Sempre usei os termos mídias sociais e redes sociais como sinônimos, mas, essa semana, lendo o livro “A Revolução das Mídias Sociais – Cases, Conceitos, Dicas e Ferramentas”, de André Telles, o autor apresentou uma distinção entre os termos que achei interessante compartilhar com vocês.
Redes sociais (social networking), que em 2005, nos Estados Unidos, eram chamadas de sites de relacionamento (relationship site), têm como foco reunir pessoas que expõem seu perfil e interagem com outros membros. Portanto, Facebook, Orkut e MySpace, por exemplo, são redes sociais.
Já mídias sociais (social media) ou novas mídias (new media), como eram chamadas em 2005, nos Estados Unidos, “são sites na internet construídos para permitir a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos.” Portanto, Twitter, YouTube, SlideShare, Flickr, entre outros, e as próprias redes sociais são mídias sociais.
Ou seja, mídias sociais são sites que surgiram a partir de novas tecnologias e, desses sites, aqueles que permitem relacionamento e interação entre os usuários são as redes sociais.
@AndreVarga
É verdade que muita gente (inclusive eu) confunde(ia) esses dois conceitos.
Bem esclarecedor o post.
Abraços! :)
Priscila Stuani
Olá Juliana,
Concordo com o André, bem esclarecedor e didático o seu post! ;)
Geise Souza
Muito bom esse livro do André Telles, usei no meu TCC do MBA, acho que todo profissional de Marketing tem que ler para saber como se posicionar quando for atuar profissionalmente nas mídias sociais. Post bacana Juliana!
Ana Paula Batista
Boa… me interessei sobre o livro. Esclarecido
Letícia Araújo
Também me interessei pelo livro!
Muito esclarecedor o post!
Vanessa Alkmim
Muito interessante, Ju! Parabéns!
Eu não sabia dessa diferença, agora aprendi! :)
Flávia Rodrigues
Esclarecimento de forma direta!
adorei!
Muito bom Ju!
Marcos Moraes
Realmente, e no fim das contas, ambos se encontram. As mídias sociais não deixam de ser redes e vice-versa. Muito bom este livro Juliana, já li e recomendo.
janaina
Ambos se encontram, mas redes sociais é um termo mais abrangente. Se você olhar na história, a sociedade sempre foi composta por redes sociais: vizinhos, comunidades, pessoas de um mesmo grupo político, que compartilham ideologias, pensamentos e gostos em comum,etc. Todo e qualquer grupo é uma rede social. No entanto, a expressão ganhou visibilidade nos últimos anos com o surgimento das redes sociais virtuais.
Juliana Nogueira
É isso mesmo Janaína. Redes sociais são os relacionamentos entre pessoas, seja no ambiente virtual ou fora dele.
Alessandra Alkmim Costa
Ju muito esclarecedor seu texto! Realmente eu achava que era tudo a mesma coisa. Valeu!