Desenvolva a sua Comunidade de Marca

Uma comunidade de marca é muito mais profundo que a presença em redes sociais, é ir além da criação de um canal de mídia. Como sempre digo, uma marca precisa de evangelizadores, embaixadores que irão advogar e defender a marca/produto, custe o que custar.

A comunidade é um excelente caminho para a construção de fãs de marcas, (saiba mais nesse artigo: As marcas além da razão) mas não é algo simples, muito pelo contrário, pois exige pesquisa, planejamento, e claro, muito relacionamento. É uma poderosa ferramenta que supera promoções, devido ao alto grau de afiliação e comprometimento com a marca e comunidade.

Estudos demonstram que, membros de comunidades online são até 90% propensos a recomendar a empresa para as demais pessoas. Mais da metade visitam o site diariamente, participam constantemente de fóruns, gerando boas experiências para os clientes.

As contribuições e opiniões devem ser revisadas e atualizadas com regularidade, principalmente com o crescimento e desenvolvimento da comunidade. Entretanto, o amadurecimento do lançamento até a fase adulta, pode levar de quatro a cinco anos para começar a obter resultados. Identificar e engajar usuários hubs, que irão influenciar os demais, não é uma tarefa fácil. A liderança por partes dessas pessoas será a força motriz na construção da comunidade.

Geralmente, uma comunidade de marca possui 5 características:

1- Permeia em torno de interesses compartilhados da empresa/produto.

2 – Conecta membros entre si.

3 – Conecta empresas e marcas com clientes, influenciadores e stakeholders.

4 – Conecta membros com outros potenciais membros.

5 – Preserva ritual e tradições, que envolvem eventos públicos para reconhecer novos embaixadores da marca e/ou comunidade. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o desenvolvimento de comunidade de marca, vamos a um case de sucesso mundial, o programa de embaixadores da empresa Hootsuite Media Inc – plataforma líder em gerenciamento de mídias sociais, programa este, conhecido como Ambassador Hootsuite, o #HootAmb.

hootsuite-ambassador

Quando ingressei no universo de trabalho com mídias sociais, procurei e testei inúmeras plataformas para a realização de um trabalho profissional e eficiente. Confesso que a Hootsuite foi a ferramenta que atendeu e até mesmo superou as minhas expectativas. De cliente para admirador da marca foi um passo, imagina agora como um HootAmb?

A Hootsuite possui uma comunidade global, atualmente com milhares de membros espalhados pelo mundo.  Sempre a procura de entusiastas e apaixonados por mídias sociais, que demonstram o interesse e amor em compartilhar o que a empresa oferece de melhor.

A charmosa e carismática corujinha Owly, como é conhecida pelos seus membros, contribui na humanização da marca, o que cria uma personalidade própria e empatia com a sua comunidade.

Corujinha-hootsuite

A comunidade Hootsuite Ambassador oferece inúmeros benefícios, desafios e recompensas para seus membros. Na área de educação temos acesso à Universidade Hootsuite, assim como descontos em certificações de mídias sociais. Três meses de acesso livre ao Hootsuite Pro, podendo gerenciar até 100 perfis de redes sociais! Você também é reconhecido, ganha visibilidade e credibilidade como destaque nos canais de mídias sociais Hootsuite.

Se você acha que acabou por ai está enganado. A plataforma Ambassador Hub é uma incrível oportunidade de diversão e recompensas. Podemos competir com nossos pares, completar desafios e conquistar emblemas, além de somar pontos e trocar por brindes exclusivos. Tem camisetas, carregador de celular portátil, capa para o laptop, etiquetas, botons, e, até mesmo, recomendações no seu perfil de LinkedIn, incrível isso, não é mesmo?

Quer exemplo melhor para começar agora mesmo a desenvolver a sua comunidade de marca? Faça como a Hootsuite e deixe seus embaixadores advogarem por você!

Boa sorte! Um grande abraço.

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply