Destaque do mês: Amir Faria fala sobre seu empreendedorismo na vida e na profissão

Há quatro meses no núcleo do LinkedIn do Projeto Implantando Marketing, o estudante de publicidade e propaganda Amir Faria possui uma interessante trajetória da área de Comunicação. Dedicado aos estudos de redes sociais e comportamento humano, Amir possui diversos projetos voltados para o Marketing Digital. Conheça um pouco mais sobre seu trabalho no IMKT e sua carreira.

Implantando Marketing: Amir, você cursa Publicidade e Propaganda há pouco mais de um ano, mas já possui uma vasta experiência na área. O que te levou a seguir esta área?

Amir Faria: Primeiramente gostaria de dizer que não considero que possuo vasta experiência, especialmente em um mercado tão mutável como o nosso. Meu trabalho com marketing digital começou em 2011 quando tive a oportunidade de abrir um ecommerce de acessórios femininos. Apesar do insucesso do projeto, tirei dali valiosas experiências que me despertaram para o mundo da comunicação. Na época, eu estava envolvido com trabalho administrativo em um emprego fixo que mantive durante minha atividade empreendedora.

Entre muitos fatores, considero que o principal motivo para o fracasso do meu ecommerce foi justamente a ausência de um bom planejamento e execução de um projeto de marketing digital. Em outras palavras, eu senti na pele o custo do despreparo e foi a partir disso que busquei me qualificar ainda mais como profissional em termos gerais.

Implantando Marketing: Você é um empreendedor. Qual característica você considera fundamental para se ter sucesso empreendendo no Brasil?

Amir Faria: Acredito que o principal é não ter medo de errar ou medo do fracasso. Vivemos em uma sociedade que nos cobra muito, mas que nos entrega pouco. Busco sempre me inspirar nos empreendedores norte americanos que são, mesmo no fracasso, exemplos de aprendizagem para qualquer profissional. Só quem fracassou sabe o conhecimento que se pode tirar disto.

Implantando Marketing: Em 2014 você fundou o projeto Iqara Islam. Conte nos um pouco sobre este trabalho e os desafios enfrentados.

Amir Faria: O Iqara Islam foi até então, o projeto pessoal que mais me trouxe conhecimento técnico, pois tive que aprender sozinho sobre WordPress, SEO, Redes Sociais e Mídias Pagas. Apesar de ser um projeto de cunho religioso, uma das minhas motivações era justamente ter um laboratório para testar os conhecimentos adquiridos. Eu estudava e aplicava. Quando via que o que eu tinha aprendido não dava resultado, alterava o site inteiro para conseguir um melhor desempenho.

Apesar de ser um site que fala sobre o Islamismo, um tema bem polêmico atualmente, consegui mais de 6 mil compartilhamentos no Facebook em um único post, organicamente, conversando com um público que majoritariamente não gostaria de saber sobre o assunto.

Como meu foco sempre foi trazer conteúdo de qualidade para o site, os resultados vieram naturalmente. O trabalho no Iqara me deu bastante confiança como profissional, além de me levar ao estudo de padrões de comportamento humano. Foi por este motivo que busquei uma graduação em Publicidade.

Implantando Marketing: Qual tendência do Marketing Digital você destaca como aposta em 2016?

Amir Faria: Acredito que o marketing irá cada vez mais olhar para dentro. Em 2016 os profissionais provavelmente passarão por muitos testes, principalmente pelos cortes de orçamento ou até mesmo demissões. Penso que a tendência será aumentar a qualidade do produto entregue para com isso reter clientes.

Com isso, eu aposto que o marketing de influenciadores será um dos assuntos mais falados durante o ano. Apesar de já ser algo discutido e praticado pelos profissionais de marketing, ainda faltam meios de sistematizar processos para tornar os retornos mais evidentes. Algumas empresas estão surgindo oferecendo serviços nesse sentido, o que considero o primeiro passo do processo. Nos EUA, esse tipo de empresa já é realidade há anos.

Implantando Marketing: Amir, você está há aproximadamente 4 meses no Implantando Marketing. Como conheceu o projeto e quando surgiu a oportunidade de se tornar um colaborador?

Amir Faria: Conheci o IMKT através de uma conversa com uma colega de faculdade. Até então eu não conhecia o projeto. Depois que o conheci, continuei acompanhando as postagens. Sempre gostei bastante dos artigos sobre eventos do IMKT, que são publicados e por frequentar muitos dos eventos citados decidi me candidatar para ser membro e acabei sendo aceito. Infelizmente, pela falta de tempo, eu ainda não fiz a cobertura de um evento de marketing, mas espero poder contribuir futuramente dessa maneira com o IMKT.

Implantando Marketing: De que forma a participação em um projeto voluntário como o IMKT pode auxiliar na carreira de profissionais como você?

Amir Faria: Primeiramente, pela visibilidade. Poder participar de um projeto de cobertura nacional e que entrega valor a milhares de profissionais é uma poderosa ferramenta de destaque. Além disso, o networking é um elemento muito valioso. Já conheci profissionais maravilhosos dentro do IMKT, pessoas que desejo manter contato permanente. Por fim, poder entregar valor a outros profissionais é algo que me incentiva, tanto no projeto IMKT quanto no meu dia a dia como profissional.

Implantando Marketing: O blog do projeto Implantando Marketing já conquistou o 1º lugar no Prêmio Top Blog Brasil na categoria Marketing por dois anos consecutivos, 2011 e 2012. Este ano já estamos classificados para a próxima etapa do concurso. Para você, qual o principal motivo do crescimento do projeto e o que podemos esperar para 2016?
Amir Faria: Acredito que o crescimento dele tem muito a ver com a entrega de valor. Além disso, considero que o IMKT tem uma pegada mais profissional no que tange aos assuntos abordados. Quando lemos um artigo, sabemos que um profissional com experiência o escreveu. Isso é um fator , ao menos para mim, muito importante.
Em 2016, espero que a equipe cresça em qualidade e quantidade. Com tantas mudanças no marketing digital, acho que as pautas serão bastante diversificadas e, provavelmente, teremos que abrir novas equipes para podermos falar de todos os assuntos pertinentes.

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.