Eco Marketing como se aplica essa função?

Conhecido também como Marketing Verde ou Green Marketing.

Palavras-chave: artigo, marketing

Ola leitores(as) queridas(os) do nosso blog! Sejam muito bem vindos novamente. Hoje discorrerei sobre um assunto de marketing que achei relevante e gostaria de dividir com vocês: o chamado ECO MARKETING. Isso mesmo, mas não é aquele eco quando gritamos em lugares amplos e fechados….rsrs. Sem mais brincadeiras, vamos ao assunto em questão!

Eco Marketing vem sendo conhecido também como Marketing Verde ou Green Marketing, onde traz uma conceito profundo sobre o conhecido Marketing Ambiental, colocando como foco todo o processo envolvido num projeto de marketing atrelado a preocupação com a natureza para a criação de produtos e serviços, afim de atender as necessidades da população sem prejudicar o meio ambiente, pregando ainda mensagens de conservação do planeta, mantendo os recursos naturais que precisamos.

No EcoMarketing podemos elencar as seguintes ações benéficas:

1. Satisfação de funcionários e acionistas da empresa.

Por serem associados a uma empresa ambientalmente responsável, essa satisfação pode resultar em aumento da produtividade da empresa.

2. Redução de custos.

Ocorre com a devolução de materiais mal aproveitados a natureza.

3. Facilidades na Obtenção de Recursos.

Bancos e instituições financeiras como BNDES, BID; oferecem a seus clientes linhas de crédito específicas para projetos ligados ao meio ambiente, tendo melhores condições, com maior prazo de carência e menores taxas de juros. Além disso, é analisado a performance ambiental das empresas no momento de conceder financiamentos. Assim, empresas mais agressiva ao meio ambiente podem pagar maiores taxas de juros ou ate mesmo ver seu pedido de financiamento negado.

4. Pressão Governamental.

Em todo o mundo, diversos governos estão fazendo legislações, para aplicarem multas e proibições, as empresas que tenham em suas praticas agressividade com o meio ambiente. As legislações vem sendo cada vez mais rigorosas com as empresas na busca do chamado IUmpacto Ambiental Zero. Os governos ainda podem, através de suas compras, pribindo a aquisição dos produtos e serviços oriundos dessas empresas que desrespeitam a legislação, estimulando assim, o consumo de produtos “ecologicamente corrtos”.

5. Pressão das ONGs

Diversas ONgs no mundo todo, pressionam as empresas através de suas campanhas publicitarias e fazendo lobby com legisladores. Ua vez a empresa atacada por uma ONG no meio publicitário, a mesma passará a ser conhecida pelos consumidores em geral como sendo uma empresa ambientalmente irresponsável, ganhando assim, forte marketing negativo.

Sendo assim, procuremos ser os mais corretods na vida jurídica de nossas empresas, lembrando do nosso papel na sociedade, nossa parcela de responsabilidade com relação ao meio ambiente e a demonstração de respeito para com os consumidores. Sendo honesto em suas praticas, as empresas tendem a crescer e serem reconhecidas como aliadas no processo de valorização da natureza e respeito ao consumidor, tendo assim, uma lucratividade maior que outras que não se preocupam com isso.

Espero que tenham apreciado o assunto. Deixo aquyi espaço a quem tiver uma estratégia de EcoMarketing em sua empresa e deseje dividir essa experiência com os demais leitores de nosso blog, serão bem vindos sempre. Até o próximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.