Destaque do mês de setembro: Rosalves Sudário fala sobre sua paixão pela área de Mídias Sociais

Destaque do mês de setembro: Rosalves Sudário fala sobre sua paixão pela área de Mídias Sociais e sobre a importância das redes sociais como ferramenta estratégica para as empresas que atuam neste cenário digital. Além de destacar o conteúdo produzido e divulgado nas redes como elemento crucial para uma boa repercussão e imagem de marcas e empresas. 

Por Fernanda Patrocínio

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e especialização em Comunicação Digital e Mídias Sociais, Rosalves Sudário é Analista de Mídias Sociais e jornalista do Departamento de Comunicação da Associação Mineira dos Municípios e tem participação ativa em projetos como Integraminas e Pitch Digital (Evento de Empreendedorismo Digital e Startups) desde 2009.

Curioso e entusiasta assumido pelas redes sociais, Rosalves integra há um ano o núcleo Facebook do projeto Implantando Marketing e é destaque do mês de setembro por seu comprometimento, assiduidade e repercussão de suas postagens.

Nesta entrevista para o núcleo assessoria de imprensa do blog do Projeto Implantando Marketing, Rosalves Sudário fala sobre sua paixão pela área de Mídias Sociais e sobre a importância das redes sociais como ferramenta estratégica para empresas que atuam neste cenário digital. Além disso, o profissional destaca seus aprendizados e conquistas como associado do Projeto. Confira:

Implantando Marketing – Quais foram suas principais motivações para trabalhar com a área de mídias sociais e comunicação digital?

Rosalves- Comecei a trabalhar na área no final de 2009, em um projeto de crowdsorcing (TEIA-MG) que trabalhava principalmente com as mídias sociais. A possibilidade de não ter rotina e aprender fazendo todos os dias motivaram a seguir este caminho.

Implantando Marketing – Como jornalista sentiu dificuldades para atuar numa área mais mercadológica? De que forma o fazer jornalístico contribui para suas ações e práticas nesta nova área de atuação?

Rosalves- Não. No decorrer da graduação tive oportunidade de participar da criação e  elaboração de alguns jornais. Para manter alguns veículos tive que aprender a entender um pouco como funciona essa parte mercadológica, o que motivou a fazer em seguida publicidade e propaganda (que está trancado) e atualmente marketing.

Na internet, há a frase o “conteúdo é o rei”. É o conteúdo que vai atrair e cativar as pessoas a acessar o seu blog, site ou perfis sociais diariamente. Ter feito comunicação social contribuiu para ter uma visão do conteúdo certo, para mídia que venha atuar.

Implantando Marketing – Em 2011, um estudo realizado pela Deloitte sobre a utilização das redes sociais pelas empresas destacou que 70% das companhias brasileiras utilizavam redes sociais e a perspectiva era de crescimento para os próximos anos. Como avalia a qualidade do uso das redes sociais pelas empresas como ferramenta estratégica?

Rosalves- Ter uma presença nas redes sociais, se ainda não é para muitos, daqui um tempo vai ser essencial. Diariamente são divulgadas diversas pesquisas apontando o crescimento do acesso a Internet no Brasil e no mundo. Particularmente, o nosso país apesar das dificuldades de acesso e alto custo se sobrai no uso das mídias sociais. Recentemente, em um artigo publicado na Forbes, o CEO do serviço para gerenciamento de redes sociais Hootsuite, Ryan Holmes, disse que o Brasil, e não os EUA, representa o futuro das mídias sociais.  Se antes era necessário ter um site, atualmente é necessário fazer parte das mídias sociais. Mas, lógico que com cautela, não adianta entrar no Facebook e no Twitter se o seu público não está lá e se sua empresa não sabe o que vai fazer. Hoje as empresas já estão mais à vontade, ousando mais na forma de comunicar com o público nas redes sociais.

Implantando Marketing – Quais mudanças você acredita que ainda precisam ser feitas e aprimoradas pelas organizações para um melhor resultado no uso de redes sociais como o Facebook ?

Rosalves- Acredito que as empresas tem que perder o medo, antes de tudo. Muitas empresas entraram nas redes sociais como se fosse uma extensão do seu site. As redes são para conversar. Você pode até colocar conteúdo de seu site, mas faça de uma maneira diferente. Estamos vendo isso quando uma empresa responde de forma humorada um cliente, faz uma websérie ou integra ações online e no offline.

Implantando Marketing – Quais desafios e conquistas o meio digital possibilita para os profissionais que trabalham com o (re) posicionamento de marcas/empresas e o relacionamento com o público nessas novas plataformas?

