Duas soluções de marketing para gerenciar crises

marketing-digital-22

Tendo em vista o cenário econômico atual, que não é mais estável como antes, o planejamento de marketing tornou-se fundamental para que as empresas encarem a crise de uma forma diferenciada.

Se você é uma startup[1] leia as 2 (duas) dicas a seguir e comece a montar o seu planejamento de marketing para esse ano.

1)    Invista em comunicação nos meios digitais.

Cortar investimentos de comunicação em tempos de crise não é recomendável, mas é uma prática que tem sido comum entre os empresários. No entanto, para driblar essa situação as empresas precisam investir cada vez mais na fidelização de potenciais clientes e em estratégias mais econômicas de marketing digital.

No marketing digital a falta de comunicação direcionada tem gerado um atraso imenso na procura por produtos ou serviços. O excesso de informações tem deixado o público frustrado e cansado de buscar algo que não atende as suas necessidades e que não corresponda as suas expectativas. Hoje, o consumidor ao visitar um portal de notícias preza pela qualidade dos conteúdos e pela rapidez no carregamento das páginas da internet.

Cercado pela informação irrelevante o usuário possui cada vez mais dificuldades para encontrar uma empresa de credibilidade que possua um diferencial competitivo.  Porém, quem se preocupa em produzir conteúdos de qualidade além de gastar menos com publicidade tem um retorno mais significativo, principalmente, no que diz respeito à divulgação gratuita. Exemplo disso é um blog que tem alta visibilidade nos mecanismos de busca. Para  um blog entrar em evidencia o usuário ao acessar o conteúdo precisa encontrar rapidamente o que procura, se o caminho for longo o usuário desiste e migra rapidamente para o site do concorrente. Dai surge à ampla oportunidade de investir em umprofissional de webmaster. Esse profissional facilita o mapeamento do site e controla as técnicas de SEO[2] para as startups adquirirem uma posição privilegiada no Google.

2)    Escolha a agência que se ocupará mais com seu negócio.

No caso de uma startup o melhor a fazer é trabalhar com agências que estão na mesma situação que a sua empresa, ou seja, que estão no começo de suas atividades. A agência que está começando a ganhar espaço no mercado preza pela excelência dos trabalhos e vai em busca das melhores soluções para resolver os problemas do cliente. A diferença de uma agência grande para uma pequena está na proximidade da comunicação que é utilizada. Na agência pequena o cliente é tratado como prioridade, além disso, a comunicação é mais direta, o que torna o atendimento mais personalizado, o feedback mais instantâneo  e as informações do briefing mais eficazes.

Se sua empresa já trabalha com alguma agência, seja ela grande, média ou pequena, saiba que o tamanho do seu negócio definirá qual será a melhor opção a escolher.

Conclusão:

A escolha certa determinará o sucesso da atuação de sua empresa no ambiente online. Por outro lado, a escolha errada pode levá-lo ao fracasso com a rapidez de um clique.

Essas dicas, sugestões e considerações irão lhe ajudar a fazer o melhor planejamento de marketing para sua empresa, portanto, não se preocupe em cortar investimentos de comunicação.

E você, já teve alguma experiência com agências de comunicação? Conte para nós nos comentários!

Artigo escrito por Matheus David Mousse, produtor de conteúdos da agência Heavy – Comunicação de peso.

[1] Uma startup é uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras.

[2] Otimização de Sites (otimização para motores de busca (português europeu) ou otimização para mecanismos de pesquisa (português brasileiro)) é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.