Descubra 5 características para ser um profissional de Trade Marketing

Olá, pessoal! Final de ano chegando e entre suas resoluções para 2019, você decidiu trabalhar com Trade Marketing. Hum, top hein! Ainda mais por ser uma profissão que ganhou destaque neste último quarter de 2018 e assim, informações sobre o tema pipocaram na internet e no nosso dia a dia. Quais características um profissional de Trade precisa ter para se destacar neste novo mercado?

Lembre-se: para atuar no “mundo dos PDVs”, é necessário gostar de marketing e da área comercial, ou seja, precisa gostar de vender algo, seja um conceito, um produto ou uma ação.

Veja 5 características e reflita se você de adequa ao perfil da vaga!

1 – Paixão pela execução:

O profissional de trade mkt precisa planejar e executar uma ação estratégica de vendas com paixão. Precisa identificar gargalos e possíveis conflitos na realização desta, data inicial e final, controle operacional e orçamentário, contratação de pessoal e compra de materiais, treinar, executar, mensurar a efetividade e apresentar o resultado do ROI da ação ao seu gestor e time comercial. Parecem ser muitas atividades atreladas à única ação e realmente são, mas o fator “paixão pela execução” faz a diferença no trabalho do profissional que se envolve com o que faz e não apenas executa por ser parte do seu trabalho.

2 – Atitude “hands on”: 

Sim! É preciso colocar a mão na massa para que os resultados sell in e sell out aconteçam! Então, não se apegue a ficar apenas dentro do escritório; visite seus clientes, faça bastante pesquisa, saiba elaborar um plano de organização de produtos (planograma), ande com uma trena e um caderninho na mochila, para quando a ideia criativa chegar! Sim, eu gosto do caderno, para poder desenhar, rabiscar, colorir.

3 – Energia para gestão de pessoas:

Cada ser é uma casa e na maioria das vezes não é possível separar o profissional do pessoal, já que passamos quase ou mais de 10 horas trabalhando. Para deixar a casa organizada, o profissional de trade precisa conhecer seu time e lapidar os diamantes diariamente. Gerir pessoas é obrigação de todo profissional que deseja obter resultados comerciais e intelectuais. E cada um faz sim a diferença no seu time.

4 – Visão 360º do PDV do cliente:

O show acontece no PDV! Aprendida esta lição, entenda o funcionamento dos processos do seu cliente para estar cada vez mais próximo a ele. Pesquise sobre sua logística, SAC, comunicação com o shopper, tratamento com os colaboradores. Anote tudo no caderninho do cliente e se prepare para uma reunião. Faz uma baita diferença quando falamos em validação de ações de trade!

5 – Ousadia nas ações de sell out:

Imagine que você concorre com dezenas de marcas por um espaço no PDV. Agora, pense que o orçamento disponibilizado para aquele cliente não é muito e você precisa converter o sell out do varejista para que o departamento comercial negocie um novo sell in. O que fazer? Seja ousado! Converse com compradores e saiba o que deu certo na concorrência; amplie o relacionamento com gerentes de loja, oriente promotores a conquistarem espaços extras; faça uma campanha de reconhecimento para atingimento de meta, que seja complementar à campanha matriz de sell out. Sinta a ação, acompanhe o resultado semanal, converse com o shopper.

Apresente mais do que uma campanha, seja parte dela!

 

Até mês que vem! Sucesso!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.