Rosalves- As redes sociais podem contribuir para que as marcas se tornem mais próxima de seus clientes, mas não adianta nada sua marca/empresa ser perfeita nas redes sociais se, no offline, ela não segue a mesma linha. Temos sempre que pensar no “one line” como escreveu Martha Gabriel, trabalhar on e off line simultaneamente.

Implantando Marketing – O que você destacaria como características essenciais dos profissionais que atuam como analista de mídias sociais?

Rosalves- Ser curioso, atento às tendências, não ter pré-conceitos, saber trabalhar em equipe e gostar um pouco de números.

Implantando Marketing – O Facebook é a rede social com mais usuários no mundo. Em sua opinião, qual é o grande diferencial que essa rede possibilita em termos de interação social e de possibilidade de negócios para empresas, principalmente, no mercado nacional?

Rosalves- O Facebook, ao contrário do Orkut que dominava alguns anos aqui, está sempre atento ao movimento dos usuários. As alterações que irritam alguns usuários são sempre testadas com grupos específicos antes de virar padrão em toda rede. Mudar é o que torna a rede criada por Mark Zuckerberg sempre atual.

A divisão entre perfil e empresa permitiu também está relação que temos hoje, do consumidor com suas marcas favoritas. No Orkut, não tinham isso muito claro.  Havia empresas com perfil, grupos, etc. cada uma entrava de um jeito.

Outro fator do sucesso da rede são os aplicativos. Podemos integrar nossas fanpages com nosso e-commerce, site, blog e vice-versa. Isso possibilita diversas oportunidades para empresas, principalmente para micro e pequenas.

Implantando Marketing – Como conheceu o Projeto Implantando Marketing? Por que escolheu integrar o núcleo Facebook?

Rosalves- Conheci através de publicações de artigos e notícias compartilhadas no Facebook. Quando abriu uma seleção para novas pessoas no projeto conversei com um amigo (Arthur Castro) que já participava e fique interessado em contribuir com o projeto.

Implantando Marketing – Como define sua relação com as redes sociais?

Rosalves- “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” (Confúcio)

Implantando Marketing – Acredita que assim como as empresas as pessoas deveriam saber administrar seu perfil de forma estratégica para obtenção de uma boa imagem profissional e mais condizente com seus interesses?

Rosalves- Sim. Por mais que o perfil seja seu é necessário que sejamos cautelosos com tudo que publicamos. Há várias empresas que antes de contratar um funcionário analisam os seus perfis sociais. Temos que ter a percepção do que deve ser público e do que é só para nossos amigos. Praticamente todas as redes tem um serviço que permite configurar as publicações.

Implantando Marketing – Como analista de mídias sociais e jornalista, quais as estratégias adota para fazer dos seus posts no Facebook do Projeto, um meio eficiente para disseminação de conteúdos que induzam e estimulem o aprendizado e o conhecimento entre os membros e associados?

Rosalves- Geralmente escolho artigos e cases que possam contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos fãs da página. A publicação de posts antigos do blog e dos que saíram durante a semana servem como contraponto para as mudanças que ocorreram na área de marketing.

Implantando Marketing – De que forma as atividades desenvolvidas por você no núcleo Facebook contribuíram para o seu aprendizado e desenvolvimento, pessoal e profissional, neste primeiro ano como associado?

Rosalves- As publicações diárias no Facebook permitiram ter uma visão de como o marketing está no nosso dia a dia. Hoje estudando marketing contribui muito para minha formação.

Implantando Marketing – O blog do projeto Implantando Marketing conquistou por dois anos consecutivos (2011 e 2012), o primeiro lugar no concurso Top Blog na categoria Comunicação e Marketing, pelo Júri Popular e está concorrendo novamente neste ano. Em sua opinião, o que fez com que o blog fosse agraciado com esses prêmios e qual a sua expectativa para a premiação de 2013?

Rosalves- O Blog Implantando Marketing é um exemplo do que disse anteriormente sobre conteúdo. A visão de vários profissionais da área com conteúdos relevantes atrai e cativa os leitores. Tornando este sucesso, que vai levar toda equipe deste projeto rumo ao Tri.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

2 comments

  1. Eliane Lages

    Parabéns, Rosalves! Seu empenho e dedicação é de extrema importância para o projeto.

    Ótima entrevista, Fernanda!

    Sucesso para vcs dois! Vcs brilharam!

    Abraços, Eliane.

  2. Vanessa Alkmim

    Parabéns, Rosalves!

    Ser destaque não é pra qualquer um… Só para aqueles que se dedicam e fazem a diferença!

    Desejo muito sucesso a você!

    Fernanda, parabéns pela entrevista também. Ficou ótimo!

    Abraços,
    Vanessa