Em tempo de crise, simples ações de marketing sensorial fazem a diferença

No segmento alimentício, simples ações podem ser decisivas na escolha do consumidor. O desafio do profissional de marketing em momento de crise é algo inacreditável e, ao mesmo tempo, recompensador quando a ação transborda resultados. Todos sabem que o Brasil está passando um período econômico complicado. Os efeitos estão por toda parte e atingido a cadeia empresarial. Várias empresas sentiram o impacto imediatamente e outras ainda estão começando a sentir.

Poderíamos citar vários exemplos de empresas que estão passando por essa fase, mas vamos exemplificar o segmento de alimentação. No ano de 2015, de acordo com os cálculos do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte (Sindhorb), cerca de 500 estabelecimentos, somando desde os pequenos bares e lanchonetes até casas de maior porte, fecharam as portas na capital.

É nesse momento que o profissional de marketing tem que trabalhar com o mínimo e gerar grandes resultados. Como “nosso velho” avô já nos dizia, os desafios estão por aí e, agora, temos que arregaçar as mangas. A sensação é que estamos “congelados” como se estivéssemos remando, remando e remando e nada vai para frente como deveria ser, as economias e os ganhos estão cada vez mais voláteis e a renda do consumidor curta. Então o que fazer?

Claro, que não existe fórmula pronta, mas pode-se atentar para determinados detalhes que fazem toda diferença.

O lema é não oferecer apenas uma refeição, mas provocar nos clientes uma experiência única. Aguçando os cincos sentidos do consumidor:

AUDIÇÃO: com uma bela canção e palavras cordiais;

PALADAR: através do segredo e simplicidade dos temperos e uma refeição saborosa (bem quentinha ou fresquinha);

OLFATO: sentir os aromas do ambiente e das refeições preparadas;

VISÃO: através da harmonia das cores do ambiente, dos objetos de decoração e, claro muito importante caprichar na composição dos pratos;

TATO: aquele atendimento caloroso, personalizado e de preferência que demostre que a satisfação do cliente é muito importante.

Existem várias ações em conjunto a essa que devem ser praticadas: promoções, cortesias, brindes, atendimento personalizado. Mas, pode-se ter certeza que um dos fatores que irá fazer o consumidor retornar ao estabelecimento será aquele que conseguir aguçar os 5 sentidos do cliente, oferecendo uma experiência única.

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.