O Dia dos Namorados é a data destinada aos casais apaixonados. A tradição é a troca de presentes, bombons e cartões com declarações de amor. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, já em outros países, como nos Estados Unidos, a comemoração ocorre no dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim (Valentine´s Day).
O Dia de São Valentim surgiu ainda no Império Romano, quando o Imperador Claudis II proibiu os casamentos a fim de angariar jovens solteiros para as batalhas. O bispo da Igreja Católica São Valentim desrespeitou o rei e continuou a realizar os casamentos escondidos, por esse motivo foi condenado à morte e decapitado no dia 14 de fevereiro do ano 270. Em sua homenagem essa data se tornou o dia dos casais apaixonados.
Já no Brasil, a data foi implantada pela rede de lojas Clipper, em 1948, quando percebeu que durante o mês de junho sempre ocorria uma baixa no volume de vendas. Para reverter essa situação, a empresa contou com a consultoria do publicitário João Dória que teve a brilhante ideia de trazer o Valentine´s Day para o Brasil e escolheu a data do dia 12 de junho por causa do período de baixa nas vendas e aproveitou que dia 13 de junho é dia de Santo Antônio, “santo casamenteiro”.
Em tempos modernos, estamos enfrentando um problema de comunicação, pois, como quase tudo, o estereótipo de família vem mudando.
É cada vez mais comum e normal o relacionamento de casais do mesmo sexo, existe em quase todas as esferas como igreja, empresas, escolas, universidades e até no congresso discussões sobre os direitos dessa nova família.
Nós, profissionais de marketing, não temos tempo para acompanhar as conclusões dessas discussões. O público é cada vez maior, gera demanda, gera valor e não podemos deixá-los de lado, por isso precisamos desenvolver estratégias específicas para conseguir atingi-los.
Foi o que o Boticário fez nesta sua última campanha. A estratégia deles está gerando tanta polêmica que no meu ponto de vista serviu apenas para dar mais notoriedade em sua marca.
A estratégia de atingir esse público nessa data, antes tradicional, também foi utilizada pela Coca-Cola. “Nós escolhemos a felicidade sobre a tradição”. É assim que a Coca-Cola apresenta seu novo anúncio pelas ruas de cidades na Holanda, onde um casal gay brinca com seu adorável bebê.
Heron Xavier
Muito bom artigo João Reis. Não sabia que da história do “dia dos namorados” e nem que, no Brasil, a data surgiu com foco comercial.
Conversando com amigos, parabenizei a campanha do Boticário, que saiu mais uma x na vanguarda de mercado. O público gls tem mais grana para gastar e bobas são as empresas que não viram este nicho.
E pode esperar: as vendas do Boticários serão maiores do que o ano passado. Aposto que sim.
Grande abraço,