Destaque do ano: Eliane Lages fala da importância do trabalho do jornalista

Destaque do Projeto Implantando Marketing 2014

Jornalista há mais de 7 anos, especialista em Produção e Crítica Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e coordenadora do Núcleo Blog do projeto Implantando Marketing, Eliane Lages foi apontada como destaque do ano de 2014 no projeto, por ter demonstrado em seu trabalho comprometimento, liderança, criatividade e estímulo na motivação da equipe do Blog. Nessa entrevista, a profissional fala sobre a carreira de jornalista, como se aventurou pela área de Produção e Crítica Cultural e também sobre sua trajetória de mais de três anos dentro do Projeto Implantando Marketing. Acompanhem:

Implantando Marketing- Para começar, gostaria que você contasse um pouco para nossos leitores o começo da sua trajetória profissional. Como o jornalismo entrou na sua vida?

Eliane: Desde criança sempre gostei muito de ler e escrever. Meu pai era um comprador assíduo de jornais e eu sempre aproveitava para ler e me informar sobre o que estava acontecendo no mundo. A partir disso, eu imaginava como seria interessante escrever para os jornais e ter meus textos publicados. Por isso, desde 13 anos eu já estava decidida a me tornar jornalista.

Implantando Marketing- Durante a sua formação profissional no Uni-BH você teve a oportunidade de estagiar dentro do Diretório Acadêmico de Comunicação e posteriormente no Laboratório de Jornalismo Online do Uni-BH. De que forma essas experiências foram importantes para seu aprendizado profissional?

Eliane: O estágio no Diretório Acadêmico de Comunicação do Uni-BH foi uma grande oportunidade que tive de conhecer as outras áreas da comunicação e trocar ideias para criação de novos projetos. Além disso, pude aprender a trabalhar em equipe e compreender como a união de todos é de grande importância para se alcançar bons resultados no trabalho. Já o Laboratório de Jornalismo Online foi um espaço fantástico para exercer a criatividade na criação de pautas na área de cinema, conhecer o universo da web e as diversas possibilidades que ela fornece ao profissional de comunicação. Foi lá que eu percebi que surgia uma nova área de atuação profissional e que esse aprendizado seria de extrema importância para mim no futuro.

Implantando Marketing- O jornalista encontra um mercado de trabalho amplo. Houve um tempo em que as mídias eram três: impressa, televisiva e radiofônica. Hoje praticamente tudo é mídia. Como você vê esse cenário para o jornalismo?

Eliane: Acredito que a internet foi a grande responsável por essa ampliação e múltiplas possibilidades de atuação que o jornalista encontra hoje em dia. Porém, os velhos princípios que aprendemos na faculdade como apurar bem uma informação, checar a fonte e apresentar dados importantes para o leitor nunca deve mudar. Acho também que esse é um dos grandes diferenciais que os jornalistas apresentam em relação a alguns outros profissionais que trabalham em mídias sociais, por exemplo. O compromisso com a verdade é um dos principais norteadores da atividade jornalística e deve continuar a ser exercido no cenário atual.

Implantando Marketing – Como já dissemos a gama de possibilidades de atuação para o jornalista é grande, porém, ao mesmo tempo, é um mercado muito competitivo. Como você vê o cenário para o profissional formado após a retirada da obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da função?

Eliane: A exigência do diploma foi derrubada em 2009 pelo Supremo Tribunal Federal sob o argumento de que restringia em excesso a liberdade de expressão. Mas, acredito que a obrigatoriedade do diploma nunca foi um fator limitador para que esse direito fosse exercido. O profissional que acabou de se formar não precisa temer, pois as empresas ainda continuam contratando jornalistas diplomados e que tenham conhecimento do que realmente estão desenvolvendo. Além disso, várias entidades estão lutando pela volta dele como o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. Por isso, acredito que esse erro deverá ser consertado brevemente.

Implantando Marketing- Qual o conselho você daria para aqueles que estão na graduação de Jornalismo?

Eliane: Aproveite ao máximo as atividades práticas! Participem dos projetos de pesquisa, extensão, laboratórios, estágios e outras atividades que vocês possam aprender sobre a atuação do jornalista. Elas serão de grande importância para sua formação e para que vocês se tornem um profissional completo no futuro.

Implantando Marketing- Atualmente, você trabalha como redatora em uma agência de comunicação. Uma função de grande importância dentro da agência. Conte um pouco sobre o perfil do profissional redator.

