A cor na embalagem é um fator decisivo na hora da compra, através da cor uma embalagem deve:
– estimular o desejo de compra por meio das imagens ou layout da embalagem;
– representar a imagem da marca e do produto;
– destacar o produto frente a concorrência das embalagens vizinhas
Há algumas dicas sobre cores que irei aos aqui, entretanto, nenhuma verdade é absoluta, principalmente no campo no design e no campo das cores. Há apenas tendências. Camadas sócias mais elevadas, por exemplo, costumam ter preferência a objetos monocromáticos, mas, com efeito, gradiente entre a tonalidade, enquanto camadas populares gostam de cores chapadas mais vibrantes, principalmente nas cores primárias. Em embalagens para produtos infantis capriche nas cores primárias, mas para bebês procure tons pastéis e que dão aparência de “acetinado”. A cor deve impactar tornar a embalagem destacável naquela enorme prateleira de concorrentes e ainda despertar atração.
Cores mais escuras para mostrar maior concentração, cores mais vivas para tornar a embalagem maior – assim como transparências – efeitos em prata para modernidade e dourado para luxo. Pequenos detalhes como esses numa embalagem pode agregar o valor devido aquele produto em questão. Contratar a cor da figura com o fundo ou uma embalagem com cores complementares (cores complementares contrastam entre si). Outra dica, pense nas roupas, claro! Cores claras aumentam, cores escuras diminuem, assim como listras horizontais alargam e compactam enquanto listras verticais afinam e alongam.
O amarelo é a cor mais expansiva e mais quente do espectro cromático. Tende a aumentar visualmente o volume de objetos e embalagens, e tem forte associação com formas redondas, devido ao movimento excêntrico. Ótima para dar ênfase e de boa visualização aos elementos tipográficos. Estudos sobre o índice de memorização de cores ocupa o primeiro lugar na memorização masculina e o segundo na feminina, sua memorização, porém, pode ser prejudicada quando associadas a outras cores. Muito usado em sinalizações por sua alta legibilidade e em redes de fast-foods por sua natural “alegria” e sua associação a adolescência. Tem um poder de luminosidade e desperta impulsos de adesão, incríveis. Sua associação geométrica é com os triângulos e ângulos agudos.
Associado a embalagens de: gorduras vegetais, óleos e azeites, margarinas e manteigas, leite em pó, massas e alimentos a base de farinha, queijos, sorvetes, cervejas e inseticidas.
A cor laranja é o ponto de equilíbrio entre o amarelo e o vermelho, entre o ácido do amarelo e o doce do vermelho. Agridoce. Une as características do amarelo e do vermelho, porém, menos acentuadas. Menos explosivo que o amarelo, chama atenção para si sem “extrapolar”. A legibilidade de fontes escritas nessa cor é um tanto baixa sendo mais aconselhável o seu uso como fundo-salvo é claro, grandes títulos. Falando nisso, grandes títulos na cor laranja são ótimos para concentrar a atenção naquela frase, então pense nisso: toda atenção ficará naquele título.
Associado a embalagens de: café produtos a base de laranja e/ou frutas cítricas e bronzeadores.
A cor vermelha traz referência a alimentação e acolhimento o que explica seu uso em restaurantes e marcas de alimentos. Remete ao perigo e ao proibido o que provoca um excitamento e ataque de alerta aos expectadores. A cor do amor e do erotismo atrai o olhar e seduz. Muito usada em embalagens normalmente como elemento sugestivo ao saber do produto. A cor mais indicada para embalagens do gênero alimentício por se a cor mais estimulante do paladar e do desejo de compra. Por exemplo, associada ao marrom em embalagens de café. Por ser a cor do amor e muito sedutora é comum seu uso em embalagens de perfumes.
Associada a embalagens de: café, chocolate, carnes, doces, chá a mate, iogurte, queijo (com toques de branco), óleo, cerveja, desodorantes e produtos de higiene masculina, perfumes, detalhes em creme dentais, cigarro, remédios e embalagens de brinquedos.
Priscila Stuani
Dicas preciosas ein Ana!
Texto super coerente e bacana, vou indicar para minha irmã dar uma olhada, porque ela está se preparando para lançar uma loja de doces finos dietes!
Rafaela - Tudo em Foco
Interessantes essas observações sobre a relação entre as cores e as embalagens. Todo mundo sabe que as cores interferem no humor, na apreensão de conhecimentos, etc, mas realmente nunca tinha pensado que elas podem valoriza (ou não) um determinado produto. Acho que é uma dica importante para quem elabora embalagens ou mesmo para quem vai abrir um estabelecimento comercial, porque a questão das cores também vale para este quesito.
Ana Paula Batista
Tenho uma graduação de design de moda (não concluído) e estudei muito sobre a influência das cores no comportamento de compra do consumidor.
Esse assunto sempre me interessou muito!