Destaque do ano: Izabela Reis fala da importância da implantação do departamento de marketing nas empresas

Publicitária há mais de 10 anos, especialista em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e coordenadora do Núcleo Twitter do projeto Implantando Marketing, Izabela Reis foi apontada como destaque do ano de 2013 no projeto por ter demonstrado em seu trabalho comprometimento, liderança, criatividade e estímulo na motivação da equipe que coordena atualmente. Nessa entrevista, a profissional fala sobre a importância da implantação do departamento de marketing nas empresas, explica sobre a atuação do consultor de Marketing e fornece dicas para quem pretende obter sucesso no planejamento de conteúdo do Twitter. Confira:

Implantando Marketing- Você iniciou sua participação no Implantando Marketing como associada e depois assumiu a coordenação do núcleo de Design e do Twitter. Como foi esse período de transição e quais os desafios enfrentados?

Izabela- Quando tinha 6 meses no projeto, fui convidada para coordenar o núcleo Design. Esse convite surgiu da presidente do Projeto Tatiane. Participava do núcleo Assessoria de Imprensa, porém procurava colaborar com o Projeto como um todo e dei várias sugestões de melhorias. Acredito que por demonstrar responsabilidade e ter tido um bom desempenho como membro, a oportunidade de coordenação surgiu. Posteriormente, surgiu a vaga no núcleo Twitter, onde estou integrada no momento.

Os desafios enfrentados são muitos. Coordenar de forma “on line” uma equipe em um trabalho de voluntariado não é nada fácil. Acredito que pude aperfeiçoar a minha capacidade de liderança e melhorar a minha comunicação. Acredito que quando estamos fazemos o que gostamos conseguimos enfrentar as dificuldades e inspiramos as pessoas da nossa equipe através do nosso exemplo.

Implantando Marketing- Na sua carreira profissional já teve oportunidades de implantar o departamento de marketing em duas empresas. Como foi essa experiência? Qual o conselho forneceria para os profissionais que estão passando por isso hoje?

Izabela- A primeira oportunidade foi em 2001, em uma construtora de médio porte, que ainda não tinha esse setor organizado. Havia uma agência de comunicação prestadora de serviço, porém, sem planejamento interno na empresa. Eu tinha acabado de me formar e foi uma oportunidade de amadurecimento muito boa. Eu era a única funcionária do setor dentro da empresa, então dá para imaginar todos os “abacaxis” que apareciam. Por lá eu fiquei durante 4 anos.

Na outra experiência foi uma escola técnica. Como já tinha tido uma experiência anterior na mesma situação, foi mais tranquilo implantar o departamento de marketing.

O conselho que eu poderia dar aos profissionais que estão passando por uma situação parecida é que busquem conhecer profundamente a empresa onde trabalham: sua cultura, clima organizacional, imagem no mercado, quais são seus concorrentes. Não vá impondo regras e protocolos que você leu em algum livro de marketing que alguma grande empresa fez. O trabalho de marketing deve ser feito respeitando o porte, o segmento e a filosofia da empresa.

Implantando Marketing- Você já atuou realizando consultoria de marketing em duas empresas também. Qual a diferença de se trabalhar como consultor e como profissional de marketing de uma empresa? Em qual área você acha que o profissional pode obter sucesso em suas atividades?

Izabela- O consultor faz um trabalho em curto tempo, em geral, para solucionar um problema que existe dentro da empresa. Envolve capacitar algum funcionário dentro da empresa para dar continuidade ao projeto de consultoria, para que esse não seja perdido quando a consultoria terminar. O consultor fornece as direções, cabe à empresa dar prosseguimento ao planejamento. Infelizmente, o profissional de marketing ainda é pouco valorizado. E ainda o mercado confunde muito quais são as reais competências desse profissional. Independente da área que for optar trabalhar, o que não pode faltar é comprometimento e a responsabilidade com a empresa. Por ser uma área ampla, deve ser um esforço diário se manter atualizado. Você pode trabalhar em uma agência de propaganda, dentro de um departamento de marketing de uma empresa, como consultor de marketing ou empresário. Porém, além de tudo isso, eu acredito que ainda existe muito espaço para pessoas com o nosso perfil em outras áreas. Basta se abrir às novidades do mercado e às novas possibilidades. Tem muita gente se dando muito bem com consultoria de franquias, trabalhando dentro de institutos de pesquisas, produção cultural em órgãos públicos, enquanto outros optaram até com a carreira política.

