Dados e Conteúdo: por que você deve utilizá-los em sua estratégia?

Quando me deparei com a possibilidade de trazer um tema atual aqui no Blog do Implantando Marketing mostrando um pouco do meu cotidiano na Rock Content e demais projetos como a PinterestWork, não poderia deixar de compartilhar com vocês um pouquinho sobre conteúdo, personas, estratégia, métricas e …..dados.

 

dados-1

 

Percebemos que cada vez mais a publicidade convencional tem se desdobrado para atuar com novidades em um mercado competitivo, cheio de opções para o usuário.

Marcas e empresas têm apostado cada vez mais em tendências e ações que envolvem o marketing digital. Cada vez mais artigos, podcasts nos fazem entender e obter respostas com conteúdos que conectam com a perspectiva de negócio e propostas de valor para clientes.

dados-2

Quando me deparei com a possibilidade de trazer um tema atual aqui no Blog do Implantando Marketing mostrando um pouco do meu cotidiano na Rock Content e demais projetos como a PinterestWork, não poderia deixar de compartilhar com vocês um pouquinho sobre conteúdo, personas, estratégia, métricas e …..dados.  

Jornalismo de Dados 

No entanto, mesmo que algumas empresas produzam conteúdo, um ponto muito importante acaba esquecido. E sinceramente, encare como uma tendência: Jornalismo de Dados. 
Pode soar como novidade ou como uma forma de comunicação, o Jornalismo de Dados baseia-se na crescente disponibilidade de conjuntos de dados e ferramentas de análise de que possibilitam descobrir e contar histórias. 
jornalismo-de-dados

Cinema & Séries

A fonte de dados combinado com plano de ações e produção de material relevante, auxiliam em uma ampla variedade de conteúdo em torno dos dados. Percebemos isso com a Netflix criando séries baseado em dados e informação dos usuários. Ou até mesmo o cinema. O filme O Senhor Estagiário foi todo pensado e criado com auxílio de dados e informações das rede sociais. Aqui tem uma uma matéria que fiz explicando como a diretora utilizou Pinterest para compor projeto de storyboard e identidade visual do filme.

 strange

Infográficos e ebooks entram no quesito conteúdo com dados e são agora um fator chave do conjunto de ferramentas do dentro do marketing digital, a análise e visualização de dados são peças chave nas tomadas de decisão para marcas e negócios. Olhe no Pinterest e você vai ver que um monte de infográficos corporativos na verdade são posts de um determinado blog. Basicamente, o usuário se depara com um visual e design com dados que contam um fato, dicas ou até mesmo uma história. Storytelling?

As empresas de hoje têm acesso a mais dados do que nunca. Com tanta essa informação é  importante saber como e porque fazer, e se tais dados e números estão aliados com os objetivos do seu negócio. Lembrando que isso muitas vezes é ignorado no mundo de informações que nos cerca. É necessário cuidado e atenção pois uma métrica sem sentido, de nada vale nos “finalmente”.

Alguns questionamentos que sempre geram motivo de conversa em meu dia a dia com nossos clientes na Rock são: Como entender as métricas do seu objetivo? Onde e como você deve atuar dia a dia? Com qual frequência? Não se esqueça de analisar e se basear nos dados e informações.

info

Analise seus dados como se eles fossem únicos

Dados ao serem convertidos no funil de vendas da estratégia, não necessariamente vai ser  “money”. O objetivo em volta do que você quer com tal ação de marketing digital é muito mais importante nesse momento e quais dados de análise vão ser importantes para o seu negócio.

Nosso colega Clayton Cunha já mencionou aqui no blog que outros fatores dentro das análises soam como VALOR e PODER. Válido acompanhar o texto onde eles menciona 5 pontos importantes nas análise de dados e Big Data.

dados-3

Gostaria muito de saber sua história com números e ações ou até curiosidades. Falei aqui alguns momento sobre PInterest e na verdade estou devendo uma “aparição” de verdade com algumas dicas para negócios aqui no Blog. Vamos conversando no próximo mês ok? Enquanto isso pode ir acompanhando outras dicas aqui na PinterestWork e aqui no Blog do Implantando Marketing :)

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.