É possível fazer Marketing B2B em mídias sociais?

Apesar de todas as diferenças no marketing B2C e B2B, especialmente no que tange as mídias sociais, podemos sim, dizer que é possível. Porém, para o melhor aproveitamento destes recursos tecnológicos, separei dicas preciosas do site Mashable, que abordou a opinião de grandes especialistas em mídias sociais. São lições essenciais para não serem esquecidas. Confiram!

1. Torne o seu negócio mais humano

 

torne seu negócio humano

Esta é a opinião de Jason Falls, Social Media Explorer. Segundo ele “B2B é mais que P2P – Pessoa a Pessoa. O comprador ainda quer comprar de um amigo de confiança, e não de um logotipo ou uma empresa. Ao colocar um nome, um rosto, cria-se relacionamento. “United Linens não é uma companhia. É Scott, o diretor de marketing. Posso confiar nele. Algumas empresas nem tanto. Isso traz o B2B para um nível que todos nós podemos nos relacionar. ”

2. Crie conteúdo relevante

 

conteúdo relevante

Esta é a abordagem utilizada por Chris Brogan, da ChrisBrogan.com. “O conteúdo é a minha melhor lição de B2B de mídia social. Tenho visto muitas empresas aprenderem que o fornecimento de conteúdos interessantes (como depoimentos em vídeo ou informação) é uma ótima maneira de incentivar prospects e convertê-los em oportunidades de vendas”.

3. Identifique seus objetivos nas mídias sociais

 

mídias sociais

Para Anita Campbell, da Small Business Trends, esta é a lição mais importante. No mundo B2B, especialmente, é fundamental dar um passo atrás e olhar bem para o seu negócio e saber quem é o seu cliente alvo. O público-alvo B2B está geralmente em um âmbito mais restrito que um público B2C. Assim, o uso de mídias sociais precisa ser mais estreito e mais focado é preciso questionar:

o que estou tentando alcançar com as mídias sociais e por que?” Essa é uma questão de clarificação. Ao encontrar uma resposta específica para esta pergunta, você chegará a um roteiro de quais redes sociais devem ter uma presença, o que deve ser monitorado e, o mais importante, como usá-los.

4. Olhe além do seu próprio nicho

 

Nicho-de-mercado

Este é o diferencial vivido por David Armano, da Logic+Emotion. Segundo ele, os profissionais de B2B, muitas vezes,deixam de lado algumas lições do mundo dos consumidores. “Por exemplo, eu trabalhei com a Grainger, uma grande empresa de B2B que fez seu site comercial olhando para a Amazon ao invés de olhar para concorrentes diretos. Além disso, eu acho o que a AMEX está fazendo com o Open Forum para proprietários de pequenas empresas brilhante e é, essencialmente, uma estratégia comunitária. B2B é um nicho com certeza, mas no final das contas, pessoas são as pessoas”.

5. Tenha Expertise

 

Expertise

Essa é a palavra chave na opinião de Rohit Bhargava, Influential Online Marketing. Para ele esta é a maior diferença entre o B2C e o B2B. Enquanto você pode comprar uma caixa de biscoitos ou mesmo uma câmera digital por causa de recursos ou gosto, a maioria das vendas B2B baseiam-se em demonstrar algum tipo de especialização, seja em um tipo de serviço ou na categoria de um produto que você está fornecendo. Felizmente uma das coisas que a mídia social pode fazer é tornar o seu expertise visível para todo o mundo.

No marketing B2B, reputação e credibilidade são vitais para ajudar a selar negócios e as mídias sociais estão quase se tornando uma necessidade.

6. Mantenha o holofote no público

 

broadcasting

Segundo Seth Godin, da Seth Godin’s Blog, as mídias sociais não se tratam de você, mas sim deles.

“A essência do marketing hoje é contar uma história para as pessoas que querem ouvi-la, de uma forma que ressoe com elas para que elas respondam ou se conectem a você ou contem para os amigos”.