Implantando Marketing- Em sua experiência profissional você obteve contato com muitas agências de publicidade. Qual análise você faz do trabalho das agências de publicidade na prestação de serviços para as empresas?

Izabela- Quando ingressei nessa área, em 1999, o que eu observava eram as agências muito focadas somente na parte estética e conceitual das suas campanhas. Não havia muita preocupação com o resultado concreto das campanhas, isso era uma preocupação que o Departamento de Vendas da empresa deveria ter. Toda a campanha era feita da melhor forma possível, mas caso o retorno de vendas não correspondesse à meta, nunca o problema era com a comunicação publicitária.

Já faz um tempo que uma agência de publicidade deixou de ser um mero prestador de serviço de designer. Uma relação que envolve simplesmente uma empresa que compra uma peça de comunicação e outra que executa e entrega. As agências evoluíram muito e agora estão mais atentas para corresponder de forma mais efetiva aos anseios das empresas. É preciso que tenha respeito dos dois lados. A empresa tem que confiar no trabalho da agência que ela escolheu e a agência precisa também reconhecer a capacidade da empresa no seu mercado. Ela certamente conhece bem o seu público e poderá contribuir com informações privilegiadas para um plano de comunicação direcionado e planejado para o alcance dos objetivos.

Implantando Marketing- Sua atuação há cerca de um ano e meio no projeto Implantando Marketing trouxe como resultado ser apontada como destaque do ano na coordenação do núcleo Twitter pela coordenação geral do projeto, pela fundadora e por diversos associados. Quais os fatores do seu trabalho no projeto você considera que foram essenciais para conquistar essa vitória?

Izabela- Olha! foi uma grande surpresa. Acredito que dentro do projeto temos grandes profissionais. Eu me sinto honrada por ter sido escolhida. Quando recebi o convite para a coordenação fiquei muito empolgada e procurei estudar e aperfeiçoar os meus conhecimentos sobre a ferramenta, para usá-la de forma estratégica. No Twitter eu faço parte de uma rede ampla de contatos com pessoas da área que são verdadeiros exemplos e inspirações para mim, procuro me motivar continuadamente nisso e me dedicar para fazer um bom trabalho. Agradeço a todos pelo reconhecimento.

Implantando Marketing- O que você considera importante para um líder obter sucesso na coordenação de uma equipe de sete pessoas que estão em cidades diferentes em um projeto voluntário?

Izabela- Acredito muito que um líder de um projeto assim precisa realmente colocar a mão na massa mesmo. Ser exemplo, procurar inspirar as pessoas a colaborarem com o melhor que possuam. O Líder deve dar a devida importância ao esforço de cada um. Um líder não pode somente delegar, ele também deve ter suas funções e obrigações dentro do projeto.

Implantando Marketing- O Twitter do projeto Implantando Marketing, possui mais de 3.000 seguidores. Apesar de ser uma ferramenta de marketing digital que sofre forte concorrência de outras mídias como o Facebook, por exemplo, os números revelam o sucesso do seu trabalho. Como o núcleo Twitter se organiza para oferecer conteúdo de qualidade para os seguidores e quais os ingredientes você considera essenciais para um profissional que está iniciando seu trabalho com essa ferramenta?

Izabela- Sem o empenho de todos seria impossível ter o volume de conteúdo que temos. Cada um precisa se comprometer.
Buscamos priorizar o nosso conteúdo do blog, que é muito bom. Somando também outras boas fontes de conteúdo. Recentemente, fiz uma pesquisa com os seguidores da conta do @implantandomkt. Um dos objetivos da pesquisa, dentre outros, foi conhecer os temas de maior interesse do nosso público, para que possamos privilegiar esses assuntos no nosso planejamento.

Eu vejo o Twitter também como uma ferramenta de integração do projeto, pois divulgamos os trabalhos realizados por todos os núcleos. É excelente também para fazer networking.

O profissional que pretende atuar profissionalmente com o Twitter precisa, é claro, se dedicar muito ao uso e conhecimento sólido da ferramenta. Ser atuante, engajado e pensar na ferramenta de forma estratégica. Hoje é possível ter acesso a todas as informações e ferramentas de monitoramento, o que eu acho que falta é o perfil estratégico do profissional que agrega valor em um planejamento digital.

