Design for All – que movimento é esse?

“Design for All (Design para Todos) é a intervenção em ambientes, produtos e serviços, a fim de que todas as pessoas, incluindo as gerações futuras, independentemente da idade, capacidade, gênero ou cultura, possam desfrutar na construção de uma nova sociedade, com igualdade de oportunidades e que possam acessar, usar e entender qualquer parte do ambiente da forma mais independente possível” (Fundação Design For All – Barcelona).

É um movimento que cresce a cada ano no mundo e que provoca mudanças tanto internas quanto externas, para todos aqueles que desejam modificar o mundo, como eu.

O DFA trabalha basicamente com projetos baseados no conceito de baixo custo, sustentáveis, com materiais comuns e simples de serem executados, e que acima de tudo seja útil para todos. O Design é por definição “uma atividade para servir a humanidade como um todo, melhorar as condições de vida das pessoas e os lugares em que vivem”. É uma ideia nova que envolve a sustentabilidade do próprio design como atividade humana indispensável, que facilita o uso de produtos e serviços para todos as pessoas e cuja finalidade é fazer o bem para
o planeta.

A paixão pela Criatividade me levou a conhecer mais a fundo o Design. A partir daí despertei-me para uma necessidade de contribuir e divulgar o movimento DFA, promovendo a inclusão e a sustentabilidade acima de tudo. Seja através da elaboração de projetos conscientes, criativos, sustentáveis e que sejam comercialmente acessíveis a todos, o importante é que todos estejam envolvidos na mesma conexão “para todos”.

Promover um mundo melhor, mais consciente e profundamente comprometido com a sustentabilidade e a igualdade de oportunidades, é uma garantia de construção de uma sociedade mais humana e positiva “para todos”.

Eu apóio esse movimento. E você?

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

11 comments

  1. Oi Ale!

    Muito legal saber disso, em certa oportunidade, achei várias coisas legais sobre arquitetura sustentável… Inclusve falando que o custo era semelhante ao da construção tradicional, ou seja: podemos criar coisas diferentes, sustentáveis e que certamente terá público para consumir!

    Beijos,

    Priscila

    • Alessandra Alkmim

      Pri!
      Esse tema é fascinante! Eu abracei esse movimento e atualmente estou envolvida com um grupo de estudos sobre o tema. Sim! Podemos criar muitas coisas diferentes, a custo baixo e sustentáveis que, com certeza, vão contribuir e muito para uma sociedade melhor! Beijos.

      • Adoooooooooooooooro Ale!!! Por isso gosto mt dos seus posts, dá para aprender muitas coisas e descobrir tantas outras!

        Bjos

        • Alessandra Alkmim

          #tamojunto !

  2. Eliane Lages

    Oi Alessandra,

    Gostei muito do assunto tratado no post. Projetos desse tipo com certeza poderão ajudar a melhorar cada vez mais a sociedade e torná-la um lugar melhor para se viver. Parabéns pelo post!
    Abraços

    • Alessandra Alkmim

      Que bom Eliane que gostou! Se vc pesquisar mais sobre o tema descobrirá vários projetos interessantes sobre DFA que tenho certeza q vc vai gostar muito! Se quiser dicas e referências me fale que te mando.Beijos!

    • Alessandra Alkmim

      Obrigada Eliane!!!! Beijos!

  3. Izabela Reis

    Parabéns pelo post Alessandra. É interessante saber que existe esta corrente do design que vai além de projetos bonitos, sofisticados e caros. Desmitificou o conceito que muitas pessoas tinham do design como algo elitizado.

    • Alessandra Alkmim

      Extamente isso Izabel! Até eu mesma tinha um preconceito com relação ao design e achava algo bem distante da minha realidade. Hoje, vejo tudo diferente, acessível e colorido! E vem me influenciando de tal maneira que em fevereiro já começo o mestrado em design na UEMG. Eu não posso esperar para mergulhar nesse universo fascinante, criativo e acessível a todos! Beijos!

    • Alessandra Alkmim

      Que bom que gostou Andre! Novidades saudáveis fazem a diferença. Abraços!