Criar um negócio próprio requer cautela, pesquisa, capital para investir e muito planejamento. Porém, para quem não se interessa ou não acredita no seu talento empresarial, como ser um empreendedor criativo? A criatividade vem do contato com os mais diversos grupos de pessoas e atividades, sendo uma grande aliada para o sucesso das micro e pequenas empresas. Procurar novas coisas que fujam da zona de conforto é um grande passo. Mas, afinal, o que realmente desperta o potencial criativo dos empreendedores?

Empreender é para aqueles que querem algo a mais, que possuem um desejo enorme de mudar de vida, de realizar seu sonho e de colocar em prática seus projetos. A vontade de mudar é inquietante.

O exercício é procurar novas soluções, novas idéias, novos modelos, tudo aquilo que fuja do lugar comum, que seja diferente, inusitado, inovador. Se você repetir o que já estão fazendo, você não é um empreendedor criativo.

Vou contar uma história inspiradora de um empreendedor que acreditou no seu sonho e correu atrás para realizá-lo. Seus trabalhos ultrapassam as fronteiras de Minas, tendo realizado eventos em várias partes do Brasil.

empreenda

Paisagista, formado em Belo Horizonte pelo INAP, uma das pioneiras e mais conceituadas escolas de paisagismo do Brasil, inquieto, antenado e criativo, Beto Mendes atua no ramo de decoração de festas sociais e corporativas, (casamentos, 15 anos, inaugurações), com projetos e execução de decoração floral, ambientação, montagens, fechamentos, mobiliário e iluminação cênica.

Mas antes de se tornar um empreendedor no ramo de decoração, Beto Mendes já esteve envolvido no universo da arte. “Sempre sensível às artes, fundei uma banda cover dos Beatles que teve seu grande auge na época. Já no ramo da moda, montei uma fábrica de malhas sportwear e por uma variação na economia (cruzado), me vi obrigado a fechá-la”. Mas ele não desistiu. “Com a experiência de artista e empresário, eu entendia que deveria partir para a livre iniciativa, uma vez que não tinha o perfil curricular para a maioria das empresas. Comecei a buscar um caminho para me reerguer novamente no mercado. Após várias tentativas, despertei para uns arranjos que a minha ex-esposa fazia para dar de presente e passei a visitar hotéis para manutenção de arranjos quinzenais. Foi assim que tudo começou.”

Beto Mendes, que já ministrou palestra de “Ornamentação – arranjos florais”, na Semana do Design do INAP, resume em poucas palavras o termo empreender: “é o ato de identificar oportunidades com idéias criativas e diferenciadas, alavancando mudanças e transformações na ordem dominante. O mercado de trabalho serve como um parâmetro para que todo empreendedor se direcione na realização de sua idéia ou sonho”.

Para ser um empreendedor criativo você tem que encher a mente com referências e se inspirar nelas. E sabe de onde vem a inspiração do Beto Mendes? “Sou muito antenado para as coisas que estão acontecendo ao meu redor, além de muito observador. Uma vez por ano, no período que coincide com as férias dos meus clientes, eu aproveito para viajar para fora do país em busca de inspirações”.

E Beto não para por aí. Estou sempre pesquisando, seja em revistas, na internet, participando de feiras de decoração, viajando ou descobrindo novos fornecedores. É a partir dessa busca intensa por referências e novas tendências no setor que surgem ideias para surpreender meus clientes. Numa viagem a Paris, por exemplo, a partir de uma janela diferenciada de um hotel, me inspirei em criar uma guirlanda estilo portal para altares de casamento”.

Imaginação é tudo! Deixá-la viajar para outros mundos permite que você tenha insights criativos para ajudá-lo no seu negócio. Já dizia Oliver Wendall Holmes, “a mente de um homem expandida por uma nova idéia não consegue nunca voltar às suas dimensões originais”.

Saber ler o brilho nos olhos das pessoas, estar atento a tudo aquilo que mexe verdadeiramente com todos os sentidos do cliente é uma das características de sucesso do empresário, que preza pelo diferencial do seu negócio. Sua empresa está totalmente estruturada pra atender os clientes mais exigentes de qualquer parte do país. Outro diferencial é que a empresa está cadastrada em todos os espaços de eventos mais conceituados de Belo Horizonte, o que amplia a visibilidade do seu negócio. Com projetos personalizados de decoração floral, idéias inovadoras e material de primeira linha, Beto consegue transformar a festa do seu cliente em um cenário mágico e inesquecível. O impacto positivo que o seu trabalho causa na vida de seus clientes é que o faz de Beto Mendes um dos decoradores mais desejados da capital mineira.

Empreendedor criativo também ganha prêmio. “Por orientação da parceria ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) e SEBRAE, visando atender melhor o mercado com profissionalismo e ética, fiz um curso de Gestão de Qualidade Empresarial, com duração de seis meses. Concluído o curso, minha empresa passou por uma avaliação técnica da ABNT e acabei recebendo o selo de qualidade ABEOC. Foi uma grande conquista”.

Inovação ainda é um termo muito distante do cotidiano de milhões de pequenos empresários. Como é possível inovar sem recorrer a grandes parcerias? Beto responde: “penso que existe um perfil de pessoas que tem este lado inovador, que deve sempre buscar aprimorar-se com pesquisas e o apoio de instituições especializadas em empreendedorismo e administração. Dependendo da inovação, se faz necessária uma parceria para alavancar o negócio”. A recomendação dada pelo empresário para aqueles que estão começando o seu negócio é: “sonhar e acreditar sempre, ter atitude e persistência e não desistir nunca”.

Uma boa notícia é que o brasileiro é reconhecido por sua criatividade, ou seja, somos criativos por essência. Sendo assim, Beto se considera um empreendedor criativo. “Eu consigo surpreender e emocionar os meus clientes fazendo com que eles sejam mais felizes”.

Pra finalizar, expresse sua personalidade e crie suas conexões por meio de atitudes e ações criativas e inovadoras! Empreenda algo que torne o mundo um lugar melhor para se viver. “Façam o que mais gostam com vontade e façam muito bem feito, como se fosse o melhor trabalho da vida de vocês, pois é isso que as pessoas querem ver”.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply