Destaque do mês: Cíntia Carrilho fala sobre a importância do LinkedIn

Cíntia CarrilhoProfissional, graduada em Administração de Empresas e Pós-graduada em Marketing e Inovação na comunicação, associada do Projeto Implantando Marketing há 5 meses foi escolhida como nosso destaque do mês de julho, por sua criatividade, comprometimento, assiduidade e repercussão das discussões no grupo do LinkedIn do projeto. Conheça nesta entrevista um pouco sobre a história da Cíntia Carrilho e o seu trabalho dentro do projeto Implantando Marketing.

Implantando Marketing: Muita gente diz que Administração é para quem não sabe o que quer, mas eu acho que é para quem quer muitas coisas. A formação é muito abrangente. O administrador atua nas mais diversas áreas: recursos humanos, marketing, planejamento, finanças, logística e produção. Ou seja, em quase todos os setores de uma empresa. Como foi a decisão em especializar-se em Marketing?

Cíntia: No período de formação do curso de administração, realizei uma análise das cadeiras, para identificar a que melhor se adaptava ao meu perfil e assim me especializar. Fiquei em dúvida entre RH e Marketing e resolvi pedir um feedback da minha professora de RH, que analisou meu perfil profissional. Porque nesta mesma época quando estava em dúvida sobre qual especialização iria realizar, estava estagiando na empresa dela de gestão de pessoas.Hoje chego a conclusão que foi o melhor feedback que obtive, pois sou uma apaixonada por marketing.

Implantando Marketing: Durante sua trajetória profissional você já passou por experiências na área comercial e na área de marketing. Notavelmente, o que sabemos é que existe uma rivalidade entre os dois setores. Você já presenciou algum conflito entre essas duas áreas dentro de uma empresa?

Cíntia: Realmente já presencie essa rivalidade, principalmente no período em que trabalhei como analista de marketing. Muitas vezes o gestor solicitava foco direto no comercial (trabalhar direto na venda) e o setor de marketing ficava de lado. Portanto, como era eu quem realizava as duas funções na empresa tive que estabelecer algumas estratégicas de comunicação e diferenciação de foco. Com certeza o comercial é um setor essencial para qualquer empresa, mas o setor de marketing é quem irá trazer informações e necessidades apontadas pelos clientes, para aumentar as vendas com ações específicas e assertivas. Sendo assim o intuito é que os dois setores trabalhem em conjunto para que os resultados sejam produtivos.

Implantando Marketing: LinkedIn, Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube, Blogs, Google+, dentre outras mídias sociais, são consideradas redes de oportunidade para negócios. Em sua percepção quais seriam os diferenciais do LinkedIn como ferramenta de marketing?

Cíntia: O LinkedIn é uma ferramenta diferenciada das demais, devido ao enfoque que disponibiliza aos usuários físicos e jurídicos, pois essa ferramenta é utilizada como marketing pessoal. São inúmeras pessoas compartilhando informações profissionais em um verdadeiro networking virtual, com artigos e debates relevantes, onde as pessoas apontam as dificuldades para determinadas áreas e trocam experiência de mercado. Para mim é uma grande evolução para profissionais de todas as áreas se comunicaram de forma ágil e objetiva.

Implantando Marketing: Muitas empresas usam o LinkedIn, porém não alcançam os resultados desejados. Para você quais são os maiores erros que estas empresas cometem nas suas ações?

Cíntia: Acredito que os resultados desejados sejam conforme o enfoque que a empresa busca, por exemplo: Hoje se uma empresa busca realizar vendas através do Linkedln, com certeza os resultados poderão variar e nem sempre serão positivos. No meu ponto de vista o Linkedln é uma ferramenta para aprendizado e aperfeiçoamento de profissionais de diversas áreas. Sendo assim, o foco principal das empresas deveria ser criar estratégias para buscar os melhores profissionais e estabelecer uma rede de clientes internos com grande potencial para atingir resultados.

Implantando Marketing: A consultora em comunicação, Mariela Castro, comenta em artigo para a revista Exame, que “A competência mais relevante no mundo corporativo hoje é a capacidade de fazer conexões – entre pessoas, entre ideias, entre tecnologias.” Ela diz que a partir de modelos, às vezes, até emprestados de redes sociais tem se estabelecido um novo estilo de trabalho, em que as pessoas estão mais conectadas, trabalhando em equipe (mas não necessariamente fisicamente juntas), somando conhecimentos e aprendendo umas com as outras. Qual a sua opinião sobre esta colocação?

Cíntia: Concordo com Mariela Castro, vivemos em mundo tecnológico. O mercado está aquecido para essa nossa evolução da comunicação, acrescento que essa colocação de múltiplas conexões só tem aumentado o engajamento da disseminação das informações com total agilidade, deixando a informação de aprendizado ao alcance de todos. Vejo também o outro lado, às pessoas estão focadas demais nesta tendência de mercado e esquecendo um pouco da forma tradicional (contato direto e pessoal) para trocar informações sem a utilização da internet. É importante que possamos sim, estar inseridos nesta nova tendência, mas com estratégias de relacionamento, conversar de forma pessoal e deixar mais humanizada a comunicação.

Implantando Marketing: Hoje, o grupo do LinkedIn do Implantando Marketing possui mais de 6 mil membros. Um número considerável de integrantes. O que foi determinante para o grupo alcançaar esse resultado?

Cíntia: O fato de ser um projeto engajador, que proporciona informações atualizadas sobre o mercado de trabalho, por permitir a troca de experiências vivenciadas por cada membro do grupo através dos debates em questão, têm atingido este resultado. Acredito também no crescimento deste projeto devido ao comprometimento de seus idealizadores juntamente com seus associados, trazendo debates atuais onde os membros do projeto possam se identificar e trazer suas ideias e vivências.

Implantando Marketing: Como conheceu o projeto Implantando Marketing? O que a motivou a integrar a equipe do núcleo LinkedIn?

Cíntia: Conheci o projeto através do Linkedln, do Mateus Rosa (coordenador do projeto). Por estar sempre em busca de grupos na área de marketing, encontrei no IMKT debates importantes e relevantes que me motivaram a seguir. Sendo assim ao acompanhar semanalmente o IMKT, me candidatei a uma vaga que estava em aberto para trabalhar de forma voluntaria no projeto como associada do núcleo linkedln.

Implantando Marketing: Parabéns por ter sido escolhida como o destaque do mês de julho no núcleo LinkedIn. O que você destacaria como suas principais conquistas e aprendizados nesses cinco meses de atuação no projeto?

Cíntia: Uma das principais conquistas que obtive foi o aprendizado na troca de experiência entre os membros do IMKT, pois em cada debate que realizei, obtive contribuições importantíssimas para o conhecimento profissional dos assuntos abordados. Ainda tenho muita coisa para aprender e contribuir, portanto vou me dedicar ainda mais para criar debates engajadores e de relevância.

Implantando Marketing: Quais sugestões você daria para quem procura uma recolocação profissional usando o LinkedIn?

Cíntia: É extremamente importante estar focado, participar de grupos da área de atuação, que possam alavancar conexões e assim buscar a troca de experiência. Ter um currículo atualizado com informações pertinentes, analisar a forma de comunicação nas redes sociais. Estar inserido em eventos e congressos da área de atuação. Buscar conexões profissionais, trocar ideias com pessoas e aperfeiçoar o conhecimento.

“O conhecimento está ao alcance de todos, basta focarem em um objetivo, correr atrás do mesmo e realizar sonhos adormecidos” Cíntia Carrilho

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.