No momento de transformação tecnológica que atravessamos, uma terminologia muito usada na área de tecnologia da informação esta sendo usada na área de marketing como uma ferramenta a suprir uma necessidade do mercado: a segmentação e agrupamento de consumidores para que as empresas possam direcionar e ter maior assertividade no desenvolvimento de campanhas publicitarias de suas marcas e produtos.
Data base Marketing ou Marketing de Banco de Dados é conhecido como o processo de identificação, coleta, cadastro e análise de dados relevantes sobre os clientes de uma empresa. Possibilita a busca de informações no banco de dados e a emissão de mensagens adaptadas ao perfil desejado de cliente, tornando assim, as mensagens dirigidas e eficientes.
Esse desenvolvimento de ações dirigidas permite uma melhor exploração do público e a descoberta de novos nichos de mercado. Vai muito além de um simples cadastro de clientes: é capaz de gerar e proporcionar interatividade e aproximação.
Os dados são armazenados em um banco de dados que é compilado usando informações internas e externas: histórico de compra e venda; redes sociais; informações de vendas; correspondências por e-mail, promoções.
O principal objetivo da data Base Marketing é compilar os dados obtidos, transformando em informação relevante para gerar ações que alavanquem as vendas de uma empresa.
Além de gerir toda a capacidade da empresa de comunicar; promover produtos, serviços e conceitos; entre outras funcionalidades, uma atividade com base no gerenciamento de banco de dados (captura e armazenamento) aperfeiçoa os dados de uma empresa através de praticas eficientes de marketing.
Mais do que relacionamento de venda, essa pratica permite a obtenção de informações para o pós venda, fidelizando o cliente.
O mais importante dessa ferramenta poderosa de marketing é que ela pode ser usada por empresas do setor financeiro, bancos, varejistas, fornecedores de tecnologia, empresas de serviços de internet, companhias de seguros e empresas de B2B.
A data Base Marketing (Marketing de Banco de Dados) é uma ferramenta poderosa que ajuda empresas de médios e grandes portes, onde possuem uma base de clientes com enormes quantidades de dados. Ou seja, para que se tenha um melhor aproveitamento dessa modalidade para a empresa, é preciso que tenha uma base de dados estruturada com dados sobre os clientes. Essa pratica tem eficácia quando a base de dados dos clientes esteja correta e atualizada sempre.
Hoje, o volume de dados gerados é muito grande e com isso devemos avaliar esses dados da melhor maneira possível para que a empresa possa melhorar seu feedback com os clientes, gerando mais lucratividade para ela, satisfação para o cliente com o serviço prestado ou produto adquirido.
Espero que tenham gostado das informações. Fica aberto para sugestões e quem sabe apresentação de uma empresa que possui essa metodologia em fase de implantação, ou mesmo implantada, para abrilhantar ainda mais nossa discussão que esta apenas no começo e temos muito a evoluir no assunto. Vemo-nos no próximo post