmente, trata-se de um cenário triste porém muito real no Brasil em pleno 2018, num país que precisa cada vez mais de um elevado quociente de empreendedorismo e inovação para sair desse marasmo e das crises que tanto nos assolam.

Confesso que tal cenário me incomoda e sempre me incomodou nesses doze anos que tenho no Ensino Superior.

A pergunta que sempre me fiz e faço diariamente é: como podemos fazer para aumentar a experiência dos alunos em sala de aula e em todo o período em que eles ficam na faculdade?

Como fazê-los aumentarem seu engajamento com o curso, bem como o prazer de estarem fazendo aquele curso? Afinal, somos de Marketing!

Gostaria de apresenta-los a duas iniciativas que participei como orientador, ambas com o mesmo objetivo de aumentar a experiência dos alunos nos cursos…
Trata-se do Projeto do Curso de Marketing da Unicid (Universidade Cidade de São Paulo), e do Projeto “To Be Shared” desenvolvido pelos alunos, também do curso de Marketing da Fatec Sebrae, ambas em São Paulo.

Basicamente, ambos os projetos, levam a experiência da criação de um serviço, do Marketing de Conteúdo (Inbound Marketing), bem como sua difusão nas mídias sociais, utilizando também uma tentativa de estratégia Omnichannel, onde os alunos são responsáveis pela criação e difusão dos seguintes canais:

– Blog – Canal Principal,
– Instagram
– Facebook
– YouTube

Os alunos se dividiram em grupos por assuntos e 100% dos conteúdos foram estudados, exemplificados e compartilhados sob orientação, por eles mesmos!!

Os resultados são bastante animadores, pois temos alunos de 1º Semestre desenvolvendo os próprios conteúdos, resultado direto do estudo e comprometimento de todos!
É uma tentativa, que pode dar muito certo, existem arestas a serem aparadas para que as coisas fiquem a contento, mas podemos fazer a diferença!

Convoco todos os professores da área de Marketing a fazer seus alunos trabalharem, criarem seus portfólios desde o primeiro momento na faculdade…
Se essa revolução não começar pelo Marketing, pode ser que nunca a tenhamos!

Acesse e conheça os Projetos:

Marketing Unicid
Blog
Facebook
Instagram
Youtube

#GoWolves

To Be Shared (Fatec Sebrae)

Blog
Youtube
Instagram
#GoFoxes

Aguardamos a visita de todos!
Até a próxima Folks!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.