Eliane Lages revela sua trajetória e novos planos do projeto IMKT

Graduada em jornalismo e pós-graduada em Produção e Crítica Cultural, Eliane Lages participa do Projeto Implantando Marketing desde 2011 e hoje é coordenadora do Núcleo Blog. Uma das integrantes mais participativas do projeto, Eliane foi escolhida pelos colegas como Destaque em 2015. Conheça um pouco de sua trajetória profissional e planos para o ano que começa!

Implantando Marketing: Eliane, em 2014 e 2015 você foi escolhida o destaque do Projeto Implantando Marketing. Como o projeto entrou na sua vida e o que mudou desde então?

Eliane: Quando criei meu perfil no LinkedIn, em 2011, recebi uma mensagem da Tatiane Vita, fundadora do projeto, me convidando para participar. Fiquei muito feliz com o convite e resolvi aceitar. Vi a oportunidade de escrever sobre marketing cultural, área que gosto muito e conhecer outros profissionais da área. Cerca de dois meses depois que comecei a atuar no projeto, participei de um processo seletivo e comecei a trabalhar em um departamento de marketing de uma loja de cosméticos de Belo Horizonte. Foi uma experiência muito rica e que abriu as portas para novas oportunidades como atuar em agências de comunicação, ser convidada para ser palestrante em eventos e realizar a cobertura jornalística de grandes eventos de marketing que acontecem em Belo Horizonte. Além de tudo isso, pude desenvolver melhor diversas habilidades como a liderança e conhecer profissionais fantásticos, dentro e fora do projeto.

Implantando Marketing: Durante este tempo no Projeto IMKT você teve a oportunidade de conhecer e entrevistar importantes nomes da área. Qual foi a entrevista mais importante e mais desafiadora que você já fez?

Eliane: Acho que foi a entrevista que realizei com o Conrado Adolpho, no ano passado, durante o evento FIRE 2015. Muitos leitores, fãs e profissionais que acompanham o projeto estavam na expectativa do que ele iria apresentar durante o evento e pelo fato dele ser uma referência na área de marketing digital, estava sempre cercado de pessoas e jornalistas. Mas, depois de muitas horas de espera, consegui que ele me atendesse de forma cordial e, apesar dele não ser muito fã de números, conseguiu nos fornecer informações importantes do cenário do marketing digital brasileiro.

Implantando Marketing: Atualmente você atua como desenvolvedora de conteúdo para a agência Bhtech. Como você vê o crescimento e a valorização da produção de conteúdo como estratégia de marketing para empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos?

Eliane: Acredito que o conteúdo é algo essencial para as empresas de todos os tamanhos nos dias de hoje. Em 2007, quando atuava como freelancer, época que me formei em jornalismo, percebi que as empresas investiam muito pouco nisso. A partir do uso mais frequente das mídias sociais pelas empresas, elas começaram a entender que o conteúdo é fundamental para conquistar mais credibilidade, conquistar o seu público e aumentar as vendas. Por isso, vejo essa transformação do mercado como algo muito positivo para as empresas e para os profissionais que pretendem atuar nessa área. Com o amadurecimento do mercado em relação à isso, novas áreas de atuação surgiram para que os profissionais de comunicação e marketing possam desenvolver melhor o seu conhecimento e gerar resultados para as empresas.

Implantando Marketing: A área de comunicação tem passado por importantes mudanças nos últimos anos. O que você considera como maior desafio para os profissionais de comunicação?

Eliane: Na minha visão o maior desafio para os profissionais de comunicação é saber trabalhar com as pessoas nas mídias sociais. Atualmente, com o uso frequente das mídias sociais muitos profissionais se preocupam em saber mais sobre o uso das ferramentas, mas se esquecem que por trás delas existem pessoas dos mais diferentes perfis e o que ele realmente precisa saber é como criar um conteúdo que atinja esse público. Saber como gerir uma crise também é muito importante para não comprometer a credibilidade da empresa e atender as reclamações e sugestões que o público apresenta por meio das mídias sociais. Enfim, são muitos desafios, mas sempre devemos estar atentos e dispostos a enfrentá-los.

Implantando Marketing: Eliane, este ano recebemos a boa notícia que você irá assumir a presidência do Projeto Implantando Marketing em fevereiro. Como você encara este desafio e o que podemos esperar da nova presidente?

Eliane: Fico muito feliz em assumir esse novo cargo no projeto e espero abrir novos caminhos para que juntos possamos abrir mais oportunidades para os profissionais da área de comunicação e marketing, formalizar o projeto como entidade e fomentar ainda mais o marketing no Brasil. Não será uma tarefa fácil, mas espero poder atender as expectativas dos associados e conto com todos para que juntos possamos conquistar muitas vitórias!

Implantando Marketing: O blog do projeto Implantando Marketing já conquistou o 1º lugar no Prêmio Top Blog Brasil na categoria Marketing por dois anos consecutivos, 2011 e 2012. Este ano já estamos classificados para a próxima etapa do concurso. Para você, qual o principal motivo do crescimento do projeto e o que podemos esperar para 2016?

Eliane: O conhecimento, a organização e o investimento de tempo e dinheiro que nossos colaboradores dedicam ao projeto resultaram em tudo isso. São muitas pessoas envolvidas que se comprometem no funcionamento do projeto. Os coordenadores, associados, parceiros, colaboradores e principalmente, a Fernanda Patrocínio, associada que me ajuda nas publicações do blog, e o Rafael Venâncio, programador do blog que nos fornece o apoio da sua empresa Incógnita Digital. Sou grata a todos pelo amor que tem pelo projeto e espero que juntos possamos neste ano receber esse prêmio que toda a família IMKT merece.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comments

  1. Luciana

    É gratificante fazer parte de tudo isso.

  2. Eliane Lages

    É verdade, Luciana. Fico muito feliz em fazer parte desse projeto maravilhoso e em poder contar com pessoas como você.
    Abraços, Eliane.

  3. Mateus Rosa

    Parabéns Eliane ótimo reconhecimento e merecido, você é uma profissional que se dedica bastante ao imkt sucesso na trajetória.

  4. Eliane Lages

    Obrigado pelo carinho, Mateus. Você é um ótimo profissional também e desejo muito sucesso para você.
    Abraços, Eliane.