O direito digital é um tema que vem despertando minha atenção e percebo o quanto é importante ter conhecimento sobre o assunto e seu universo de abrangência.
Explorar a tecnologia em âmbitos jurídico e político no Brasil é algo desafiador e com pouca literatura mas devemos aguçar a curiosidade e questionamentos. É essa iniciativa que estabeleceu o Marco Civil da Internet, oficialmente chamado de Lei N° 12.965/14, que regula o uso da Internet no Brasil por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, bem como da determinação de diretrizes para a atuação do Estado.
O avanço tecnológico está em ritmo acelerado e a regulamentação deve acompanhar. Quando falamos de IoT (Internet das Coisas), ferramentas digital e todo seu incremento, é importante analisar também o aspecto legal da segurança e uso de dados, de imagem, enfim uma gama de atributos para que haja uma organização legal na web.
Mediante pesquisas que tenho feito, percebi a dificuldade de achar vídeos e artigos científicos a respeito, mas de qualquer forma tem um vídeo que recomendo com linguagem didática e exemplos reais de casos sobre a internet na esfera jurídica:
A área do Direito é conservadora e tecnológica inovadora, mas ambas terão que interagir na mesma sintonia para fundamentarem soluções regulamentadoras e valorizar a evidência do direito digital. E para nós, profissionais do marketing, recomendo atenção ao tema e pesquisa para não ficarmos desatualizados e ignorantes na aplicação legal da comunicação digital.