Destaque do mês: Julio Pascoal fala sobre marketing e postura profissional na internet

O professor e consultor em marketing e gestão de carreiras, Julio Pascoal é um dos colaboradores do blog do Projeto Implantando Marketing. Reconhecido por sua criatividade e comprometimento foi escolhido pelos coordenadores como profissional destaque do mês. Graduado em Marketing, especialista em Administração de Marketing e Gestão de Negócios, Julio tem muito a nos ensinar. Confira:

Implantando Marketing: Júlio, quando você conheceu o Projeto Implantando Marketing e de que forma se tornou um de nossos colaboradores?

Faço parte de um movimento em prol do desenvolvimento da educação e do marketing na cidade do Recife, chamado Club do Marketing, liderado pelos amigos Leonardo Lourenço e Kleber Borges, Eliane Lages (nossa presidente) está nesse grupo, e através da troca de ideias com ela, fui convidado a fazer parte do time do IMKT e claro, topei na hora. Não imaginava o quanto esse projeto impactava no mercado brasileiro e obviamente, na vida das pessoas. Por isto sou honrado por colaborar de alguma forma para o incremento desse trabalho.

Implantando Marketing: Você realiza trabalhos com ênfase em profissionalização em Periferias Urbanas. Qual o papel do Marketing na realização de um trabalho como esse?

A atividade que desenvolvo tem foco nos jovens que estão em estado de vulnerabilidade social e já funciona há cerca de seis anos, dentro de algumas escolas públicas estaduais em Pernambuco levando curso de formação profissional de maneira gratuita e com qualidade, o corpo docente é voluntário, mas a estrutura é tal qual um curso pago.O Projeto de Educação Profissional – Projeto PEP e o marketing estão literalmente ligados.

A função primordial do marketing é apresentar soluções que “excitem” o mercado, e também trabalhar tendo em vista as demandas, ofertando “um produto” que atenda de maneira satisfatória ao cliente, que neste caso é o mercado de trabalho. Além de nossos jovens estudarem disciplinas voltadas para estratégias comerciais e marketing pessoal, eles são preparados para suas futuras entrevistas de emprego.

Implantando Marketing: Como gestor de carreiras, quais dicas você daria para um profissional em busca de recolocação na área do Marketing?

Para nossos colegas de profissão que estejam em busca da recolocação ou mudança de job, recomendo que antes de qualquer coisa estejam sempre com seu cartão de visitas na mão, pois, precisam desenvolver sempre o network, o chamado QI (Quem indique), que hoje é imprescindível para ter quem os recomende para as vagas existentes. Lembrando que: Network não se faz da noite para o dia, isto é relacionamento. Se mantenha empregável, atualizado, participando em cursos, palestras, convenções, tudo que provoque um “melhoramento” profissional.

Implantando Marketing: E em relação às redes sociais? Quais cuidados esses profissionais devem ter? Em quê eles devem investir?

Primeiro, é bom que todos os nossos leitores entendam que a partir do momento que “publicam” algo nas redes sociais o conteúdo se torna “público”. O que acontece é que muitos profissionais acham que por fazerem um login com uma senha privativa, podem expressar o que bem quiserem, é aí que mora o perigo. Hoje, os RH’s também estão online e avaliando funcionários e candidatos, falei sobre isto no post Redes Sociais: As empresas estão de olho. Faça uma análise do seu perfil nas redes, principalmente os assuntos que discute, modo que escreve, se evita ou provoca polêmicas.

Uma observação: Tente não expor em excesso a sua vida pessoal, mas também não seja tão discreto ao ponto de parecer que você tem algo a esconder. Não se esqueçam de atualizar sempre o perfil no Linkedin, se não tem, hora de começar a usar esse recurso agora.

Implantando Marketing: Este ano o Projeto Implantando Marketing venceu pela terceira vez o Top Blog Brasil. Para você, qual o segredo do sucesso deste projeto?

Pois é, o Projeto Implantando Marketing ganhou mais uma vez, parabéns a nós! E digo a nós com todo orgulho do mundo, pois faço parte desse time de elite. Acredito que este sucesso vem por meritocracia, pois, o projeto reuni profissionais de todo o país e de diversas áreas em prol de um conteúdo de qualidade chancelado por essa marca tão reconhecida. O resultado desse trabalho realizado pelo IMKT vai além do fomento a atividade de marketing no Brasil, é também fonte de integração social gratuita. Me encontro sempre a disposição desse projeto tão especial, mesmo daqui de Recife, até porque #Juntos Somos Mais.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.