Implantando Marketing- Como as atividades que você desenvolve no projeto contribuíram para o seu aprendizado na vida pessoal e profissional?

Izabela- Atualmente integrando o núcleo Twitter tenho a oportunidade de acompanhar diariamente as principais notícias da área, o que tem me ajudado muito a permanecer aprendendo continuadamente. Acredito também que compartilhando conhecimento eu também ganho conhecimento. Como já disse anteriormente, faço parte de uma rede ampla de relacionamentos com pessoas da área que são verdadeiros exemplos e inspirações para mim. Somado a isso, a oportunidade de ser coordenadora me proporcionou desenvolver ainda mais a minha capacidade de comunicação e a minha habilidade de liderar.

Implantando Marketing – O blog do projeto Implantando Marketing conquistou por dois anos consecutivos (2011 e 2012), o primeiro lugar no concurso Top Blog na categoria Comunicação e Marketing, pelo Júri Popular e está concorrendo novamente neste ano. Em sua opinião, o que fez com que o blog conquistasse esses prêmios e qual a sua expectativa para a premiação de 2013?

Izabela- A conquista se deve em primeiro lugar a qualidade do blog: conteúdo atualizado e relevante da área de Comunicação e Marketing. Inegavelmente, o blog do Implantando Marketing é referência em conteúdo no Brasil. Acredito também, que essas vitórias são resultados da união de todos os profissionais que integram o projeto, que se dedicam a realização do Implantando Marketing e a sua divulgação.

O Implantando não é somente um blog, é uma oportunidade para fazer networking e crescer profissionalmente na área de marketing. Temos vários depoimentos de profissionais que relatam os ganhos e as mudanças em suas carreiras depois que entraram no projeto.

Para o próximo concurso TOP BLOG a expectativa é de vitória. Temos um público que já admira e acompanha o projeto desde a sua fundação e nos apoia nas votações. E a cada ano conseguimos crescer mais e levar o nosso trabalho para mais pessoas.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

11 comments

  1. Izabela grande profissional parabéns pelo destaque, muito merecido!
    E obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos e a sua experiência. Muito sucesso.
    Abç

    • Izabela Reis

      Muito obrigada Mateus por suas palavras. Somos um time de grandes profissionais e juntos podemos fazer muito mais! Desejo a você todo o sucesso em 2014! Abraços

  2. Eliane Lages

    Parabéns, Izabela!

    Desde que te conheci (naquela oficina de mídias sociais, lembra?) percebi que você era uma profissional muito competente e pessoa super bacana! Continue brilhando sempre! Sucesso!

    Abraços, Eliane.

    • Izabela Reis

      Muito obrigada Eliane. Você foi a minha “madrinha” do projeto, será que posso dizer assim?
      Acreditou em mim e me deu oportunidade! Me ensinou e ajudou.
      Muitos obrigada pela atenção e carinho, desde o começo.
      Desejo a você todo o sucesso em 2014! Abraços

  3. Priscila Stuani

    Parabéns.

    • izabela reis

      Obrigada querida Priscila! Você sempre me ajudou e foi uma amiga muito especial! Abraços.

  4. Eliane Lages

    É uma honra ser sua “madrinha”, Izabela! Obrigada pelo carinho, com certeza você vai ainda mais longe!

    Que 2014 seja um ano maravilhoso para você tb!

    Abraços, Eliane.

    • izabela reis

      Muito obrigada!
      Tenho certeza que muitas oportunidades se abriram para nos duas em 2014.
      Bjs

  5. Ueliton

    Não é porque faço parte da equipe do Twitter mas a escolha do destaque foi realmente merecida! A Izabela é muito comprometida com o trabalho e uma excelente Líder.

    Continue assim, que em 2014 o ano será de muitas outras portas abertas e conquistas.

    Sucesso!

    #Implantandomkt #EquipeShow

  6. izabela reis

    Muito obrigada Uelinton! , fico muito feliz por estar fazendo parte disso tudo.
    Agradeço muito a você pela parceria e grande contribuição ao
    núcleo.
    Abraços

  7. Parabéns pelo reconhecimento Izabela!!!

    Foi bastante merecido!

    Grande abraço.