É importante analisar a estrutura organizacional da empresa, pois, através dela, é possível identificar a origem dos principais problemas de comunicação interna e externa. Uma estrutura tradicionalista e mecanicista oferece pouca abertura para o trabalho da comunicação e do marketing. Nessas empresas, a comunicação acontece de forma verticalizada, os colaboradores não participam dos processos decisórios e o foco é sempre na atividade e não nas pessoas. O marketing também não possui uma posição estratégica e, quando existe, não é explorado em sua totalidade.
Em empresas modernas ou contemporâneas, o quadro é bem diferente. Essas empresas perceberam a importância da existência de um departamento de marketing e comunicação bem estruturado e atuante. Nesse tipo de organização, a comunicação acontece de forma horizontalizada, ou seja, todos possuem acesso à informação e ela parte de todos os lados, seja da alta diretoria ou dos colaboradores. Estes também têm a oportunidade de participar dos processos decisórios da empresa, o que contribui para a melhoria do clima organizacional. Em uma estrutura organizacional moderna ou contemporânea, o marketing é peça fundamental e estratégica. É ele quem traça as estratégias comerciais, analisa a concorrência, identifica desejos e necessidades, além de estar em constante contato com o público consumidor, atuando na criação e adaptação de produtos e serviços e no pós venda.
Juliana Nogueira
>Bom texto, Jéssica.
Tatiane Guest
>Por incrível que pareça, as empresas mais horizontalizadas são as pequenas e médias. O que falta, na minha opinião, é humildade por parte de alguns profissionais e conhecimento para começar com um departamento enxuto e que dê resultados. Isso é possível! Pergunte-me como.