Algumas pessoas ainda perguntam: Marketing Multinível não é aquele esquema de pirâmide financeira que vai colocando pessoas e os que chegam primeiro ficam ricos? E todos ficam ligados como se fosse uma corrente? A resposta é, definitivamente, não! Marketing Multinível em nada se assemelha a esquemas de pirâmides de dinheiro ou corrente. Infelizmente, no passado, algumas pessoas criaram estes modelos ilegais, além de imorais. Atrapalhando a credibilidade deste mercado no Brasil.
Hoje, estes esquemas são considerados crimes junto a CVM (comissão de valores mobiliários) e são investigados pela Polícia Federal. Muitas pessoas, na ilusão de se tornarem milionárias de maneira fácil, se iludiram e passaram a fazer parte destes esquemas. Envolveram familiares e amigos e depois se decepcionaram com os investimentos sem retorno e com a quebra do esquema. Logo, certamente, estas pessoas nunca se envolveram de fato com o Marketing Multinível e sim, com esquemas fraudulentos.
O Multinível é essencialmente um modelo de vendas diretas que distribui produtos e/ ou serviços por meio de empreendedores independentes e autônomos.
E este mercado está na mira de grandes marcas que já trabalham no segmento de venda direta como, por exemplo: O Boticário, Natura, Avon e outros gigantes do varejo, que já abriram seus canais de vendas MMN. Dá-se o nome de Multinível ou Marketing de Rede (com a sigla MMN) porque os empreendedores são comissionados em diferentes níveis (multiníveis) de acordo com a equipe de vendas que ele construiu. É denominado também marketing de rede porque os empreendedores que foram recrutados por ele e pelos seus amigos, denominados down lines, ficam conectados, uns aos outros, formando uma imensa rede de empreendedores e relacionamento. Em vários países como EUA e Japão este mercado representa até 33% do PIB e existem famílias inteiras que desenvolvem está atividade desde a década de 80.
No próximo post vou falar sobre o que uma empresa de Marketing Multinível precisa ter para ser sólida e estar dentro da legislação Brasileira.
Quer saber mais sobre este mercado? Estou aguardando seu comentário.
Luduvina J, Andrade
infelizmente por falta de regulamentação mais rigida, muitas empresas estelionatárias se instalam no brasil causando muitos prejuisos, e o que é pior manchando a imagem do verdadeiro MMN