Desmistificando o Marketing Multinível

Algumas pessoas ainda perguntam: Marketing Multinível não é aquele esquema de pirâmide financeira que vai colocando pessoas e os que chegam primeiro ficam ricos? E todos ficam ligados como se fosse uma corrente? A resposta é, definitivamente, não! Marketing Multinível em nada se assemelha a esquemas de pirâmides de dinheiro ou corrente. Infelizmente, no passado, algumas pessoas criaram estes modelos ilegais, além de imorais. Atrapalhando a credibilidade deste mercado no Brasil.

Hoje, estes esquemas são considerados crimes junto a CVM (comissão de valores mobiliários) e são investigados pela Polícia Federal. Muitas pessoas, na ilusão de se tornarem milionárias de maneira fácil, se iludiram e passaram a fazer parte destes esquemas. Envolveram familiares e amigos e depois se decepcionaram com os investimentos sem retorno e com a quebra do esquema. Logo, certamente, estas pessoas nunca se envolveram de fato com o Marketing Multinível e sim, com esquemas fraudulentos.

O Multinível é essencialmente um modelo de vendas diretas que distribui produtos e/ ou serviços por meio de empreendedores independentes e autônomos.

E este mercado está na mira de grandes marcas que já trabalham no segmento de venda direta como, por exemplo: O Boticário, Natura, Avon e outros gigantes do varejo, que já abriram seus canais de vendas MMN. Dá-se o nome de Multinível ou Marketing de Rede (com a sigla MMN) porque os empreendedores são comissionados em diferentes níveis (multiníveis) de acordo com a equipe de vendas que ele construiu. É denominado também marketing de rede porque os empreendedores que foram recrutados por ele e pelos seus amigos, denominados down lines, ficam conectados, uns aos outros, formando uma imensa rede de empreendedores e relacionamento. Em vários países como EUA e Japão este mercado representa até 33% do PIB e existem famílias inteiras que desenvolvem está atividade desde a década de 80.

No próximo post vou falar sobre o que uma empresa de Marketing Multinível precisa ter para ser sólida e estar dentro da legislação Brasileira.

Quer saber mais sobre este mercado? Estou aguardando seu comentário.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comment

  1. Luduvina J, Andrade

    infelizmente por falta de regulamentação mais rigida, muitas empresas estelionatárias se instalam no brasil causando muitos prejuisos, e o que é pior manchando a imagem do verdadeiro MMN