O comportamento e o ciclo de compra mudou, assim como o perfil do vendedor. Bastava a essa pessoa apenas comunicar, apresentar atributos, algumas características do produto e pronto! Tinha o poder de exercer influência direta na decisão de compra do consumidor.
As organizações detinham um poder enorme de barganha perante aos clientes, visto que a falta de informação e, até mesmo opções, deixavam as empresas numa situação confortável, estavam no controle do jogo.
Acontece que o jogo virou e atualmente, os clientes e consumidores tem acesso fácil as informações e características do produto/serviço. Tem conhecimento maior até mesmo que o próprio vendedor. Algumas organizações já se atentaram e começaram o trabalho de treinar seus vendedores como verdadeiros consultores de vendas.
Com essa nova dinâmica, qual a necessidade do vendedor “tirador de pe-didos” uma vez que basta um click para ter acesso à essas informações?
Segundo o Google, 60% da decisão de compra é feita pelos clientes antes mesmo do primeiro contato com o vendedor.
O profissional de vendas que não comunicar valor, apresentar os benefícios, e não somente as características do produto, será engolido pelo mercado. Não pela tecnologia diretamente, mas por outros pares que estão utilizando a tecnologia a seu favor, como as mídias digitais por exemplo e mais especificamente as redes sociais.
O ambiente digital trouxe novas possibilidades para as marcas, através da comunicação, relacionamento e apresentação de produtos/serviços. Com a popularização e engajamento nas mídias sociais, um leque de oportunidades se abriu para vendedores usufruirem do público ali presente.
Eis que surge um novo modelo de vendas, o Social Selling, aproveitando do acesso fácil, dinâmico e da conectividade entre produtos X clientes X vendedores. Mas você pode estar me perguntando: Afinal, que raios é este So-cial Selling?
Social Selling é uma estratégia que utiliza basicamente das mídias sociais para engajar, comunicar valor com potenciais clientes e gerar novas oportunidades de negócios.
Este tipo de estratégia, ou novo modelo de vendas, vem ganhando força principalmente junto ao mercado B2B (Business-to-Business).
Pesquisas apontam que 75% dos compradores B2B utilizam as mídias sociais para buscar informações a respeito do vendedor, e que, um decisor da compra lê em média 10 peças de conteúdo antes de tomar uma decisão.
O Linkedln, como a maior e mais eficaz plataforma de vendas sociais B2B, acompanhou toda essa movimentação e lançou há poucos anos o Social Selling Index (Índice de Vendas Sociais), disponível para todos os usuários da rede.
E qual o objetivo do SSI?
Ele é baseado nos 4 pilares do Social Selling:
- Calcular a sua eficácia em estabelecer sua marca profissional;
- Localizar as pessoas certas;
- Interagir utilizando insights;
- Cultivar relacionamentos de confiança.
E o mais interessante, o seu SSI é atualizado diariamente.
Já consultou o seu Social Selling Index?
Para acessar o seu Social Selling Index clique aqui !
A média do SSI dos usuários brasileiros varia entre 30 a 35 de 100. Mas atenção! Sugiro avaliar como você está ranqueado frente a pares do seu setor. Se tens um SSI acima de 60 de 100, já está pronto para torna-se um Social Seller, ou seja, um bom Vendedor Social.
Caso ainda não tenha atingido um número desejável (acima de 60 de 100), comece a trabalhar os 4 pilares que compõem o SSI. Se já ultrapassou esta marca, busque a melhoria dia a dia.
É uma ferramenta importante para todos aqueles que trabalham na área comercial ou em setores ligados às vendas. O gestor da equipe poderá trabalhar com KPI’s (Indicadores de Performance) que mensurem diferentes SSI’s de cada membro, avaliando de imediato a evolução das habilidades comerciais individuais, perspectivas e suas progressões.
E qual a importância de torna-se um líder em Vendas Sociais?
Fantástico, não é mesmo?
Vamos as dicas de como aumentar o seu SSI?
- Estabeleça a sua marca profissional:
Atualize o seu perfil, deixe o mais completo possível. Lembre de incluir recursos multimídia, como arquivos informativos, palestras, fotos, infográficos, etc.
Utilize os artigos longos (Linkedln Pulse) para construir a sua marca profissional. O engajamento e números de seguidores conquistados é de extrema importância.
Solicite recomendações. Elas são importantes como forma de validar o seu trabalho. Seria a antiga cartinha de recomendação.
- Localize as pessoas certas:
Não adianta sair enviando aleatoriamente convite de conexões. Foque no seu segmento de atuação ou prospecção de novos negócios.
O índice de aceitação dos convites de conexão, impacta diretamente no seu SSI.
Utilize palavras-chave na composição do seu perfil para ser encontrado assim como encontrar potenciais clientes.
- Interaja oferecendo insights:
Elabore e disponibilize conteúdo de qualidade. O engajamento vai fazer a diferença.
Muito cuidado ao sair enviado mensagens (inbox) em massa. A média das respostas é avaliada e pontuada. Seja criterioso e não faça SPAM.
Participe de grupos e interaja. Agregue valor através de dicas, informações e novidades do seu setor.
- Cultive relacionamentos:
Relacione com o seu público. Curta, compartilhe e comente postagens e artigos longos.
Desperte a atenção e curiosidade das suas conexões. É um bom sinal ter muitas visualizações em seu perfil.
Não fique muito tempo ausente do Linkedln. A frequência tem relevância. Permaneça sempre atento a sua rede de conexões e mantenha o contato direto.
Maravilha! Chegou a hora de colocar em prática as suas competências de um Social Seller. Um bom Social Seller faz negócios enquanto os concorrentes dormem.
Sucesso!!!
Grande Abraço.
Bruno de Lacerda™