Destaque de maio: A transformação profissional de Débora Saldanha

Débora3Débora Saldanha é associada do núcleo Twitter do Implantando Marketing há um ano e se destacou, no mês de maio, pela criatividade, comprometimento, assiduidade e repercussão dos posts junto aos seguidores do projeto. Formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas e Gestão de Imagem, possui especialização em Marketing pelo Grupo Uninter. Nesta entrevista, a associada fala sobre sua paixão pela área de marketing e como tem sido sua experiência no projeto. Confira:

Implantando Marketing: A escolha da carreira profissional é um momento de muitas incertezas e medos. Como foi para você?

Débora: Sempre gostei da área de comunicação, então sabia – mais ou menos – para onde me direcionar. Pesquisei muito sobre jornalismo, rádio e TV, publicidade e relações públicas. Mas, no início escolhi publicidade. Porém, no decorrer do curso, acabei optando por RP, porque achei que tinha mais afinidade. Mas, decidi pelo marketing quando surgiu um trabalho numa agência digital, para essa área, e foi ali que percebi que era isso que eu gostaria de seguir profissionalmente.

Implantando Marketing: Como foi a sua primeira experiência no mercado de trabalho? Quais conselhos você daria para quem ainda está estudando e procura uma oportunidade de trabalho?

Débora: Entendo que a experiência depende muito de suas escolhas. Escolhi por fazer a faculdade e estagiar desde o início, justamente para conhecer melhor qual área seguir, saber dos desafios do mercado e tudo mais. Ainda assim, não foi fácil, pois muitas vezes só o estágio acaba por não suprir suas necessidades. Então, ingressei na área de vendas e atendimento, o que me ajudou a crescer como profissional e conhecer essa área. Mas, busquei estar sempre antenada e em dia com os estudos, cursos e atividades de marketing e comunicação. E isso me ajudou a, posteriormente, conseguir atuar com o que sempre quis, que é o marketing digital. Meu conselho é este: estar sempre em busca de seus sonhos, por meio de muito aprendizado, networking e sempre com a mente aberta ao novo, para todas as possibilidades que a vida lhe trouxer. Nem sempre o início será como queremos, mas se batalharmos, iremos conseguir.

Implantando Marketing: Você trabalhou, em 2008, como consultora de vendas realizando prospecção, vendas e divulgação em sites de busca, serviços de otimização de sites e links patrocinados. Como foi essa experiência, em uma época que o assunto ainda era pouco conhecido?

Débora: Essa foi a oportunidade que mencionei um pouco antes. Quando recebi essa proposta de trabalho eu sabia do que se tratava, porém não tinha tanto conhecimento do assunto, mas abracei a causa e me dediquei. A agência deu todo suporte de conhecimento possível em SEO, Links, SEM. Aprendi muito com eles! Mas, na época, não fazia ideia da proporção que esses serviços iriam tomar. Eram pouco conhecidos e as empresas ou não entendiam como funcionavam ou não queriam entender, e achavam “caro”. Por isso, não foi um trabalho fácil, justamente por se tratar de uma “novidade”. Tínhamos que explicar o que era, como funcionava, e tudo mais. Hoje em dia as empresas vão atrás de alguém que faça isso.

Implantando Marketing: Atualmente, você trabalha para Alpar do Brasil realizando atendimento e vendas B2B on-line. Quais são os principais desafios que você enfrenta nas funções de gestão e relacionamento com clientes?

Débora: O meu maior desafio na Alpar é fazer um trabalho de consultoria sem visitar o cliente. Ou seja, preciso saber o que o cliente necessita sem saber como é sua loja física, qual o seu foco, e quais produtos já possui em estoque – não é tão simples já que é por telefone e/ou e-mail. Além disso, o fato de trabalhar apenas com clientes que não compram há algum tempo, é algo que complica ainda mais. Mas, e-mails marketing ajudam, e nada melhor que um bom atendimento para que o cliente se sinta à vontade e confie em quem está no outro lado da linha. Acho que isso é o essencial!

Implantando Marketing: Você é colunista no blog Soccer News Grêmio, onde faz análises dos jogos, comentários e narrativas de experiências vividas. Como surgiu a ideia desse projeto?

Débora: Em minha adolescência joguei futebol por 5 anos, e hoje tenho o esporte como hobby. Minha mãe é apaixonada por futebol, e aprendi a gostar dele com ela e com meus primos que me levavam ao campo. Dessa forma, resolvi criar uma conta no Twitter para falar só de futebol e do Grêmio, principalmente, que é meu time de coração. Após algum tempo, veio o convite para escrever no blog Soccer News Grêmio – um dos maiores a respeito e fazer as análises. Como eu sempre assistia aos jogos e gostei de escrever, acabei unindo o útil ao agradável. E tem rendido bons trabalhos.