7. Faça Network e engajamento off-line

 

vendas1

Para John Jatsch, da Duct Tape Marketing, é uma das metas do BSB em mídias sociais. Segundo ele encontrar maneiras de fundir as ferramentas de mídia social com engajamento off-line é como tornar um encontro com alguém em um evento, em algo maior. Se conectar também no LinkedIn ou Facebook e tornar a relação o mais natural possível para se comunicar com eles até a hora de propor algum negócio. É levar os perfis de seus clientes nas mídias sociais para o CRM, para ajudar o pessoal de vendas a entender mais sobre eles, dia após dia, para o próximo ciclo de contatos.

8. Seja espontâneo nas relações

 

redes sociais

Na opinião de Valeria Maltoni, Conversation Agent, a espontaneidade nas relações é algo que deve ser resgatado. No ponto de vista dela, muitos vendedores em empresas B2B tendem a esquecer que cada cliente que gostariam de atrair e reter é uma pessoa. Usam jargões de marketing para a criação de blogs que são meros locais de republicar os comunicados de imprensa – que são twitados como links – um vendedor B2B pode aprender a ser mais espontâneo e tornar melhor as ligações com os clientes.

9. Aproveite a relação direta entre cliente-empresa

 

cliente-empresa

É o principal para Jessica Faye Carter, da Technicultr. “As empresas de B2B se beneficiam da mídia social de forma distinta de seus congêneres B2C. Empresas B2B também podem aproveitar as melhorias na interação cliente-empresa provocada pelas mídias sociais, incluindo experiência com usuários, discussões em tempo real, e a integração das mídias sociais com as práticas de negócios existentes para criar novos produtos e serviços oferecidos. ”

10. Vá além do Broadcasting

 

relacionamento-com-o-cliente

Segundo Todd Defren, da PR Squared, é necessário ter um objetivo quando se trata de engajamento empresarial na Mídia Social. Pessoas que querem fazê-lo, tem algo a dizer e são boas de relacionamento, são mais prováveis de serem bem sucedidas. Para isso, ele sugere ir além do broadcasting. “Mesmo quando estamos ativamente a fazer vários projetos (Twitter, blog, página no Facebook) ainda precisam de mais esforço para alcançar o engajamento ideal. O marketing B2B em mídias sociais é mais do que dar RT’s e replies, trata-se de um diálogo e não de apenas exposição”.

11. B2B é a principal fonte de lições de mídia social

 

B2B

Na opinião de Brian Solis, da BrianSolis. Não importa se é horizontal, vertical, mainstream, ou long tail, para ele mídia social começa não apenas por escutar, mas com pesquisa e análise. Toda experiência em B2B é reveladora e educativa, e a pesquisa é catalisadora para a estratégia, os meios de programação, engajamento e métricas. A dica dele é “Vá para onde as pessoas estão interagindo agora”.

12. Faça buscas on line

 

busca online

Mitch Joel, da Twist Image, conta uma história verdadeira: “Sem ter muito conhecimento do potencial do novo fornecedor, o presidente de uma empresa encontrou-se fazendo algumas buscas on-line sobre o que diziam sobre ele. Além do jargão de website corporativo, o CEO encontrou Podcasts, depoimentos no YouTube, blog e Tweets sobre o produto. Sem conhecimento para a tomada de decisão, o CEO foi inteiramente dependente das mídias sociais para a sua determinação final. Embora seja fácil pensar que este é um incidente isolado, faça sua própria busca online para “B2B social media” e logo vai perceber que é mais fácil a ligação entre o verdadeiro ROI no espaço B2B do que no B2C.”

13. Foque menos nas ferramentas e mais na atitude da social web

 

social web

É o que diz Tara Hunt, HorsePigCow. Para ela é preciso aprender a cooperar com seus concorrentes e colaborar com outras pessoas em seu setor para uma melhor experiência para o cliente. Por exemplo, ver que projetos como OpenSocial (Google), Connect Facebook (Facebook) e APIs do Twitter são o que os tornam poderosos nesse espaço. Ao permitir que seus usuários movam seus dados para outras redes (ou mantê-los em múltiplas redes), eles acabam obtendo mais atividade.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply