Fraudes são um dos principais temores dos empresários que possuem um e-commerce. Apesar do aumento significativo de lojas virtuais nos últimos anos no Brasil e o reforço de sistemas especializados na segurança das transações online, ainda existem muitas pessoas agindo de má-fé, que tentam fraudar as compras. Por isso, um cuidado importante ao implantar um e-commerce é contar com um sistema antifraude.
As fraudes são classificadas em três tipos: amigável, afetiva e autofraude.
Amigável: Acontece quando uma pessoa conhecida do dono do cartão faz uma compra sem seu consentimento. Quando a fatura chega, a compra não é de conhecimento do dono, que imediatamente a cancela.
Efetiva: Ocorre quando os dados do cartão são utilizados por criminosos. Nesses casos, a entrega da mercadoria é realizada no endereço do fraudador. Portanto, como no primeiro caso, o titular recebe a fatura do cartão e não reconhece a compra, fazendo assim seu cancelamento.
Autofraude: Acontece quando o próprio dono do cartão age de má-fé, fazendo uma compra e depois pedindo seu estorno, como se não a reconhecesse.
A partir dessas situações, proteger seu negócio contra esse tipo de ação fraudulenta exige empenho e, muitas vezes, a ajuda de profissionais capacitados.
O primeiro passo para tornar seu site um local seguro é utilizar ferramentas específicas de segurança como certificados digitais de servidor, que garantem a proteção das informações inseridas pelo usuário.