Data Base Marketing: O que isso quer dizer?

No momento de transformação tecnológica que atravessamos, uma terminologia muito usada na área de tecnologia da informação esta sendo usada na área de marketing como uma ferramenta a suprir uma necessidade do mercado: a segmentação e agrupamento de consumidores para que as empresas possam direcionar e ter maior assertividade no desenvolvimento de campanhas publicitarias de suas marcas e produtos.

Data base Marketing ou Marketing de Banco de Dados é conhecido como o processo de identificação, coleta, cadastro e análise de dados relevantes sobre os clientes de uma empresa. Possibilita a busca de informações no banco de dados e a emissão de mensagens adaptadas ao perfil desejado de cliente, tornando assim, as mensagens dirigidas e eficientes.

Esse desenvolvimento de ações dirigidas permite uma melhor exploração do público e a descoberta de novos nichos de mercado. Vai muito além de um simples cadastro de clientes: é capaz de gerar e proporcionar interatividade e aproximação.

Os dados são armazenados em um banco de dados que é compilado usando informações internas e externas: histórico de compra e venda; redes sociais; informações de vendas; correspondências por e-mail, promoções.

O principal objetivo da data Base Marketing é compilar os dados obtidos, transformando em informação relevante para gerar ações que alavanquem as vendas de uma empresa.

Além de gerir toda a capacidade da empresa de comunicar; promover produtos, serviços e conceitos; entre outras funcionalidades, uma atividade com base no gerenciamento de banco de dados (captura e armazenamento) aperfeiçoa os dados de uma empresa através de praticas eficientes de marketing.

Mais do que relacionamento de venda, essa pratica permite a obtenção de informações para o pós venda, fidelizando o cliente.

O mais importante dessa ferramenta poderosa de marketing é que ela pode ser usada por empresas do setor financeiro, bancos, varejistas, fornecedores de tecnologia, empresas de serviços de internet, companhias de seguros e empresas de B2B.

A data Base Marketing (Marketing de Banco de Dados) é uma ferramenta poderosa que ajuda empresas de médios e grandes portes, onde possuem uma base de clientes com enormes quantidades de dados. Ou seja, para que se tenha um melhor aproveitamento dessa modalidade para a empresa, é preciso que tenha uma base de dados estruturada com dados sobre os clientes. Essa pratica tem eficácia quando a base de dados dos clientes esteja correta e atualizada sempre.

Hoje, o volume de dados gerados é muito grande e com isso devemos avaliar esses dados da melhor maneira possível para que a empresa possa melhorar seu feedback com os clientes, gerando mais lucratividade para ela, satisfação para o cliente com o serviço prestado ou produto adquirido.

Espero que tenham gostado das informações. Fica aberto para sugestões e quem sabe apresentação de uma empresa que possui essa metodologia em fase de implantação, ou mesmo implantada, para abrilhantar ainda mais nossa discussão que esta apenas no começo e temos muito a evoluir no assunto. Vemo-nos no próximo post

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.