Olimpíadas Rio 2016 – Um legado para o marketing

Inspirado pelos jogos olímpicos, pelos jogos, não só pelas vitórias e medalhas, escrevo  este   artigo, para  que  esta inspiração sirva para olharmos com outros olhos o valor da prática esportiva. Passarei um pouco da quantidade máxima de palavras para as postagens, mas quem liga? Ler sobre inspiração é sempre gostoso!

Verdadeiramente, para que serviram os jogos olímpicos no Brasil? Para que servem as competições, para que serve uma prática esportiva desgastante, horas, meses, anos de treinamento?

Para alguns é profissão, para outros tantos é inspiração, atividade de prática para a saúde, atividade que conduz à uma vida melhor. Prefiro olhar e pensar no esporte como fonte de inspiração para a vida, para o trabalho, como o disciplinador de nossas ações, o orientador do nosso planejamento.

As olimpíadas do Rio de Janeiro nos deixam alguns legados:

  • Devemos pensar sempre no futuro com um planejamento como referencial. Sem isso, a pressão vai criar um clima ruim e a repercussão disso não tem tamanho. “Quem não faz gestão, faz pressão.”
  • O trabalho inicial deverá ser focado na redução do trabalho final. Claro, no final estamos mais cansados. Apenas o Bolt acelera no final;
  • O prazer do dever cumprido deverá ser vivido no final de tudo, mas lembre que existem os prazeres intermediários, a forma como atingimos nossos objetivos é tão importante quando o feito, nós nunca conseguiremos nada sozinhos;
  • O que realmente importa não é o resultado final, o que realmente importa é que antes dele, tivemos que superar nossas limitações, vencer e transpor obstáculos que antes eram intransponíveis e praticamente impossíveis de vencer;
  • Nem sempre quem vence é o melhor. O bom mesmo é vencermos à nós mesmos, o maior adversário que podemos ter e enfrentar são os nossos medos, nossos comodismos, destruir a zona de conforto é uma tarefa difícil ela parece que nasce em um lugar diferente todos os dias;
  • Sempre quem vence é quem acredita da gente, quem nos dá força, aposta em nosso trabalho, quem sofre junto, se sacrifica – o NOME DESSE TORCEDOR É FAMÍLIA E AMIGOS;
  • Claro que um resultado positivo é um alvo, uma vitória é um dos objetivos, fazer feliz à quem nos olha como referencial. Eu nunca fui um atleta de competição de Karatê, e daí, muitos amigos gostavam de lutar comigo e de treinar comigo só porque meu objetivo sempre foi treinar, ganhar é detalhe, eu sempre ganhava mesmo quando perdia, porque fico feliz com a vitória do outro, se isso o fará feliz. A minha vitória? Pensa aí onde está.
  • A recompensa do esforço pela disciplina só será vista quando a maturidade chegar. A maturidade que nos apresenta uma realidade que só poderemos enxergar se realmente formos disciplinados;
  • A imagem que fica é a da nossa memória, essa irá nos acompanhar por toda a nossa vida, sempre que for necessário ela vem em nossos olhos e nos faz viver mais um pouco;
  • Usar isso todo como aprendizado para uma vida de medalhas.

Você pode me perguntar: O que tudo isso tem à ver com o marketing? Tudo, eu respondo com muita segurança e total certeza. TUDO! Afinal, marketing é uma leitura de mundo.

Marketing faz parte de tudo o que nos cerca, marketing é passado, futuro e disso depende o nosso presente. O marketing utiliza históricos, e quando ele ainda não tem, pensamos no futuro para viver um presente. O futuro depende de muita coisa, de muita gente, de fatores que nem sempre a nossa vontade pode influenciar, marketing é a prova de que o esforço inicial do planejamento é necessário, a organização é uma ação que impacta na vida de muitos, a motivação é a certeza do dever cumprido e do resultado aguardado, os controles são necessários para os ajustes necessários e assim… só assim, atingiremos os objetivos corporativos.

Marketing como leitura de mundo sabe exatamente como utilizar todos os momentos em favor da fixação de uma marca, e a marca que o esporte deixa em nossas vidas é sem dúvida a mais difícil e a mais dolorosa de todas, mas é a mais gostosa de todas. Por ser uma leitura de mundo, o marketing é necessário para que as empresas se eternizem em seus mercados, seja motivo de orgulho para os que produzem ela e dela dependem, é motivo de satisfação aos que gostam desta marca que faz parte do dia a dia do consumidor.

Desejo que o esporte seja o motivo de um planejamento de marketing que busca a perfeição, a medalha de ouro, o pódio olímpico – A mente do consumidor e sua opção de compra.

Escreva seu comentário para professorfreire@academiadavenda.com.br, concordando ou discordando, leia os outros colunista. Queremos a sua colaboração. Participe!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.