Muito bem vindo a mais um artigo que tem objetivo de te ajudar no seu processo de comunicação interpessoal, e dessa vez, o foco é OUVIR, até porque sem ouvir não existe comunicação. Sabendo da composição de um processo de comunicação fica claro que praticar a escuta ativa é fundamental, peço que durante a sua leitura, você analise como você se comunica na vida pessoal e profissional, esta análise te dirá como anda seu relacionamento interpessoal. Vamos ao conteúdo!

SABER OUVIR É TÃO IMPORTANTE QUANTO SABER FALAR?

É muito fácil encontrar, em sua rede de relacionamento, pessoas que dão mais importância ao ato de FALAR do que OUVIR, não é? Essa linha de pensamento é muito comum. Muito se fala em como devemos nos expressar para garantir uma ótima comunicação. Falar, falar, falar… E nessa pegada, nós introduzimos em nossa cultura que uma BOA COMUNICAÇÃO É IGUAL A FALAR MUITO. Porém, a comunicação é uma via de mão dupla.

Ouvir é fundamental, não é dispensável.

PROBLEMA NA COMUNICAÇÃO É SINÔNIMO DE GRANDES FRACASSOS EMPRESARIAIS?

Pois é, boa parte dos problemas que acontecem nas empresas tem uma influência direta do processo comunicativo e de como ele funciona na cultura da empresa. Vou explicar melhor:

Com toda certeza você já passou por aquela reunião com o seu gestor que parecia que não acabaria nunca mais (mesmo só durando 20 min), e que na verdade, você nem sabe qual o motivo dela, e nem muito menos o objetivo. Quando “essa infindável” reunião acaba, você se depara com um dilema: O que foi que ele disse? O problema começa aí, na falta de preparação do orador em falar e dos envolvidos na reunião em ouvir…

Verdade que a ciência afirma que o ser humano tem um tempo limitado de atenção para algo, a exemplo de um discurso (entre 10 a 20 minutos), mas ele só é tido como limitado porque, neste tempo, nosso inconsciente está selecionando “se me interessa ou não o que estou ouvindo ou vendo”. Neste caso, podemos realizar uma auto sabotagem, convencendo ao nosso cérebro o quanto é importante ouvir e absolver as informações para evitar os “ruídos” e com eles o problemas organizacionais.

PRATIQUE COM EFICÁCIA A ESCUTA ATIVA!!!

Já vimos no decorrer desse artigo que ouvir é uma grande ferramenta da comunicação, pelo simples fato de dar a você embasamento para entender o receptor e responder dando um feedback compreensível a ele. Afinal, quem não gosta de ser ouvido, não é mesmo?!

Então, pratique a escuta ativa e seja um comunicador de alto impacto, e quando chegar sua hora de falar todos vão querer “ouvir”.

Seguem algumas dicas para você exercitar mais e melhor a escuta:

  • Dar real atenção a quem está falando garante atenção na sua hora de falar;
  • Não imponha seu ponto de vista escute depois sugira sua opinião;
  • Estar atento ao que está sendo dito e fazer perguntas de confirmação de entendimento repetindo as últimas coisas faladas;
  • Não prejulgar o que está sendo dito, escutando sem preconceitos vai entender melhor o interlocutor e sua mensagem;
  • Saber fazer perguntas estratégicas sem obstruir a mensagem que esta sendo passada, assim você pode tirar todas as dúvidas (elimina os ruídos) sem atrapalhar o orador.

As pessoas vão te entender melhor quando você escutar melhor.

Agradeço por ter lido até aqui, e não deixe de acompanhar os próximos artigos com muitas dicas para dinamizar sua comunicação, prometo!

Ah! Não esquece de ver minha entrevista na CBN Recife falando sobre o tema e deixe seu comentário. #vivalavida

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário