Como conquistar o consumidor no Dia dos Namorados?

O Dia dos Namorados é a data destinada aos casais apaixonados. A tradição é a troca de presentes, bombons e cartões com declarações de amor. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, já em outros países, como nos Estados Unidos, a comemoração ocorre no dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim (Valentine´s Day).

O Dia de São Valentim surgiu ainda no Império Romano, quando o Imperador Claudis II proibiu os casamentos a fim de angariar jovens solteiros para as batalhas. O bispo da Igreja Católica São Valentim desrespeitou o rei e continuou a realizar os casamentos escondidos, por esse motivo foi condenado à morte e decapitado no dia 14 de fevereiro do ano 270. Em sua homenagem essa data se tornou o dia dos casais apaixonados.

Já no Brasil, a data foi implantada pela rede de lojas Clipper, em 1948, quando percebeu que durante o mês de junho sempre ocorria uma baixa no volume de vendas. Para reverter essa situação, a empresa contou com a consultoria do publicitário João Dória que teve a brilhante ideia de trazer o Valentine´s Day para o Brasil e escolheu a data do dia 12 de junho por causa do período de baixa nas vendas e aproveitou que dia 13 de junho é dia de Santo Antônio, “santo casamenteiro”.

Em tempos modernos, estamos enfrentando um problema de comunicação, pois, como quase tudo, o estereótipo de família vem mudando.

É cada vez mais comum e normal o relacionamento de casais do mesmo sexo, existe em quase todas as esferas como igreja, empresas, escolas, universidades e até no congresso discussões sobre os direitos dessa nova família.

Nós, profissionais de marketing, não temos tempo para acompanhar as conclusões dessas discussões. O público é cada vez maior, gera demanda, gera valor e não podemos deixá-los de lado, por isso precisamos desenvolver estratégias específicas para conseguir atingi-los.

Foi o que o Boticário fez nesta sua última campanha. A estratégia deles está gerando tanta polêmica que no meu ponto de vista serviu apenas para dar mais notoriedade em sua marca.

A estratégia de atingir esse público nessa data, antes tradicional, também foi utilizada pela Coca-Cola. “Nós escolhemos a felicidade sobre a tradição”. É assim que a Coca-Cola apresenta seu novo anúncio pelas ruas de cidades na Holanda, onde um casal gay brinca com seu adorável bebê.

coca-cola

O consumidor muda e suas estratégias não vão mudar?

Bem-vindo à diversidade do século XXI.

Confira os videos:

Gostou? Tem uma opinião? Compartilhe!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comment

  1. Heron Xavier

    Muito bom artigo João Reis. Não sabia que da história do “dia dos namorados” e nem que, no Brasil, a data surgiu com foco comercial.

    Conversando com amigos, parabenizei a campanha do Boticário, que saiu mais uma x na vanguarda de mercado. O público gls tem mais grana para gastar e bobas são as empresas que não viram este nicho.

    E pode esperar: as vendas do Boticários serão maiores do que o ano passado. Aposto que sim.

    Grande abraço,

    -1