Diferença entre Mídias sociais e redes sociais

Sempre usei os termos mídias sociais e redes sociais como sinônimos, mas, essa semana, lendo o livro “A Revolução das Mídias Sociais – Cases, Conceitos, Dicas e Ferramentas”, de André Telles, o autor apresentou uma distinção entre os termos que achei interessante compartilhar com vocês.

Redes sociais (social networking), que em 2005, nos Estados Unidos, eram chamadas de sites de relacionamento (relationship site), têm como foco reunir pessoas que expõem seu perfil e interagem com outros membros. Portanto, Facebook, Orkut e MySpace, por exemplo, são redes sociais.

Já mídias sociais (social media) ou novas mídias (new media), como eram chamadas em 2005, nos Estados Unidos, “são sites na internet construídos para permitir a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos.” Portanto, Twitter, YouTube, SlideShare, Flickr, entre outros, e as próprias redes sociais são mídias sociais.

Ou seja, mídias sociais são sites que surgiram a partir de novas tecnologias e, desses sites, aqueles que permitem relacionamento e interação entre os usuários são as redes sociais.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

11 comments

  1. É verdade que muita gente (inclusive eu) confunde(ia) esses dois conceitos.
    Bem esclarecedor o post.
    Abraços! :)

  2. Olá Juliana,

    Concordo com o André, bem esclarecedor e didático o seu post! ;)

  3. Geise Souza

    Muito bom esse livro do André Telles, usei no meu TCC do MBA, acho que todo profissional de Marketing tem que ler para saber como se posicionar quando for atuar profissionalmente nas mídias sociais. Post bacana Juliana!

  4. Letícia Araújo

    Também me interessei pelo livro!
    Muito esclarecedor o post!

  5. Muito interessante, Ju! Parabéns!
    Eu não sabia dessa diferença, agora aprendi! :)

  6. Flávia Rodrigues

    Esclarecimento de forma direta!
    adorei!
    Muito bom Ju!

  7. Realmente, e no fim das contas, ambos se encontram. As mídias sociais não deixam de ser redes e vice-versa. Muito bom este livro Juliana, já li e recomendo.

  8. Ambos se encontram, mas redes sociais é um termo mais abrangente. Se você olhar na história, a sociedade sempre foi composta por redes sociais: vizinhos, comunidades, pessoas de um mesmo grupo político, que compartilham ideologias, pensamentos e gostos em comum,etc. Todo e qualquer grupo é uma rede social. No entanto, a expressão ganhou visibilidade nos últimos anos com o surgimento das redes sociais virtuais.

    • Juliana Nogueira

      É isso mesmo Janaína. Redes sociais são os relacionamentos entre pessoas, seja no ambiente virtual ou fora dele.

  9. Alessandra Alkmim Costa

    Ju muito esclarecedor seu texto! Realmente eu achava que era tudo a mesma coisa. Valeu!