Não são apenas adolescentes ou pessoas mais jovens que estão usando emoji, hashtags e neologismos – eles atingiram o “mainstream” e podemos dizer se tornaram a moda dominante. Isto parece um reconhecimento significativo, mostrando como grande parte de nós está se comunicando e como essa comunicação está mudando. A palavra do ano eleita pelo dicionário Oxford de Inglês para 2015, não foi uma palavra, mas a ‘cara com lágrimas de alegria “emoji ?.
Aqui estão ele e sua família:
Vamos entender melhor nesse post como a nossa linguagem e comunicação mudaram nos últimos anos e como temos nos adaptado para interagir através de redes sociais e aplicativos. Além de responder o que essa mudança significa para os comerciantes e as marcas.
As funções da linguagem
Primeiro, precisamos entender as principais funções da linguagem. Vejamos o conceito do professor de linguística Vyvyan Evans do Blog da Universidade Oxford:
“A língua natural, tem duas grandes funções comunicativas. A primeira é uma função de representações: para ter uma ideia do outro lado, como quando eu digo, está chovendo, ou eu te amo. Ela também tem uma função interativa-interpessoal: para influenciar as atitudes e comportamentos dos outros, de várias formas, mudar um aspecto do estado do mundo de negócios no processo.”
Observando o argumento acima e o anúncio da Amazonem termos de marketing Fica claro que você sabe que há uma venda na chamada do banner do site.
Vejamos outro exemplo, na influencia das atitudes e comportamentos. Nesse anúncio de diferente comunicação de marketing da Apple – há algo mais inspirador e visa influenciar as nossas atitudes e comportamentos.
Sempre que você está escrevendo, quer se trate de um e-mail, tweet ou post para um blog, pode ser uma ótima oportunidade para pensar sobre estas importantes funções: Você está tentando obter um ponto de vista ou influenciar atitudes e comportamentos das pessoas?
Mais do que palavras: A revolução emoji
Na atribuição do ‘Face com lágrimas de alegria’, “Emoji, a Palavra do título do ano, Caspar Grathwohl, presidente da Oxford Dictionaries, explicou:
“Quando você olha para trás em termos de linguagem, uma das coisas mais marcantes foi a de que, em termos de comunicação escrita, o aspecto mais ascendente não foi uma palavra, foi a cultura emoji”.
Emoticons existem desde 1982, o primeiro uso documentado de “:-)” foi quando Scott Fahlman propôs que fosse usado como um “marcador piada” em uma placa de mensagem para cientistas da computação da Carnegie Mellon University. Fato é que o termo e sua prática evoluíram e mudaram-se realmente para a comunicação dominante nos últimos anos com o crescimento da mídia social e usabilidade dos telefones smarts.
Como as pessoas estão usando emojis?
Observamos constantemente que as TV’s e programas têm utilizado o Twitter para interação com público e a utilização emoji se faz constante, onde os fãs podem discutir o que está acontecendo e como se sentem em relação ao que estão assistindo.
A descoberta da ‘Face com lágrimas de alegria emoji’ é, de longe, o emoji mais popular usados nos tweets de TV. A “carinha” é normalmente usada para sentimentos de riso junto com outro popular: ?. Todo esse “burburinho” sinaliza que os usuários estão amando o que (ou quem!) estão vendo na TV.
Vejamos uma recente divulgação do SwiftKey, que revela o top 20 dos emojis mais usados no Brasil:
Isto evidencia que nós nos movemos para além da face simples do “smiley” e agora estamos nos voltando para o Emoji para transmitir um significado e emoção extra dentro das mensagens que enviamos.
O que isto significa para os comerciantes?
Parece claro que a linguagem e a maneira como todos nós nos comunicamos tem evoluído desde que as mídias sociais atingiram o mainstream. O que pode não ser tão claro é como você pode usar esse conhecimento para obter vantagem sobre seus concorrentes.
Abaixo listo o que as empresas devem considerar:
1- Faça interações de marca e engajamento simples
Se a ascensão das mídias sociais, emoji e abreviaturas nos ensina alguma coisa, é que nós estamos procurando maneiras mais eficazes e rápidas para nos comunicar uns com os outros. As marcas que ganham são as que vão entregar experiências incrivelmente simples aos seus clientes.
Um grande exemplo disso: Veja como Uber e Facebook Messenger tem simplificado a experiência de chegar a algum lugar.
Outro exemplo é o banco Itaú, que apostou nas carinhas famosas para se aproximar deste público em seus mais novos comerciais de TV. A campanha que começou com apenas três anúncios já passou de 15 filmes.
Teste, teste, teste
Emoji estão cada vez mais presentes na cultura popular. No entanto, estamos no meio de uma grande mudança e, é provável, que nem todas as audiências adotem essas novas formas de comunicação e respondam positivamente a eles. Há outros públicos que ainda não são completamente adeptos aos emojis. Para começar, pode ser bom testar uma abordagem que possa trabalhar a favor de sua marca.
Toque em emoção na mensagens de marca
Estudos têm demonstrado que as marcas que podem se conectar com seus compradores em um nível emocional tem um impacto 2 vezes maior do que aquelas que ainda estão tentando vender o negócio ou o valor funcional.
Tente pensar como a linguagem que você usa e a comunicação que você envia podem ajudar a construir conexões emocionais. É importante lembrar como o emoji pode ajudar a transmitir o tom e o contexto, não verbal, por trás de tudo que você usa em quaisquer anúncios ou mensagens de mídia social.
Sua experiência
Você já reparou como a mídia social está mudando a maneira como você se comunica? Você já tentou ou utilizou Emoji em suas campanhas de marketing? Eu adoraria ouvir seus pensamentos e experiências ?.
O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!
Bruno de Lacerda
Parabéns pela estreia Cezar Machado.
Tema atual e cotidiano nas mídias sociais. \o/
Abraços e sucesso!
Bruno de Lacerda.