Empreendedor e Empreendedora: qual é o seu propósito?

Segundo dados da pesquisa “Global Entrepreneurship Monitor” de 2017, de cada 100 brasileiros, aproximadamente 20 se envolvem em atividades empreendedoras em estágio inicial.

A vontade de abrir um negócio, por necessidade ou por oportunidade, tem motivado um número cada vez maior de pessoas, e juntamente com esse desejo surgem uma série de dúvidas e desafios.

Normalmente, quem pretende iniciar uma empresa começa por responder à pergunta: “O QUE eu vou vender?”

Na sequência, há a estruturação dos processos que serão necessários para realizar a venda, ou seja, busca-se pensar:

COMO viabilizar a ideia de produtos e/ou serviços por meio de uma proposição de valor ao mercado.

No entanto, quantos Empreendedores e Empreendedoras refletem POR QUE abrir uma empresa, ou seja, qual é o real Propósito do negócio existir?

Qual é a causa e a crença por trás da estrutura e como isso será compartilhado com os empregados, os clientes, os fornecedores, os parceiros, entre outros públicos?

O escritor Simon Sinek, autor do livro “Start with why”, ressalta a importância dessa reflexão no TED “Como grandes líderes inspiram ação”. Segundo o autor, todas as empresas sabem que produtos e serviços elas oferecem; algumas delas têm consciência sobre os diferenciais do negócio. No entanto, pouquíssimas conseguem enxergar a razão motivadora que faz com que elas existam, ou seja, a contribuição delas para a sociedade.

A falta de clareza em relação ao propósito de um negócio tem um impacto direto nas ações de Comunicação e de Marketing, pois serão construídos discursos destinados apenas a enfocar os atributos de um produto ou serviço, ou no máximo os benefícios que eles oferecem, ao invés de trabalhar os VALORES que movem a empresa.

Há diversos exemplos de organizações que, independente do segmento, constroem estratégias de divulgação ressaltando que são diferenciadas porque possuem: Qualidade; Bom Atendimento; Preço baixo e Variedade. Será que apenas isso basta para os consumidores se apaixonarem por uma marca ao invés de outra?

Nos nossos relacionamentos com empresas e com pessoas, nós não buscamos apenas resultados; nós procuramos por pontos de Identificação com a nossa história, e por sinais de que há um interesse real pela nossa essência, por quem nós somos, pelos desafios que enfrentamos.

Pense: você tem se interessado verdadeiramente pelos impasses que seus possíveis clientes vivem?

De acordo com o pesquisador Jorge Luis Audy, empreender envolve resolver problemas de maneira ágil e inovadora.

Que problemas da sociedade a sua empresa ajuda a minimizar?

Pra te ajudar a responder essa pergunta, faça uma observação aprofundada sobre o cenário em que você está inserido (identificando temas do momento, divergências de opinião, novidades que estão surgindo). Além disso, tente se lembrar de queixas comuns que as pessoas à sua volta fazem, e reflita de que maneira você pode contribuir para tornar o espaço em que você vive um lugar melhor.

É a partir de indagações como essas que você deve pensar os seus processos, produtos e serviços. Bom trabalho!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.