Implantando Marketing: Há nove meses você trabalha também como gestora de conteúdo na Aliveweb – Agência de Marketing Digital. Quais são as principais atividades realizadas?

Débora: Esse serviço devo quase que exclusivamente ao projeto Implantando Marketing, pois foi depois que eu entrei para o projeto que ele surgiu. O fato de me dedicar mais ao Twitter, a buscar mais informações, a aplicar o que eu vinha aprendendo no projeto contribuiu para trabalhar na agência. Quando comecei a escreve artigos, a agência passou a me seguir no Twitter e a monitorar o meu trabalho. Logo em seguida me convidaram para escrever um artigo, mas sem pretensão alguma. Então, vieram mais artigos, e logo a proposta de fazer um trabalho com alguns clientes deles, e eu topei. O trabalho deu certo e eles acabaram propondo a parceria. Faço a curadoria e produção de conteúdo digital para alguns clientes, além dos artigos e estratégias para a própria agência.

Implantando Marketing: Como você consegue realizar tantos trabalhos simultaneamente?

Débora: Acho que por ser geminiana (risos). Eu tento dividir meus horários, acordar 1 hora mais cedo – no mínimo – e aproveitar cada “brecha” de tempo que tenho. Mas claro, não é tão simples, ainda mais quando se tem uma filha de 5 anos! Ou seja, ainda tenho que me dedicar à ela. Creio que o fato de trabalhar em casa também me ajuda muito a conseguir manter todas essas tarefas. O tempo que muitas pessoas gastam se dirigindo até o trabalho, eu gasto para me organizar e fazer o trabalho da Aliveweb, por exemplo. É uma questão de planejamento e dedicação, que às vezes cansa, mas que, no meu caso é recompensador, já que gosto de tudo que eu faço.

Implantando Marketing: O que você destacaria como as principais conquistas e aprendizados nesse 1 ano de atuação no núcleo Twitter do projeto?

Débora: Foram muitas conquistas em termos profissionais e pessoais. A parceria com a Aliveweb e até mesmo com o blog Soccer News foram algumas delas.  Além disso, todo o aprendizado em marketing digital e as amizades verdadeiras que ganhei fazem parte das minhas maiores conquistas. Isso não tem preço!

Implantando Marketing: Qual a contribuição do projeto Implantando Marketing para o desenvolvimento de sua carreira e suas competências pessoais?

Débora: Quando entrei para o projeto não imaginava como ele seria importante para mim. O projeto ampliou minha visão de mercado, de profissionalismo, e os próprios conhecimentos. Por meio da troca de informações, aprendizados e dicas entre os associados, pude conquistar muitas parcerias e elevar meu nível técnico de conhecimento. Aprendi muito por meio de dicas de cursos, palestras online e eventos. Em um ano no projeto, minha vida deu uma “virada” extraordinária. Muitas portas se abriram na área de marketing, e isso somente por meio do Twitter! Quando falo, inclusive, muitos não acreditam, mas o Twitter tem sido minha maior “vitrine”. E isso em função do aprendizado que tive com a equipe, com meu coordenador Ueliton, com outros associados e principalmente, com a presidente do projeto, a Priscila. Só tenho a agradecer ao projeto. E principalmente, por me devolver o sonho que eu sempre tive: de trabalhar com o que amo, o marketing!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

4 comments

  1. Priscila Stuani

    Gente! Que entrevista maravilhosa!

    Parabéns Izabela!

    Débora, sou suspeita para falar do seu comprometimento, foco e profissionalismo, mas gostaria de agradecer pela menção e para mim é um orgulho saber que de alguma forma tenho contribuido para o seu crescimento profissional.

    Você é talentosa e incrível em tudo o que faz. Meus sinceros parabéns!

    Beijos!

    • Débora Saldanha

      Pri, que bom que gostou, fico muito feliz!!
      Eu que só tenho a agradecer! Pelas palavras, pelas dicas, por tudo. Que venham muitos anos mais! Beijos.

  2. Izabela Reis

    Muito obrigada Priscila.
    Realmente a Débora é uma profissional muito especial. Tive a honra de entrevista-la, juntamente com o Uelinton, para a seleção do projeto e de imediato percebemos o seu potencial! Muito obrigada Débora por fazer parte do nosso projeto. Abraços

    • Debora Saldanha

      Izabela, minha querida, eu que tenho a agradecer a ti e ao Uelinton por terem me escolhido pra fazer parte deste projeto. Se não fosse por vocês, eu não estaria aqui e não teria tido tanto crescimento e conquistas neste 1 ano. Sou muito grata a vocês, que são grandes profissionais e pessoas!