Eliane: O redator além de conhecer os diversos gêneros textuais, deve saber combiná-los de forma harmônica para gerar resultados positivos em cada trabalho. Além disso, conhecer um pouco de neuromarketing, os desejos de cada público que deve ser atingido e saber transmitir a informação adequada para desenvolvimento do trabalho em equipe.

Implantando Marketing- Você fez a sua especialização em Produção e Crítica Cultural em 2009. Como foi essa decisão? Como foi a sua primeira experiência na área?

Eliane: Durante o curso de jornalismo sempre me envolvi muito com a área de jornalismo cultural e elaborei matérias jornalísticas que envolviam projetos de lei de incentivo à cultura e patrocínios. Por isso, resolvi fazer uma especialização na área cultural. Ela foi uma porta de entrada para que eu pudesse conhecer melhor a área de marketing cultural e me apaixonar também por ela. Durante a pós-graduação fiz um trabalho de assessoria de imprensa para um grupo de dança que precisava divulgar o espetáculo que eles iriam apresentar para a sociedade. Ele foi viabilizado por meio de patrocínio e lei de incentivo. Acredito que foi uma grande oportunidade de conhecer na prática como tudo isso funciona e o grande desafio que o produtor cultural encontra hoje no Brasil para transformar seu sonho em realidade. Além disso, pude perceber a relevância que um profissional de comunicação apresenta dentro desse cenário e como ele pode contribuir com tudo isso.

Implantando Marketing- De lá para cá mudou muita coisa nas políticas públicas para o incentivo às produções culturais?

Eliane: Houve algumas mudanças significativas como a criação do Vale-Cultura, a criação do Salic Web, formulário digital para apresentação dos projetos, que buscam incentivos, via Lei Rouanet, e um maior interesse das empresas privadas em patrocinar os projetos culturais. Acredito que hoje as pessoas podem buscar outras alternativas de financiamento, que vão além das Leis de Incentivo à Cultura. A Catarse, primeira plataforma de financiamento colaborativo de projetos criativos do Brasil, é uma grande oportunidade que os produtores culturais têm hoje em dia para transformar o seu projeto em realidade.

Implantando Marketing- Como você conheceu o projeto Implantando Marketing e quais razões o motivaram a integrar o grupo?

Eliane: Através do meu perfil profissional no LinkedIn recebi um convite para participar do projeto por meio da Fundadora, Tatiane Vita. Fiquei muito feliz com o convite e percebi a grande chance que eu tinha de me desenvolver como profissional e conhecer outras pessoas, por isso resolvi participar.

Implantando Marketing- Membro do projeto Implantando Marketing há mais de 3 anos, você já teve passagem por vários núcleos, desempenhando diversas atividades. Conte como fazer parte deste time tem enriquecido sua bagagem profissional.

Eliane: Acredito que minha participação em vários núcleos do projeto ajudou a me tornar uma profissional multitarefas, aprendi a lidar com diversos tipos de pessoas e a administrar melhor o tempo. Além disso, pude conhecer pessoas fantásticas que buscam sempre informações e compartilhamento de conhecimento. Sou grata a todos que conheci nessa grande jornada, seja pessoalmente ou no ambiente virtual. Todos vocês me inspiram a ser e fazer o melhor que posso a cada dia.

Implantando Marketing- Sua atuação como coordenadora no núcleo Blog do projeto Implantando Marketing fez com que você fosse escolhida o destaque do ano. Quais os fatores do seu trabalho, dentro do projeto, você acredita que foram essenciais para essa homenagem?

Eliane: Acredito que a minha proatividade e disponibilidade em ajudar o projeto. Sempre busquei parcerias, novos associados e atualmente, estou atuando junto com outros associados no desenvolvimento do novo blog. Inclusive, gostaria de agradecer a Fernanda Patrocínio, minha grande parceira no núcleo blog, que me ajuda a revisar os textos e agendar as postagens dos associados. Ela tem um papel muito importante para que eu possa encontrar tempo para realizar tudo isso.

Implantando Marketing- O que você considera como sendo as suas principais conquistas e aprendizados durante sua permanência no projeto?

Eliane: A minha principal conquista foi assumir um papel de liderança e aprender a desenvolver essa habilidade de forma conjunta com a equipe. Segundo Dwight Eisenhower, “a motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer”. E isso eu pude aprender na prática com o projeto Implantando Marketing.

 

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.